sábado, 26 de junho de 2010

Caixinhas de Livros

Os kits das Caixinhas de Livros são xodozinhos que faço a partir de livros infantis que tenho em meu acervo... Compõem-se de caixinhas contendo materiais preparados a partir de diversos livros de literatura infantil. Cada caixinha, um livro diferente. O propósito dessas caixinhas é dispor de um material estruturado a partir das histórias, para que, após serem lidas e gerarem muitas atividades de leitura e produção escrita, no âmbito do letramento, possam também favorecer atividades de reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, o uso dos conhecimentos disponíveis sobre o funcionamento desse sistema e de diversas estratégias de leitura pelas crianças.
Os livros que dão origem às Caixinhas são da literatura infantil brasileira ou estrangeira, todos muito bacanas para as crianças nessa idade, em processo de alfabetização, e também para crianças menores. Meu filho, de 3 anos, adora!
Ouvir, contar, contar junto, fruir, apreciar, discutir, reler, ler junto, recontar, contar para um escriba, reescrever, fazer coletivamente listas de personagens, reconhecer as palavras na lista, brincar com as palavras... muitas são as práticas de leitura e escrita que podem favorecer o letramento e a alfabetização a partir de livros de literatura infantil.
Com os pequenos, a leitura oral feita – bem feita – pelo adulto já é essencial a sua formação como leitor. É comum começarem a contar partes, com a entonação de leitura, como se lessem também. As situações de “como se lessem” constituem-se em eventos de letramento muito importantes para a formação de comportamentos leitores. Formação de leitores.
No acervo de materiais que venho desenvolvendo, há Caixinhas de livros diversos, como Bruxa, Bruxa, A Casa Sonolenta, Bom Dia Todas as Cores, Os Amigos da Bruxinha, Dorminhoco, dentre outras. No momento estou preparando caixinhas a partir dos livros O Grúfalo, estudando possibilidades de um jogo de trilha, do livro Maria-vai-com-as-outras e do livro O rei Bigodeira e Sua Banheira. Essas caixinhas, todas elas, fazem parte das propostas do Módulo II das Oficinas de Produção de Material, constituindo-se como materiais produzidos a partir de gêneros textuais diversos, no caso, gêneros da cultura escrita, literária.
Aos poucos, vou publicar aqui algumas palavrinhas sobre cada kit, tá? Hoje vou postar sobre a Caixinha do livro Bruxa, Bruxa.
O livro Bruxa, Bruxa, Venha a Minha Festa, de Arden Druce, da editora Brinque-Book, em si, já é ótimo para propor situações de aprendizado da leitura, pois sua estrutura favorece a leitura da história quando ainda não se sabe ler, possibilitando antecipações do escrito pelas repetições e imagens. A história é contada por meio de um diálogo que se repete, mudando apenas os personagens. Assim, depois de lida uma vez pelo professor, pode ser lida como uma história interativa, as crianças contribuindo com a leitura das frases que, rapidamente, memorizam pela repetição.
As crianças podem, a princípio, “ler” as primeiras frases, que são sempre o nome do personagem daquela página, em vocativo, e indicado pela ilustração, e o convite à festa: “Bruxa, Bruxa, por favor, venha à minha festa”, “Lobo, lobo, por favor, venha à minha festa”... E o professor lê as frases seguintes, “Obrigado, irei sim, se você convidar a (o)...”, e lê o nome do personagem, que vai figurar na próxima página. A última palavra que o professor lê, o nome do personagem seguinte, dá a pista para a próxima frase das crianças. Ex. “Obrigado, irei sim, se você convidar o Espantalho”: “Espantalho, Espantalho, por favor...”.
Com o tempo, as crianças podem ler essas frases em resposta também, usando algum recurso para saber o personagem que se segue, como, por exemplo, uma lista dos nomes ou fichas com esses nomes. Individualmente é comum ver as crianças “pescarem” virando o cantinho da folha para ver a ilustração da página seguinte, que guiará sua leitura. As ilustrações, aliás, de Pat Ludlow, são fantásticas, ao mesmo tempo belas, horripilantes e oníricas. Grandes e impactantes.
Por sua estrutura, é também uma ótima história para se recontar de memória, individualmente ou coletivamente. A única coisa que é preciso controlar, tendo as frases repetitivas memorizadas, é sequência dos personagens que vão aparecendo. Essa sequência pode, justamente, ser apoiada numa lista ou fichas de nomes numeradas ou dispostas na ordem de aparição dos personagens.
Assim, a forma como surgem os personagens da história, e sua estrutura recorrente, favorecem o uso do kit Bruxa, Bruxa de modo muito produtivo em atividades de alfabetização.
O Kit da Caixinha de Bruxa, Bruxa permite compor atividades de leitura e escrita de palavras que correspondem aos personagens da história, em três diferentes formas: palavras inteiras, segmentadas em sílabas e em letras móveis.
Assim, o kit pode ser usado de diferentes modos. No caso das palavras inteiras, pode ser proposta a produção de lista dos personagens, pela ordenação dos nomes a partir das ilustrações das páginas; a procura (leitura por estratégias diversas), entre as palavras, do personagem indicado pela professora, a partir de diversos indícios; cada palavra – as palavras devem ser distribuídas entre as crianças ou mesas –, pode ser relacionada à figura do livro mostrada ou nome do personagem dito oralmente (pode-se fazer também pequenas versões das imagens dos personagens para compor o kit); pode-se ainda fazer comparações entre os nomes nas fichas, encontrando semelhanças e diferenças entre dois deles ou entre todos. As atividades aí são de leitura de palavras, de reconhecimento delas a partir de estratégias de leitura e dos conhecimentos que se tem de valores sonoros de letras, de relações entre o oral e o escrito em diferentes níveis. As fichas com os nomes, com as palavras inteiras, podem também ser arrumados em ordem alfabética e até provocar uma reescrita da história a partir de uma nova sequência e um novo desfecho...(no livro, começa-se a história com a Bruxa e volta-se, no final, a ela própria).
A lista produzida com as fichas, com a sequência dos personagens, pode ser afixada na sala e proposta como apoio para o reconto. Essa é uma situação muito bacana de produção de lista, pois ela terá um objetivo bem definido, sua leitura terá um propósito comunicativo: apoiar a memória para que recuperem a sequência e recontem a história. Desse modo, a atividade de alfabetização, de reflexão sobre o sistema alfabético (compor a lista a partir do reconhecimento dos nomes escritos nelas) se integra completamente com a de letramento (recontar a história mantendo sua estrutura, seu sentido, a linguagem própria ao texto). Alfabetizar letrando... refletir sobre a escrita em atividades de produção de sentido.
No caso das palavras segmentadas em sílabas, os alunos serão solicitados a compor os nomes dos personagens, sejam indicados pela professora ou associados às figuras, em atividades semelhantes às descritas acima. Trata-se de uma atividade de síntese de sílabas, de leitura e escrita de sílabas para formar palavras (ainda que com sílabas móveis e não com o lápis, o gesto de escritura).
Formadas as palavras, as mesmas atividades podem ser propostas. Além disso, pode-se comparar palavras pelo número de sílabas, pelas sílabas (iniciais ou não) idênticas, como co-bra e co-ruja (interessante também perceber que no som podem ser diferentes, embora na escrita não), pode-se identificar em palavras diversas a mesma sílaba em posições diferentes e pode-se ainda ler as palavras retirando-lhes uma das sílabas ou trocando-a por outra. Ex. em co-ru-ja, se substituirmos o ru pelo pi de pirata, como ficaria? (co-pi-ja). Pode-se então brincar: Essa palavra existe? E se existisse, o que acham que seria? Experimentar juntar as sílabas de palavras diferentes e tentar ler que "doidice" saiu também pode ser interessante. Um nome de personagem bem maluco e engraçado pode surgir, provocando situações de leitura, escrita, produção de novas histórias. Ex. ES-PI-LO-XA (ES de espantalho, PI de pirata, LO de lobo e XA de bruxa). O que - ou quem - seria isso?
No caso das palavras segmentadas em letras móveis, trata-se de atividade de escrita, de composição das palavras, em situações diversas e atividades como as já descritas. Para crianças que já escrevem alfabeticamente, ou quase, compor os nomes dos personagens a partir de letras móveis constitui-se em uma situação de reflexão ortográfica. O fato de haver na caixinha apenas as letras necessárias para a composição dos nomes dos personagens da história permite que as próprias crianças controlem suas produções, pois sobrando ou faltando letras significa que é preciso rever alguma das palavras e pensar sobre o que pode estar incorreto do ponto de vista ortográfico.
Como nas atividades com sílaba, também aqui pode-se brincar de suprimir, acrescentar, deslocar letras das palavras formadas e ver que palavras ou palavras inventadas surgem, havendo inclusive a possibilidade de uma rica discussão sobre o que a língua permite como palavra (copija não é uma palavra que exista, que tenha significado, mas seria possível na língua portuguesa) e as sequências que não formam palavras possíveis, no âmbito das estruturas silábicas do português (ex. cpija). Essas situações podem se constituir em ricas reflexões para crianças com hipóteses silábico-alfabéticas e alfabéticas.
Para os que escrevem a partir de uma hipótese silábica, a composição de palavras com letras móveis é uma boa oportunidade para refletirem sobre a escrita, no âmbito de sua hipótese, bem como para confrontar sua hipótese com a dos colegas, especialmente se trabalharem em duplas ou pequenos grupos. Nesse caso, e especialmente se consideram o valor sonoro das letras em suas escritas, aparecem grafias como, por exemplo, crj, oua, cua, para a palavra coruja, produtivas e aceitáveis nesse nível de reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita, pois consideram a sílaba como unidade que se grafa com uma letra.
Outra coisa que pode ser incluída na caixinha do Bruxa, Bruxa, são suas  partes fatiadas (as frases de cada página, uma com o convite, outra com a resposta) para as crianças colocarem em ordem. Assim, elas deve relembrar a ordem da história, dos personagens que vão se sucedendo uns aos outros, ou podem também se apoiar  na ordem das palavras numa lista (ou montada com o material) e ir tentando encontrar a sequência das frases fatiadas, que correspondem aos turnos de fala nesse grande diálogo encadeado. É bem interessante!

Bom, é isso, gente, essa é a Caixinha Bruxa, Bruxa. Essas foram as possibilidades que couberam nessa caixinha em especial. Experimentem, tentem também criar outras possibilidades. Compartilhem!
Essa é a Caixinha Bruxa, Bruxa. Outras caixinhas, outras coisinhas, cada uma, algumas peculiaridades. Caixinhas semelhantes, caixinhas diferentes. Cada uma tentando explorar as possibilidades singulares de cada narrativa.
E vão pensando nos livros dos acervos de vocês, o de casa, o da escola, o da vontade de tê-los... Como seriam as caixinhas dessas histórias? Espero provocá-la(o)s a imaginarem isso e, quem sabe, produzirem suas próprias caixinhas.
Aguardem os posts sobre outras caixinhas, outras histórias... com o tempo, eles virão!
Lica

21 comentários:

  1. Oi Lica.
    Adorei as dicas. Fazer um acervo é uma boa provocação.A disciplina de alfabetização acabou na faculdade.A saudade fica e os aprendizados irão sempre se multiplicar através da criatividade como a sua. Obrigado pela sua contrinuição para nós.
    Mariana Capinã

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari,
    E continuarei provocando... visite sempre!
    Assim poderemos continuar nossas trocas.
    Beijos,
    Lica

    ResponderExcluir
  3. Que Blog MARAVILHOSO!!!!!
    Que preciosidade... Olha, encontrar esse blog me deu um renovo viu?!?!?!
    Sou de Brasília, e aqui estamos em recesso escolar e irei aproveitar esse tempinho para produzir algo... lógico.... muiiiiito inspirada em suas produções.
    Obrigada por partilhar essas preciosidades...
    Que Deus te dê em dobro...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Renata!
    Que bom chegar aí tão longe, em suas andanças pela net. Fico contente de inspirar outros que não apenas minhas alunas e conhecidas de aqui de perto.
    Visite sempre, divulgue, aproveite. Qualquer dúvida, pode escrever! A ideia é essa: compatilhar.
    Um abraço,
    Lica

    ResponderExcluir
  5. Geeenteeee.... não consigo me desgrudar daqui!rsrsrsrsr.E olha que tenho dos bebês pra cuidar!!!
    Lica, quando tiver um tempinho e se possível for disponibiliza a caixinha do livro Bom dia todas as cores!!!
    To empolgadíssima. Juntando com suas idéias e mais umas que tenho guardado na caixola vou produzir uma...
    Logo venho te contar....
    Aliás... vc não vem pelas bandas de BsB não???

    ResponderExcluir
  6. Oi, Renata!
    Te lendo assim fico logo também querendo fazer novas coisinhas. O entusiasmo de um contagia o nosso, né?
    Conte mesmo, compartilhe conosco suas invencionices. Vou adorar! E esperar...
    Por ora, tá difícil ir por aí, mas quem sabe?!
    Vou botar a caixinha de Bom dia Todas as Cores na fila, para logo que der.
    Beijocas,
    Lica

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lica!
    Muito legal vc compartilhar sua proposta de trabalho com o mundo.
    Adorei as caixinhas!
    Fiquei pensando em usar as produções das crianças....vamos pensar!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi, moça,
    Também estou adorando essa ideia de compartilhar...
    E sabe, muitos dos materiais que proponho, por vezes penso em pedir às crianças para ilustrarem, como os kits de lendas, de fábulas, por exemplo... Acho que ficaria bacana...
    Vamos continuando a pipocar as ideias,
    Beijos,
    Lica

    ResponderExcluir
  9. Huuuummm... Bruxa, Bruxa estava/está na lista de favoritos dos meus companheiros de creche! O bocão do tubarão era o momento mais esperado!!!! Só perdia mesmo para a história da "Pequena topeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela", outro livro que é pura delícia...

    Adorei muito a ideia do blog e já sou seguidora!

    Já estou cá conversando com a boneca Emília e procurando a outra boneca Jeane, epero em breve trazer notícias com gostinho de bolinhos de chuva...

    Beijos e queijos!

    Isis.

    ResponderExcluir
  10. Que notícia alvissareira, dona Isis!!!
    Vamos inventar??!!!
    A Toupeira é realmente muito legal...Sabe, lá na escola os pequenos da Educação Infantil fizeram, certa feita, uma exposição com vários cocozinhos diferentes de argila, de tudo quanto é bicho...com seus nomezinhos em baixo...uma folia!!!
    Cê já viu um livro que chama Orelhas de Mariposa?
    Beijocas,
    Bom ter você por aqui,
    Lica

    ResponderExcluir
  11. Hummm... a Mariposa ainda não me foi apresentada! Mas eu vou procura-la por aí! ;)

    Bom estar por por aqui,
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Bom você estar por aqui...
    Bjs,
    Lica

    ResponderExcluir
  13. oi, Lica...
    Seu Blog é demais!!
    adorei conhecê-lo. Suas ideias são ótimas e eu estou adorando fazer para meus alunos. Acho que esta é a melhor forma de se alfabetizar: Brincando!!! Quem não gosta?!
    Beijos! Leilane.
    Rio de Janeiro - RJ

    ResponderExcluir
  14. Oi, Liane!

    Como é bom conhecer pessoas como você, que desenvolve um belissimo trabalho na área de educação. Você transmite amor, dedicação e entusiasmo pelo seu trabalho, é belo exemplo para quem estar o quer atuar nesta área. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada, Leilane e Alessandra!
    Fico muito feliz e gratificada de poder criar encantamento com esse trabalho que mais gosto de fazer!
    Obrigada, mesmo!
    Desculpem a demora da resposta, ando tão ocupada, mas hoje vi...
    E continuem por aqui!
    Beijos para as duas,
    Lica

    ResponderExcluir
  16. Adorei! Parabéns! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Professora!
    Eu acho fantástico este trabalho com a educação infantil, visto como a criança é um ser espetacular.
    Assim como discutido em sala, esses jogos interacionais auxiliam e muito no desenvolvimento da criança, acredito que tanto alfabetização como no letramento.
    Já constatamos que a criança é um ser letrado muito antes até do seu processo de alfabetização, então uma criança não alfabetizada em contato com estes materiais, só a sua necessidade de desvendar o que é, a sua curiosidade, se torna um processo de letramento, e uma alfabetizada, se desenvolve ainda mais, pode-se verificar uma criança que consegue formar palavras além das que são necessárias pela leitura do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia da caixinha de livros é essa mesmo, Jéssica. Algumas palavras significativas da história poderem ser alvo de reflexões linguísticas na alfabetização, mas sempre na perspectiva do livro como contexto, nunca como pretexto.
      A ideia é que, mergulhados nessas palavras e nas tentativas de lê-las e escrevê-las, possam durar mais na história, com os personagens, suas peripécias, e, de quebra, aprenderem sobre a língua.
      Mas sempre, sempre, tendo em vista a literatura como experiência estética, como arte da palavra, para fruir e alimentar o imaginário.
      Abçs
      Liane

      Excluir
  18. Soraia Ribeiro dos Santos Silva8 de setembro de 2021 às 10:30

    Uau, fiquei maravilhada com as inúmeras possibilidades de trabalho com as caixinhas! Sempre que me deparava com as fichas silábicas, perguntava-me como elas poderiam ser utilizadas de maneira contextualizada e significativa ao longo do processo de alfabetização. Finalmente minhas dúvidas foram respondidas através desse post, rs!
    Gratidão, pró!(EDCB85)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs...Vamos falar mais sobre isso no componente. Como eu falei, todas as unidades linguísticas são importantes na alfabetização, tudo depende COMO as abordamos!

      Excluir