sábado, 23 de fevereiro de 2013

E por falar em diferentes sentidos de uma palavra...


Tem também tirinhas ótimas para isso:

Fui!

9 comentários:

  1. No mundo globalizado, os educadores buscam, a todo o tempo, novas metodologias para desenvolver os conteúdos, em sala de aula, de maneira consistente e, ao mesmo tempo, interessante para os alunos. Neste contexto, as histórias em quadrinhos podem ser utilizadas em qualquer em qualquer nível escolar abordando qualquer tema, pois a variedade de histórias existentes permite, ao docente, identificar materiais apropriados para um assunto, faixa etária específica ou qualquer outra variável desejada.

    Camila T. dos Santos
    Pós-Graduação- UFBA
    JEREMOABO-BA

    ResponderExcluir
  2. Ok, Camila...sim, os quadrinhos são ótimos para se trabalhar na escola!
    Mas, em vez de abordá-los como metodologia, que tal abordá-los enquanto gênero discursivo?
    Só faltou articular de modo mais explícito em sua reflexão, a nossa discussão sobre alfabetização, letramento, leitura e escrita...
    E daria, pois você fala de um gênero de texto, os quadrinho, não é?
    Que tal tentar comentar mais sobre as questões de linguagem? Que tal olhar para essa tirinha em específico, pois trata disso?
    Tente!
    Abç
    Liane

    ResponderExcluir
  3. Oi professora Liane!!!!
    A criança em fase de aprendizagem de leitura e escrita observa tudo o que vê: revistas, cartazes, livros, autdoors. Durante esse processo procura em sua mente relacionar a palavra, o vocábulo com uma imagem que a ilustre.Por isso,a utilização de quadrinhos é positiva no processo de alfabetização, pois leva as crianças ao fascínio pelos personagens, desenhos, anomatopeias, cores etc.
    As tirinhas são importantes recursos pedagógicos, uma vez que tais textos se utilizam de elementos verbais e não verbais para a transmissão de mensagens. Além de explorarem por meio do humor variados personagens e assuntos do cotidiano, facilitando a discussão de temas relevantes.
    Nesse sentido, compreendemos "o ato de ler como um processo discursivo no qual se insere os sujeitos produtores-autor, leitor-ambos sócio historicamente determinados e ideologicamente constituídos.
    Portanto, parabenizo-a e agradeço a professora Liane pela sugestão pertinente e bastante proveitosa!!!!!
    Espero que não demore retornar a Jeremoabo!!!!

    Beijossss!!!!!


    CAMILA T. DOS SANTOS
    CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO-UFBA
    JEREMOABO-BA



    ResponderExcluir
  4. Olá professora Liane!!!!
    Hoje não há mais dúvidas sobre o valor desse tipo de narrativa.Tanto que os quadrinhos são recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e reconhecidos como ferramentas de alfabetização, pois os educandos naturalmente gostam desse tipo de linguagem.
    Outro fato que torna-os atraentes para as crianças é a ligação emocional que elas costumam desenvolver com os personagens. Portanto, é importante disponibilizar várias fontes de leituras para as crianças.

    Espero ansiosa pelo seu retorno a nossa querida Jeremoabo para enriquecer ainda mais nosso conhecimento!!!!!!
    Beijos!!!!!


    TATIANA SILVA DO NASCIMENTO LIMA
    CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO-UFBA
    JEREMOABO-BA

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Tatiana!
    Na alfabetização, podemos também ressaltar o apoio nas imagens para ler os quadrinhos. Mas tem também uma coisa interessante no caso das tirinhas...que é a ironia, a graça, aspectos que exigem bastante do leitor em termos de inferência e construção dos sentidos.
    Como essa aí, que exige que o leitor perceba o jogo com dois sentidos diferentes de onça: onça o felino selvagem e onça medida de volume ou massa, muito usada pelos ingleses.
    Assim, longe de serem textos fáceis, como já se pensou, têm complexidade suficiente para serem produtivos em um bom trabalho de formação de leitores.
    Em breve estarei de volta!
    Abç,
    Liane

    ResponderExcluir
  6. Considero fundamental o trabalho das tirinhas em sala de aula. Elas proporcionam a ambos ( professor e aluno) diversas possibilidades de se trabalhar um mesmo tema, além de ser próximo da realidade. Esse recurso e versátil e pode ser utilizado em todas as disciplinas, além de possuir potencialidades pedagógicas e oferecer suportes para novas estrategias didáticas, as tirinhas deixam qualquer aula muito mais dinâmica e produtiva. Além das imagens favorecerem o exercício da leitura e maior facilidade na compreensão do texto, as tirinhas ajudam as crianças a desenvolverem a criticidade a respeito de um tema ou situação.
    Enfim, sou apaixonada por elas desde cedo e continuo sendo a favor do seu uso não só em sala de aula, mas fora dela também.


    EDCB85- Alfabetização e Letramento
    Mariana Costa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirinha, Mariana, ao contrário do que se pensa, não é um texto simples, justamente por isso que você fala que ela mobiliza. Precisa de competência leitora para interpretar o humor, a "tiradinha", a informação enxuta que ela traz.
      De fato, as tirinhas oferecem várias possibilidades de propostas.
      Abç

      Excluir
  7. Olá, professora! Adoro as provocações que a senhora faz com as tirinhas, que, apesar de curtas, às vezes, nos provocam e nos fazem refletir mais do que longos textos. Para compreender essa, precisei pesquisar o outro significado da palavra onça, pois estava como Calvin, sem entender a sentença. E nesse caso, a graça está justamente aí, pois o amigo responde como se fosse onça, o animal, e não uma "unidade de medida".

    Victória Lago de Moraes, estudante de pedagogia da UFBA, sua aluna na matéria Alfabetização e letramento de 2021.2 (EDCB85-020200-212).

    ResponderExcluir