Uni, duni, tê, salamê, minguê...

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Materiais a partir de textos da tradição oral

domingo, 13 de abril de 2014

Leitura e Escrita na Educação Infantil

Só para registrar, posto aqui a palestra que dei para o Fórum Baiano de Educação Infantil, sobre a leitura e a escrita nesse segmento. O momento é muito oportuno para essa discussão, já que com a Entrada da Educação Infantil no sistema de ensino, juntamente com as metas governamentais de alfabetização até os 8 anos (ou 6...essa seria outra discussão...) - ações muito positivas para a educação de nossas crianças - podemos também vislumbrar efeitos negativos dessa junção de ações.
 
Se não houver clareza sobre o trabalho com a leitura e escrita na Educação Infantil, corremos o risco de retomar práticas preparatórias exaustivas ou adiantar práticas do 1º ano do Ensino Fundamental, ferindo concepções de educação dos pequenos e princípios conquistados no trabalho com esse segmento, como a importância do brincar como cultura da infância e modo próprio de aprenderem.
 
Esse é o momento de discutirmos sobre como apresentar, de modo intencional, planejado, a cultura escrita para as crianças pequenas,  como uma prática sociocultural e objeto de conhecimento que lhes dizem respeito também, considerando, no entanto, seus modos de aprender, de construir os conhecimentos e as especificidades da Educação Infantil.
 
 
Abordando concepções e práticas, passeamos pela literatura, os gêneros textuais, a reflexão fonológica, as brincadeiras com a poesia oral, enfatizando o trabalho tanto em termos do letramento, do acesso à cultura escrita, quanto em relação à apropriação gradual do sistema de notação da língua. Acho que a conversa foi boa e espero poder continuar contribuindo com o debate!
 
É isso, minha gente!
Lica