segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sobre os materiais

Tenho pesquisado e desenvolvido, desde 2001, como formadora de professores, um acervo de materiais e jogos de apoio ao trabalho de alfabetização, considerando a apropriação do sistema de escrita alfabética em contexto de letramento.

A partir da constatação de que temos, atualmente, um vasto repertório de conhecimentos sobre a alfabetização e os diversos aspectos envolvidos nesse processo, mas poucos materiais desenvolvidos a partir das novas concepções de ensino e aprendizagem da língua escrita, comecei a pesquisar e a desenvolver materiais para utilizar nas minhas aulas de metodologia de alfabetização. São materiais e jogos confeccionados artesanalmente, mas com muito cuidado estético e funcional, alguns inventados, alguns adaptados de jogos conhecidos, outros criados a partir de propostas de atividades diversas e, ainda, outros confeccionados a partir de ideias advindas de outras pessoas. Devo a Mary Arapiraca, professora e orientadora querida, o gosto pela alfabetização, pelo riso na escola, pelo incentivo a essa iniciativa.

Devido à boa aceitação desses materiais pelos alunos e pela comunidade acadêmica, venho, atualmente, desenvolvendo oficinas para estudantes de Pedagogia, professores em atividade e coordenadores pedagógicos, com o intuito de divulgar os materiais, sua base teórico-metodológica e de propor a produção de kits desses materiais didáticos pelos interessados.

Esse blog foi criado para apresentar esses materiais, as reflexões e produções em torno deles, bem como para trocar informações e divulgar as Oficinas de produção que venho desenvolvendo ao longo desses anos, fruto de pesquisa constante.
Algumas das fotos postadas são de materiais de meu acervo pessoal, outras, de materiais produzidos pelas alunas das Oficinas, sob minha orientação. Vale ressaltar que alguns dos materiais produzidos ao longo do tempo foram adaptados pelas alunas em alguns aspectos, outros propostos por elas, em um enriquecimento constante das propostas que fiz a princípio. A criatividade das pessoas com as quais venho interagindo, as dicas que vêm do uso dos materiais em classes singulares nas quais lecionam e as ideias que surgem no próprio desenrolar das Oficinas, são fontes riquíssimas de pesquisa.

Espero que essa ferramenta que passo a utilizar a partir de agora - esse blog - possa favorecer novas trocas e boas discussões.
Aproveito para sublinhar que outras coisiquinhas, como poemas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, cantigas, tirinhas, trechos de textos, comentários, essas ricas fontes que são a matéria prima dos materiais e suas razões de ser, farão também presença nessa página, nos inspirando, interpelando, encantando, provocando, lembrando-nos de que, antes de se configurarem como materiais para alfabetizar, são textos, discursos, inspirações, repertório de nossa cultura oral, escrita e visual, contexto de letramento. Então... vamos lá!

Lica

10 comentários:

  1. Parabéns Lica pela iniciativa.
    Os jogos postados por vc ajudam e muito as crianças no processo de alfabetização inicial. Eu já utilizei os mesmos tanto com crianças como adultos.Pena que muitos professores não utilizam os mesmos por que precisam ser confeccionados e isso demanda tempo e dedicaçao.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Auzeni.
    Pois é, as oficinas são interessantes justamente porque dão aquele empurrãozinho para dedicarmos um tempo para confeccioná-los. E fazer isso coletivamente, trocando ideias, ajudando uns aos outros, vendo como cada um dá seu toque ao material produzido, é melhor ainda.
    Beijo,
    Lica

    ResponderExcluir
  3. Amei o blog!!!!
    Também pudera.... confeccionado por uma pessoa tão competente e dinâmica!
    Estarei sempre visitando, essa é uma oportunidade para nós que tivemos o privilegio de sermos suas alunas e não temos mais, o que é uma pena!
    Falando especialmente da prática docente afirmo com plena convicção que a Srª foi a melhor professora que tive durante o curso de Pedagogia. É importante ressaltar que além de competente é acessivél aos alunos, procurando sempre orientar e também "puxar a orelha" quando necessário.Rs!
    Parabéns pela Profissional que é, e também pelo blog maravilhoso que esta criando, ajudando a nós professores, desempenharmos as nossas tarefas com mais qualidade. Acredita que os joguinho que confeccionei junto com a Srª ainda são usados por mim??? Pois é tudo que ensinou foi muito importante e proveitoso!

    Esse desprendimento de compatilhar os conhecimentos demonstra a HUMILDADE DE QUEM TEM TALENTO!

    Abraços!!

    Chiara Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Oi, Chiara,
    Obrigadíssima por suas palavras, fico feliz de saber que meu trabalho mobiliza vocês, deixa ecos, memórias afirmativas, essa é a maior gratificação. Só fico um pouco encabulada, viu? Esse negócio de todo mundo poder nos ler ainda me parece meio esquisito. Sou meio antiga e gosto de ser...
    Sabe, a professora que acho que tenho como modelo de meu jeito de ser educadora é a professora de horizontologia, da "Fada que tinha idéias", já leu? É uma boa referência de educadora para todos nós.
    Venha sempre dar uma espiadinha,tá?
    Um beijo grande,
    Lica

    ResponderExcluir
  5. adorei este blog, pois com ele teremos a oportunidade de aproveitarmos um pouquinho mais as experiências passadas em sala de aula tornando assim as nossas aulas mais dinâmicas e criativas
    é um momento também de despertarmos já que ás vezes paramos por não termos idéias tão expetaculares
    parabéns pela iniciativa, pois assim teremos mais motivos para desenvolvermos um trabalho interesante com nossos pequenos. beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Célia,
    A ideia é essa: continuarmos trocando ideias!
    Beijos,
    Lica

    ResponderExcluir
  7. Demorei mas cheguei... rsrs
    Este blog está maravilhoso!!!!
    Pode ter certeza que estarei sempre por aqui para pesquisar, experimentae e revelar os resultados.
    Beijos,
    Simone, fiel escudeira.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Simone, querida!
    Estava sentindo falta dessa uma de minhas fieis escudeiras... Ei-la, enfim!
    Pois interaja, pergunte, comente, discorde, complete, enriqueça - é para vocês!
    Muitos beijos,
    Lica

    ResponderExcluir
  9. Oi,Lica,
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Nossa,nunca tinha visto algo tão bom!
    Obrigada por compartilhar.
    Andréa

    ResponderExcluir
  10. Oi, Andréa!
    Só hoje vi seu comentário!
    Obrigada pelo incentivo!
    Um abraço,
    Lica

    ResponderExcluir