quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Jogos

Bingo de Sons
Misturado

Regras do Jogo
Jogo composto de cartelas com 6 ou 9 figuras selecionadas segundo as indicações das fichas e fichas com indicações sobre características sonoras das palavras, para serem lidas pela professora. Usar marcadores como grãos de feijão, peças de jogo, botões, sementes etc.
As cartelas são distribuídas entre os alunos, de preferência reunidos em duplas, e cada dupla deve, antes de começar a jogar, reconhecer as figuras da sua cartela, tendo em mente as palavras que representam, a forma sonora dessas palavras.
Depois desse momento exploratório inicial, o professor irá ler as indicações nas fichas, uma a uma, tiradas aleatoriamente, e dará um tempo entre a leitura de cada ficha para que os alunos procurem se tem alguma palavra com essas características em sua cartela.
O professor deve enfatizar, numa segunda leitura da indicação, o som que está sendo considerado (marcado nas cartas com negrito). No caso de fonemas consonantais, cuidar para pronunciar os fonemas e não os nomes das letras, procurando não juntar um fonema vocálico (som da vogal). Os fonemas incluídos no jogo são aqueles que podem ser “esticados” e, de certa forma, isolados mais facilmente.
As indicações podem ser de vários tipos:


“Rima com...” ou “Termina como...” (dar uma palavra. Ex: Sabão)
"Começa como...” ou “começa igual a...” (dar uma palavra)
“Termina com...” (dar o som final em foco. Ex: /ão/, /oito/)
“Começa com...” (dar o som: silábico /ma/, fonêmico /R/ ou de unidade menor que a sílaba /tr/)
Essa versão do jogo mistura sons finais e iniciais e diversas unidades sonoras (sílabas, fonemas, unidades maiores e menores que a sílaba), por isso chama-se "misturado".
Quando a dupla encontrar uma figura cuja palavra que a representa tem a característica “cantada” pela professora, deve marcar a casa com um marcador. A professora, passeando entre as duplas na sala, pode ajudar indicando que tal ou tal dupla procure melhor em sua cartela, quando houver uma figura não marcada e que tem as características do que está sendo “cantado”.

A dupla que preencher toda a cartela primeiro deve dizer: BINGO. E ganha o jogo. O jogo pode seguir, constituindo-se o segundo lugar, terceiro e assim por diante, sempre as duplas dizendo BINGO ao preencher a sua cartela.

Bom, gente, é isso! Mão à obra! Confeccionem seus Bingos, é muito legal. Podem fazer explorando apenas sons iniciais ou finais, ou misturado como esse. Podem fazer com 6 casas para iniciar e depois propor outro com 9 casas. Não é difícil fazer. Figuras pesquisadas no Google, cuidado para não repetir os mesmos sons numa mesma cartela, equilíbrio na distribuição dos sons nas cartelas, planejamento de que sons explorar e as imagens relativas a eles, confecção das fichas para "cantar" considerando isso.
Bom trabalho,
Lica

11 comentários:

  1. Que maravilha!!! O blog está lindo, concerteza essa foi uma ótima idéia para poder continuar compartilhando esperiências e ensinamentos e desde já agradeço por MAIS essa contribuição, que permitirá significar as aulas e ao mesmo tempo refletir sobre a nossa prática e as práticas de Alfabetização e Letramento.
    Estarei sempre, de olhos atentos nas novidades, um beijo querida pró de sua aluna e admiradora.
    Ass. Rosalia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rosalia! Que bom lê-la por aqui. Volte sempre.
    Abçs,
    Lica

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Pró, fiz o Bingo com minha turma de alfabetização e foi muuuito legal mesmo! A-do-ra-mos!!!
    Mas minhas cartelas ainda foram meio improvisadas. Vou testando e depois vou fazer um bonito como o seu, viu?
    Abraço,
    Leila

    ResponderExcluir
  4. É Leila... essa turma já vinha fazendo outras atividades de reflexão fonológica, não é? Lembro que exploraram a atividade do Intruso, dentre outras. Assim, tendo certa familiaridade com isso, o Bingo é legal, dá bem certo.
    Mas logo de cara, às vezes parece meio difícil... Que bom que gostaram. Além do Bingo, vá explorando as outras possibilidades que vimos, viu?
    Beijos,
    Lica

    ResponderExcluir
  5. Lica,
    Sempre visito o seu blog. Ele tem me motivado bastante e apesar de ainda estar com muitas pendências, posso lembrar dos materias e já planejar alguma produção, além do fato de estar usando bastante o que já tenho. Estou atendendo muitas crianças na faixa de 7 e 8 anos.
    Beijos e saudades.
    Silvia Choucate

    ResponderExcluir
  6. Oi, Silvia, querida!
    Que bom saber que o blog motiva mesmo aquelas que fizeram todos os Módulos das oficinas e dá esse empurrãozinho para você continuar confeccionando e usando o que tem.
    Em breve vou postar uns joguinhos novos...
    Queria ter mais tempo para me dedicar a isso...inventar, confeccionar, postar...
    Beijos,
    Lica

    ResponderExcluir
  7. Seu blog é tão bom que vou indicá-lo na próxima segunda quando participarei de uma capacitação em alfabetização, também temos um email comunitário irei indicá-lo lá. Tenho um blog faça uma visitinha tá! gavetinhadeatividades.blogspot.com
    parabéns e muita força!!!! Deus a capacite sempre!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Miriam,
    É esse seu nome, não é? Você não assinou seu comentário, mas fui espiar o seu blog, para tentar descobrir. Ao menos tinha essa pista. Rssrs!!!
    Que bom que você gostou e muito obrigada por se dispor a divulgá-lo. Fico feliz de espalhar mais minhas coisinhas por aí.
    Tudo de bom para você,
    Lica

    ResponderExcluir
  9. Quanto mais olho seu blog, mais gosto. Sou apaixonada pela alfabetização e o que vc tem aqui bate certinho com minha prática. Na fase em que os alunos estão agora não é mais necessário, mas para 2011 com certeza farei alguns dos jogos aqui publicados.
    bjo

    ResponderExcluir
  10. Que bom, Vera!
    Essa ferramenta nos permite esse compartilhamento mais alargado e agregar pessoas com interesses semelhantes. Que bom, não é?
    Qualquer dúvida que tenha ou qualquer coisa, pode também me escrever no e-mail (indicado na coluna à direita).
    Beijo,
    Lica

    ResponderExcluir
  11. Oi, gente,
    Ana Lúcia, amiga internauta e já uma de minhas fiéis escudeiras, confeccionou o seu Bingo Fonológico. Deem uma olhadinha no álbum dela:
    https://picasaweb.google.com/ana.lucia.pinto.antunes/BingoFonologico?feat=content_notification#
    Ficou bonito e colorido, não é?
    Animem-se!
    Bjs,
    Lica

    ResponderExcluir