domingo, 13 de abril de 2014

Leitura e Escrita na Educação Infantil

Só para registrar, posto aqui a palestra que dei para o Fórum Baiano de Educação Infantil, sobre a leitura e a escrita nesse segmento. O momento é muito oportuno para essa discussão, já que com a Entrada da Educação Infantil no sistema de ensino, juntamente com as metas governamentais de alfabetização até os 8 anos (ou 6...essa seria outra discussão...) - ações muito positivas para a educação de nossas crianças - podemos também vislumbrar efeitos negativos dessa junção de ações.
 
Se não houver clareza sobre o trabalho com a leitura e escrita na Educação Infantil, corremos o risco de retomar práticas preparatórias exaustivas ou adiantar práticas do 1º ano do Ensino Fundamental, ferindo concepções de educação dos pequenos e princípios conquistados no trabalho com esse segmento, como a importância do brincar como cultura da infância e modo próprio de aprenderem.
 
Esse é o momento de discutirmos sobre como apresentar, de modo intencional, planejado, a cultura escrita para as crianças pequenas,  como uma prática sociocultural e objeto de conhecimento que lhes dizem respeito também, considerando, no entanto, seus modos de aprender, de construir os conhecimentos e as especificidades da Educação Infantil.
 
 
Abordando concepções e práticas, passeamos pela literatura, os gêneros textuais, a reflexão fonológica, as brincadeiras com a poesia oral, enfatizando o trabalho tanto em termos do letramento, do acesso à cultura escrita, quanto em relação à apropriação gradual do sistema de notação da língua. Acho que a conversa foi boa e espero poder continuar contribuindo com o debate!
 
É isso, minha gente!
Lica

2 comentários:

  1. Oi, Lica...

    Sabe que senti uma alegria gostosa quando li Profª Drª Liane... enfim, vc realmente conseguiu, que gostoso conquistar um sonho após tanto esforço. Queria morar bem pertinho de vc... quem sabe um dia podemos nos conhecer pessoalmente? Um xero!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Susana! Que bom que ainda está aí!
    Esse feito me custou esse afastamento do blog, e só aos poucos vou conseguir retomar. O Facebook do blog tem sido mais ativo, mas adoro esse cantinho aqui e as reflexões mais demoradas que cabem em suas páginas.
    Fico feliz de que ainda me visitem por aqui...
    Pois é, foi muito gostoso mesmo, essa é a palavra. Foi um ano custoso, mas deu tudo certo, e ainda passei no concurso da Universidade... Tô bem feliz!
    Sim, quem sabe possamos nos conhecer...mas enquanto não é assim, vamos mantendo esse contato nessa teia que permite muitos e bons encontros!
    Um grande beijo,
    Lica

    ResponderExcluir