quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Sobre as Oficinas


Aos que solicitaram que eu desse mais informações sobre as Oficinas que tenho organizado, lá vai:

As Oficinas se apresentam, geralmente, em três Módulos, organizados por blocos de materiais.
Os Módulos podem ser oferecidos separadamente ou sucessivamente:

· Módulo I: Materiais a partir de textos da tradição oral como parlendas, trava-línguas, quadras, cantigas, ditados populares, frases feitas, adivinhas.

· Módulo II: Materiais confeccionados a partir de textos de vários gêneros literários e audiovisuais, como fábulas, contos, lendas indígenas e africanas, histórias infantis, quadrinhos, desenhos animados, filmes de animação.

· Módulo III: Jogos diversos, com diferentes objetivos relativos à aprendizagem da escrita e leitura, como o aprendizado de letras, a apropriação do sistema alfabético, a consciência fonológica e a ortografia.

As Oficinas acontecem em dois formatos básicos: Oficina de Jogos e Atividades de Alfabetização e Oficina de Produção de Material para Alfabetização.

A Oficina de Jogos e Atividades de Alfabetização tem como objetivo conhecer, discutir, manusear, brincar e jogar com jogos e materiais próprios para o processo de alfabetização, confeccionados artesanalmente, discutindo sobre as bases teórico-metodológicas das atividades propostas a partir desse material.
Nas Oficinas, a proposta é familiarizar-se com materiais diversos, aprender regras de jogos, suas variantes, as possíveis adaptações aos diferentes níveis de leitura e escrita das crianças, constituindo-se, assim, um repertório de atividades de apoio ao planejamento de intervenções que visem à reflexão sobre o sistema de escrita alfabética em situações lúdicas e significativas.
Ao final da Oficina, os participantes terão familiaridade com um acervo considerável de ideias de atividades, de regras de jogos e de materiais funcionalmente e esteticamente interessantes para o uso em sala de aula, fáceis de serem confeccionados e embasados em firmes bases teórico-metodológicas.

A Oficina de Produção de Material para Alfabetização*, por sua vez, visa à confecção, pelos professores, dos kits de materiais e jogos de alfabetização, acompanhada de discussões sobre as possíveis atividades que podem ser planejadas com a sua utilização, considerando os níveis de leitura e escrita dos alunos. O material produzido servirá de apoio à prática do professor em sua tarefa de alfabetizar alunos em diferentes níveis de leitura e escrita, considerando diversos aspectos dessa aquisição.

O alcance e potencial de cada kit e jogo são discutidos em sua natureza de material pedagógico, bem como são explicitadas suas bases teórico-metodológicas, durante as Oficinas, a partir de discussões que dão consistência aos materiais produzidos. Além de confeccionados, os materiais são, na medida do possível, também utilizados para que os participantes possam melhor apreender suas potencialidades. O cuidado estético com a confecção dos materiais, as diversas possibilidades de composição e apresentação, assim como sua conservação e organização visando à funcionalidade no dia-a-dia da sala de aula, também são pontos de atenção durante as Oficinas.

Ao final da Oficina, os participantes terão seu kit próprio para o uso em sala de aula, familiaridade com um grande acervo de ideias de atividades, devidamente embasadas, e terão, sem dúvida, constituído um “know-how” para continuar a ampliar seus kits e adaptar os materiais aos alunos que têm ou terão diante de si. Geralmente as trocas multiplicam as ideias e todos ganham com a construção coletiva e compartilhada. É o que sinto... é o que dizem...
...e mais...

A primeira Oficina, de certo modo, prepara a segunda, mas elas podem ser independentes uma da outra. A Oficina de Produção funciona nos três Módulos descritos acima e também pode ter certa independência, tendo uma maior carga horária quando não segue a Oficina de Jogos e Atividades.

Também podem ter outras configurações quando são oferecidas em contextos específicos, como, por exemplo, como seguimento de aulas de Alfabetização, em cursos de Pedagogia; em escolas nas quais as concepções sobre alfabetização já vêm sendo discutidas; para grupos de especialistas; dentre outras situações. Posso organizar uma Oficina para grupos específicos que a solicitam ou abrir turmas para o público em geral. Posso fazer uma proposta sob medida, a partir do contexto e da carga horária indicada, ou mandar uma proposta para análise da instituição. Podemos, ainda, pensar junto em um formato, considerando as possibilidades. Sempre podemos tentar achar um jeito.

Para os que não dispõem de tempo ou possibilidade de acompanhar uma Oficina de Produção, que sempre demanda um tempo maior, a de Jogos e Atividades pode atender a diversos aspectos. Entretanto, é importante saber que fazer sozinhos os materiais não tem o mesmo brilho e a riqueza de confeccioná-los juntos, em grupos - sejam grupos formados por professores conhecidos, sejam grupos formados por interessados provenientes de diversos segmentos – e sob minha orientação. Fazer junto é realmente muito mais legal!

Para os que moram muito longe ou que, mesmo perto, não têm disponibilidade de tempo, e que não podem fazer nem uma nem outra, espero poder contribuir com alguma coisa através desse blog. Apareçam!

Um abraço,
Lica

* Os arquivos com o material a ser produzido é fornecido digitalmente para impressão ou em papel, para fotocópia, sendo a impressão ou cópia de responsabilidade do inscrito. Também é de sua responsabilidade o material utilizado para a confecção dos seus kits - cuja lista é fornecida - como papéis de vários tipos, cola, tesoura etc.

17 comentários:

  1. Esse blog ta show de bola!!!! tô adorando

    ResponderExcluir
  2. Que bom que está gostando, Michelle. Volte sempre!
    Lica

    ResponderExcluir
  3. Estou "louca" para fazer esta oficina, mas só tenho o sábado.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Simone,
    Está nos planos, alguma hora, propor umas oficinas no sábado. Vira e mexe, algumas pessoas pedem isso. Fique ligada, pois vai rolar. Não tão já, mas vai. Pretendo divulgar as oficinas, quando tiverem, aqui no blog, tá?
    Lica

    ResponderExcluir
  5. Oi Lica
    Adorei o blog, pois estou acabando de assumir uma turma de alfa e estou muito empolgada construindo materiais para estimular a turma a aprender.Esse blog vai ser uma otima fonte de pesquisa, amei!
    Beijos, Selma.

    ResponderExcluir
  6. Ah! Lica também estou esperando a oficina para o sábado tá?
    Selma

    ResponderExcluir
  7. Logo que der, logo que der...
    Acompanhe o blog, pois vou postar quando agendar, tá?
    Adorei "vê-la" por aqui.
    Beijos,
    Lica

    ResponderExcluir
  8. Oi professora,
    Gostaria muito de participar dessas Oficinas.
    Quando vai abrir turma? Qual o valor e o horário?
    Beijossssss

    ResponderExcluir
  9. Oi, Daniele,
    Ainda não sei quando vai ser possível abrir turmas, pois ando meio ocupada esse ano com o doutorado e outras coisinhas.
    Mas visite sempre o blog que quando houver oficinas, eu vou divulgar aqui.
    Se quiser, e se eu não o tiver, mande seu e-mail que coloco na minha lista de interessados, para enviar as novidades sobre isso. Deleto logo o endereço daqui, tá?
    Beijos,
    Lica

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo seu blog é disso que precisamos de metodologias, coisas praticas, pois as teorias são belas mais pouco auxiliam. Sou coordenadora pedagógica e preciso de material para confecção de instrumentos que auxiliem na alfabetização. Por favor entre em contato preciso de uma apostila de material.
    Taise taiseguedes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Taise,
    Não tenho apostila de material. O que faço são as oficinas (para quem mora em Salvador) e o blog, para que outros (de qualquer canto, mais longe) possam também ter acesso a informações sobre os materiais e se inspirar para fazer seus próprios kits.
    Por isso tento mostrar com detalhes alguns modos de usar os materiais que proponho e coloco várias fotos, para que vocês possam visualizá-los para tentar fazer o de vocês.
    Tente! Não é difícil...
    Abçs,
    Lica

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Adelina disse...

    Oi Lica, infelizmente moro longe,mas mesmo assim gostaria de me informar mais sobre suas oficinas para svaliar a possibilidade de organizar um grupo de profissionais da educação de meu município e assim participarmos de suas oficinas.segue meu email para vc poder entrar em contato e nos ajudar a pensar nas possibilidades, nos informando sobre valor, datas e possíveis pólos onde ocorrerão as proximas oficinas. Acredito poder formar um bom número de educadores como professores , Diretores e orientadores pedagógicos aqui no município de Macaé RJ,abraços. aguardo resposta!

    19 de março de 2011 02:58

    ResponderExcluir
  14. Oi, Adelina,
    Conforme vc solicitou, deletei a mensagem com seu email. A colei acima sem essa informação, ok?
    Vamos nos comunicar por e-mail que é mais fácil. É oficinasdealfabetizacao@hotmail.com
    Um abraço,
    Lica

    ResponderExcluir