terça-feira, 5 de outubro de 2010

SIEPE 2010 - Oficina e Ciranda Reflexiva

Oi, gente,
Fui convidada pelo professor Paulo Gurgel e pelo Geling – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (ligado ao Programa de Pós-Graduação, Faced/UFBa), do qual faço parte, a realizar uma Oficina de Materiais de Alfabetização no II SIEPE – Seminário Integrado, Ensino, Pesquisa e Extensão. O evento foi realizado na Faculdade de Educação da UFBa, de 27 a 30 de setembro de 2010. A Oficina teve duração de 5h, em duas noites do evento. Um tanto rapidinho, mas deu para dar um gostinho...
Levei alguns dos materiais de meu acervo (não todos, pois não dá, são muitos!!!) e foi bem bacana. Vimos os materiais, manipulamos, jogamos, conversamos sobre eles, contextualizando-os nas discussões sobre alfabetização e letramento. Foram materiais a partir de textos da tradição oral, da literatura infantil, dos quadrinhos, filmes e também jogos fonológicos, dentre outros.
Sempre é uma oportunidade de divulgar o trabalho e de compartilhar com mais gente os materiais e ideias. Minha caixa letrada, nas duas noites da oficina, deixava curiosos pelo corredor.
http://rkioko.blogspot.com
No evento, além da Oficina, participei, junto com Mary Arapiraca, professora da Faced, da Ciranda Reflexiva intitulada Eventos de Letramento. Conversamos sobre o tema a partir de textos, imagens, vídeos e trazendo muitos exemplos de eventos de letramentos das crianças com as quais convivemos, meu filho, os netos de Mary, dentre outras ocorrências que ilustravam a discussão. Eu, como mãe-pesquisadora, registro em um caderninho os eventos interessantes de Joaquim em torno da escrita, leitura e das linguagens em geral. Fiquei contente de poder utilizar esses registros, memórias, essas anetodas de família, em uma apresentação. Mary também, que tem os eventos envolvendo os seus netos gravados em arquivos e em vídeo.
Enfim, como prometido aos que lá estavam presentes, seguem abaixo os slides nos quais baseamos nossa fala. Para os que não estavam, é uma oportunidade de ver um pouquinho do que fizemos por lá. Ressalto, no entanto, que muito do que mostramos e falamos não está posto aí. Ficaram no evento vivido, no acontecimento precipitado naquela manhã de quarta-feira. Ficarei devendo o filme de Mila lendo, ainda sem saber ler, o livro Bruxa, Bruxa.
Até a próxima,
Lica
Os slides estão no link:

14 comentários:

  1. Ô, pró,
    Lembrei taaaaaaanto das nossas aulas...
    E me diverti com as novas gracinhas de Joaquim.
    bjs,
    Cris

    ResponderExcluir
  2. E eu tenho saudades das aulas também.
    Bjs,
    Lica

    ResponderExcluir
  3. Lica, você continua fazendo diferença no mundo. Sinto orgulho de você.
    Parabéns, por mais uma ação multiplicadora.
    Bjs Silvia Choucate

    ResponderExcluir
  4. Lica, abro seu blog várias vezes na semana. Continuo sendo alimentada pelas suas ideias. Entretanto, posto os comentários e não consigo finalizá-los. Não estou acostumada com esse padrão.
    Bjs, Silvinha Choucate

    ResponderExcluir
  5. Oi, Silvia, querida,
    Fico contente de saber que você está sempre por aqui. Sinto tanta saudade daquelas nossas oficinas... E obrigada por suas palavras.

    Estou mais devagar nos posts, pois meio atolada com o texto para o exame de qualificação do doutorado, mas sempre que dá, atualizo. Fique por perto, viu?

    Beijo grande,
    Lica

    P.S. Seus comentários, ao menos esses dois, me parecem "finalizados", não?

    ResponderExcluir
  6. Pô, que massa! vou imitar e registrar os eventos de letramento de meu filho. Muito bonitinho, Lica!
    Um beijo em Joaquim, deve estar um meninão agora.
    bjos,
    Denise

    ResponderExcluir
  7. Oi, Denise,
    É muito legal colecionar essas pérolas. Imite mesmo! Depois de um tempo, pego para ler e me divirto...Além de usar os exemplos em minhas aulas, apresentações.
    Joaquim está um meninão, sim. Um sabido!
    Beijos,
    Lica

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo seu trabalho....sem dúvida estes jogos contribuem significativamente para o processo de alfabetização das crianças.

    Bjs!!
    Lana

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lana,
    Que bom que gostou.
    Volte sempre!
    Quinta temos oficina, né?
    Abçs,
    Lica

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lica!!!

    Sou da turma da Pró Raquel, dei uma olhadinha no seu material e vou te contar... são ótimos!!! Você está de parabéns. Sucesso!!!

    Bjs.

    E até amanhã!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nill,
    Que bom que gostou.
    Muito obrigada.
    Até amanhã,vamos "botar a mão na massa"!
    Lica

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo seu interessantíssimo trabalho professora Lica!
    Amanhã estarei na oficina para aproveitar bem essa nova experiência!

    Elisa, aluna de Raquel da turma 02

    ResponderExcluir
  13. Oi, Elisa,
    Demorei de ver seu comentário, mas ainda assim vale e respondo, viu?
    Espero que a oficina tenha dado vontade de produzir mais materiais...
    Abç,
    Lica

    ResponderExcluir
  14. Essa apresentação virou um artigo, publicado no livro: "Estudos e passagens do Proinfantil na Bahia", organizado por Mary Arapiraca, Cleverson Suzart e Lícia Beltrão, pela UFBA.

    O artigo intitula-se: "Tá iquito aqui! Eventos de letramento e as práticas de leitura e escrita antes da alfabetização".

    Em breve vou ver como disponibilizá-lo no formato digital.
    Lica

    ResponderExcluir