terça-feira, 13 de setembro de 2011

Brochura

Textos da Tradição Oral na Alfabetização

Pessoal!
Ficou pronta a brochurinha de minha autoria que estamos publicando pela Edufba, a editora da Universidade Federal da Bahia, intitulada "...Quem os desmafagafizar, bom desmafagafizador será: textos da tradição oral na alfabetização". Ela será lançada no ELEGE - II Encontro de Leitura e Escrita do GELING, (http://www.elege.ufba.br/), no dia 30/09, às 17:30h, na FACED/UFBa, no Vale do Canela.


A brochura traz algumas discussões sobre os textos da tradição oral que se sabe de cor no processo de alfabetização, sem perder de vista a sua origem e natureza oral, bem como propõe algumas atividades e materiais a partir desses textos: parlendas, trava-línguas, cantigas, quadrinhas, ditados populares, adivinhas. O título e a ilustração da capa trazem o mafagafo, personagem de um trava-língua conhecido, fazendo referência aos desafios que lanço aos professores, em sua tarefa de alfabetizar em contexto de letramento, articulando, em diversos níveis, a oralidade e a escrita. 

A brochura é uma pequena compilação de textos que eu costumava usar e disponibilizar em minhas aulas e oficinas, agora apresentados organizados numa publicação. A ideia de publicar esse meu material foi de Mary Arapiraca, que organizou a brochura e deu a maior força para a sua publicação.

Esse passo nos deu a ideia de fazer um livro sobre o assunto, que já estamos começando a elaborar. O livro será mais completo, com o desenvolvimento de algumas discussões apenas esboçadas na presente brochura, e com mais ideias de atividades, materiais, jogos, bem como fotos do acervo de materiais que se refere aos textos desses gêneros. Será bem mais completo! A brochura, assim, é uma prévia do que será o nosso livro, e já dá para dar alguma ideia do que será e mostrar o rumo das discussões.

Estou contente com essa pequena publicação, que ajuda a divulgar mais o meu trabalho, o blog, os materiais. A brochura está sendo disponibilizada para alunos de alguns cursos ligados à Faced/UFBa e em outros contextos, como eventos – a exemplo do Proler de Araxá, do qual participei recentemente – escolas, faculdades particulares etc. E também aos participantes do II Elege, que acontecerá entre 28 de setembro e 1° de outubro.

Agradeço a Mary pelo empenho na organização, no levantamento de recursos para o projeto e nessa etapa de divulgação. Obrigada, querida...é mais um de nossos filhotes!

Quero agradecer também a Lícia Beltrão, pela inspiração em tudo o que diz respeito à leitura e escrita, a Ricardo Sans por viajar e imaginar a possível figura de um mafagafo para a capa, e a Álvaro pela revisão atenciosa. Agradeço também ao pessoal da Edufba que, além de fazer o seu trabalho, acolheu nossas demandas e reviravoltas com disponibilidade. Inclusive as peraltices do saci, que embaralhava as letras todas, mal terminadas as revisões.

Agradeço por fim a meu marido, Zé, ou Pinduca, como alguns de vocês o conhecem, especialmente pelas afinidades nas artes de educar e no educar pelas artes, belezas e riso; e ao meu filho, Joaquim, que me ensina todo dia sobre as coisas que outrora eu apenas ouvia dizer, observava assistematicamente, lia, estudava, em matéria de linguagem. Em tudo tem ele...desde ele.

É isso, gente! Fiz com carinho, espero que façam bom proveito.
Lica 

15 comentários:

  1. E como nós aqui de longe podemos adquirir??
    Também quero um!!!
    Renata/ BSB

    ResponderExcluir
  2. Oi, Renata!
    Em breve disponibilizaremos uma versão digital, aguarde!
    Lica

    ResponderExcluir
  3. Eu também quero uma!!!
    Não é a mesma coisa a versão digital, gosto de pegar, folhear. mas já é alguma coisa, até que eu consiga uma.
    Gostei da notícia do livro.
    Bjs,
    Leila

    ResponderExcluir
  4. Oooooobaaaaaa!!!!!
    bjs,
    Taíse

    ResponderExcluir
  5. Oi, meninas!
    Já está postado sobre o evento ELEGE, onde vocês, aqui de Salvador, se participarem, poderão ter acesso à brochura impressa, no momento do lançamento, ok?
    Vejam lá!
    Bjs,
    Lica

    ResponderExcluir
  6. Telma Maria Dutra P Silva17 de setembro de 2011 às 17:18

    Eu vou ao Geling. Já fiz a inscrição. Até lá Lica!!!um abraço, Telma Dutra

    ResponderExcluir
  7. Beleza, Telma!
    Nos veremos lá!
    Abçs,
    Lica

    ResponderExcluir
  8. Lica...
    Parabéns...
    E muiiito obrigada...
    Mil bjs Li

    ResponderExcluir
  9. Oi, querida!
    Tomara que goste,
    Beijos,
    Lica

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Lica.
    Beijo,
    Eliane

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, Eliane,
    Beijo pra você também,
    Lica

    ResponderExcluir
  12. Olá pró. É muito importante essa prática com os textos de tradição oral, pois possibilita trabalhar a oralidade e a questão dos sons com a educação infantil e as séries iniciais do fundamental de forma lúdica. Parabéns amei os jogos e a aula também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mais sobre isso, Patrícia!
      E indica o EDCB85 no comentário, viu?
      Que bom que gostou.
      Abraço

      Excluir
  13. Muito rica a experiência das apresentaçoes com os gêneros presentes neste livro. Tal qual discutimos em sala de aula, uma grande contribuição para aumentar o repertório do pedagogo nas práticas no ambiente educacional. Escrita, leitura, oralidade, cultura popular tudo presente nesta obra que estimula a busca por atividades que realmente proporcionam eventos de letramento com qualidade.

    Adilio Pereira dos Santos
    6° semestre de pedagogia faces ufba.
    Matriculado no componente: edcb85

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que achou, Adílio!
      Pois faremos agora todos os semestres, também achei bacana!
      Liane

      Excluir