segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Eco de Palavras

O Eco

O menino pergunta ao eco
onde é que ele se esconde.
Mas o eco só responde: "Onde? Onde?"

O menino também lhe pede:
"Eco, vem passear comigo!"
Mas não sabe se o eco é amigo
ou inimigo.

Pois só lhe ouve dizer:
"Migo!"

(Cecília Meireles, Ou isto ou aquilo)


O poema de Cecília, O Eco, é um ótimo texto a partir do qual brincar com palavras, suprimindo partes delas - fonemas, sílabas ou partes maiores que a sílaba - numa atividade de reflexão fonológica muito interessante. Gato pode virar ato e abelha, belha (supressão do /g/ e do /a/), macaco pode virar caco ou aco (supressão do /ma/ ou do /mak/), abacate pode virar cate ou ate (supressão do /aba/ ou do /abak/).
A compreensão do texto supõe o conhecimento do que seja o eco e como ele funciona. Disso depende o jogo de sentidos do poema.
Pois bem, feita a exploração do texto, que tal brincar de eco? Experimentar "ecoar" palavras diversas é bem divertido e constitui uma rica oportunidade de reflexão fonológica. Pense aí como ficariam, por exemplo, as palavras abacate, pente, besouro, gato, flor, sapo, abelha, dinossauro, atalho, estante, prato...e tantas outras... Percebe quantas situações interessantes podem aparecer, apenas com a reflexão sobre a oralidade, sem a presença do escrito? Ou seja, sem a visualização das palavras escritas, apenas operando sobre o significante sonoro, podemos segmentar as palavras de vários modos.
E depois, com a presença do escrito - das palavras escritas -, quantas situações mais podem aparecer? Pense, se o eco de prato é /atu/, podemos brincar de achar palavras dentro de palavras: prato/ato. E se o eco de prato for /ratu/, com r tremido, o que acontece quando escrevemos essa palavra? Fica RATO, sem o r tremido (ao menos não na nossa variedade linguística regional). Vê quantos desafios?
E ainda podemos indicar o eco e as crianças descobrirem palavras que podem ter sido ditas. Ex. Se sou o eco e digo: /enti/, que palavras podem ter sido ditas? Pente? Dente? Vamos adivinhar?
Essas atividades chamam a atenção para outras segmentações sonoras, outras unidades sonoras, que não a silábica, tão mais enfatizada na alfabetização, por ser a unidade mínima da emissão sonora e facilitadora de segmentações, ao menos na nossa língua. Mas há unidades maiores que a sílaba, como -ola em bola, cola, rola, mola... Há unidades menores que a sílaba, como -tr, em trem, trator, triângulo, trufa. Há unidades fonêmicas e silábicas... A diversidade na exploração dessas unidades favorece enormemente a reflexão fonológica, a flexibilidade do pensamento e a apropriação do princípio alfabético, fundamental para aprender a ler e escrever. Todas essas unidades fonológicas podem ser exploradas simultaneamente em brincadeiras diversas - como a do eco, que inclui, nesse caso, também a unidade texto, fonte da brincadeira.
Brincar de eco é muito bacana! Experimentem!

8 comentários:

  1. Massa, pró, gostei!!!
    Bjs,
    Leila

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  2. Que legal.Adorei!
    Vc permite colocar esta atividade no beu blog? Com os devidos créditos, ok?
    Tbém vou colccá-la nos blogs que sigo. bjo

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  3. Oi, Leila,
    Você sempre por aqui. Que bom!
    Bjs,
    Lica

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  4. Oi, Vera,
    Fique à vontade. E é um jeito também de divulgar, entre os seus seguidores, o meu blog, não é? A ideia é sempre compartilhar.
    Deixei um recadinho pra você lá no seu blog, tá? Visite sempre, em breve, mais novidades...
    Bjs,
    Lica

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  5. Oi , Lica!
    Encontrei uma Dissertação bacana na net e gostaria de partilhar com vc e suas seguidoras....
    A POESIA FALA COM A CRIANÇA:
    UMA REFLEXÃO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS
    DA POESIA INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM O LEITOR
    De ANA PAULA KLAUCK

    http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2036

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  6. Oi, querida,
    Obrigada pela dica.
    Vou olhar.
    Bjs,
    Lica

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  7. Olá ,Lica sou Flávia participei da oficina materias para alfabetização do SIEPE/UFBA,passei para dizer que adorei ter participado da oficina e do seu empenho de está sempre buscando novidades,obrigado pela experiência que me propocionou...bjos

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  8. Oi, Flávia,
    Que bom que você gostou. Visite sempre.
    Quem sabe nos encontramos quando você cursar a disciplina Alfabetização, né?
    Ou em outras oficinas...
    Beijo,
    Lica

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