sexta-feira, 12 de março de 2010

Bingo de Sons

Mais sobre o Bingo de Sons

Em resposta ao comentário de Leila, do post do dia 27/02, sobre o Bingo de Sons (jogos):

O jogo, tal como está estruturado é um jogo de reflexão fonológica, produtivo para crianças que produzem escritas sob qualquer hipótese descrita pela psicogênese, justamente por ser sem a presença da escrita. A reflexão fonológica apresenta desafios diversos para todos e é, ao mesmo tempo, possível para quem ainda não se apropriou da natureza e funcionamento do sistema de escrita.
A etapa de exploração de similaridades sonoras entre palavras, antes do jogo, também cumpre esse papel, mas essa exploração pode também, aos poucos, ir incluindo reflexões que articulam o oral e a escrita.
Após o jogo, dependendo do grupo, o professor pode também conduzir reflexões acerca das similaridades sonoras e gráficas das palavras, levando as crianças em processo de alfabetização a perceberem como se escrevem esses sons que se repetem nas cartelas, a discutir se essas unidades se escrevem do mesmo jeito nessas diferentes palavras ou não, identificar esses sons em diversas palavras, listar palavras com unidades sonoras semelhantes e observar como se escrevem, etc. Isso permite uma maior apropriação da natureza dessa relação.
E atenção! Como eu disse no texto postado sobre o Bingo, nesse tipo de atividade é importante notar que, em alguns casos (ex. cinto/sino/sapato/sapo), a similaridade fonológica não corresponde necessariamente a uma similaridade gráfica, devido ao fato de, por exemplo, a letra C ter também o som de /s/. Com crianças que escrevem sob uma hipótese alfabética ou silábico-alfabética, são reflexões ricas para avançarem para uma escrita ortográfica. Pode-se fazer essa reflexão buscando situações e palavras já conhecidas deles, como nomes próprios, por exemplo, Cíntia/Sandra, Selma/Celso.
Para os que já descobriram a relação entre fala e escrita, mas não ainda sua natureza alfabética (hipóteses silábicas), a comparação entre a forma sonora que se repete em diferentes palavras e a escrita (ex. ão em chão, feijão; PA em pato e em paca), permite tornar observável unidades sonoras como sílabas, fonemas, unidades maiores e menores que a sílaba, e que compreendam, aos poucos, como essas unidades sonoras correspondem às unidades gráficas. Percebem, por exemplo, que as letras representam algo menor que a sílaba, que as sílabas são formadas por uma ou mais letras, que a ordem das letras corresponde à ordem da emissão sonora dos sons das palavras.
No caso dos que ainda não relacionam fala e escrita – os alunos com hipóteses pré-silábicas – com jogos e situações como essas, poderão, aos poucos, ir descobrindo o que nossa escrita representa (a fala) e que as palavras orais são unidades que podem ser divididas em unidades menores.
Penso que essas são boas reflexões que o jogo pode propiciar. Mas na hora de jogar, o que vale é a reflexão fonológica em si. Se em vez de figuras nas cartelas, colocarmos as palavras escritas, o jogo já será outro, já se torna uma atividade de leitura, de identificação de uma determinada unidade fonológica (sílaba, fonema etc) em uma palavra escrita. É uma variante possível do jogo, bem interessante, por sinal, mas já não é tão adequada para todos. Os que ainda não descobriram a relação entre fala e escrita não poderão fazer sozinhos a identificação. Os que concebem a escrita silabicamente, considerando o valor sonoro das letras, também poderão aí encontrar bons desafios, mas para os que não consideram o valor sonoro das letras, também é mais difícil.
Espero ter ajudado você – e todos que nos leem – a pensar sobre modos interessantes de propor atividades de reflexão fonológica em presença da escrita.
Lica

5 comentários:

  1. Oi, Pró,
    Obrigada pela resposta, com certeza me esclareceu dúvidas. Fiquei com mais vontade ainda de fazer meu kit bem bonito.
    Bjs,
    Leila

    ResponderExcluir
  2. Minha querida pró!

    Que maravilha esse blog! A-do-rei!!!!
    Fiquei aqui lembrando das oficinas do Projeto Salvador. ô tempinho bom!!! Saudades...
    E os jogos estão nos auxiliando na prática em sala de aula. As crianças adoram!
    bjs
    Angela Carmina

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ângela!
    Que bom ter você por aqui! Sinto saudades também do que fizemos naquele tempo...
    Sabe, é muito bom ouvir que as crianças gostam dos jogos, afinal, de outro modo, não teria sentido. E é vocês quem podem me dar mesmo esse feedback. Mas certamente tem também o jeito de brincar que é de cada uma de vocês.
    Amei vê-la por aqui. Volte sempre!
    Saudades de você, menina!
    Beijos,
    Lica

    ResponderExcluir
  4. Pro Lica, finalmente consegui descobrir como fazer um comentario! UFA! estou encantada com tudo que vi em seu blog, aumenta ainda mais a vontade de trabalhar na area e colocar em pratica, poder dessa maneira acompanhar e ajudar no desenvolvimento dos pithuquinhos. Sei que vou contar com sua ajuda no momento certo. Bjs que Deus te abençoe. Sua fiel escudeira rsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Oi, moça! Finalmente mesmo, né? Estava sentindo falta de minhas fieis escudeiras...
    Mas elas começaram a aparecer...
    Se ajudo a manter acessa essa vontade e ajudo a futucar a criatividade de vocês, já fico bem realizada.
    Beijo grande, querida, seja bem vindíssima!
    Lica

    ResponderExcluir