Uni, duni, tê, salamê, minguê...

Uni, duni, tê, salamê, minguê...
Materiais a partir de textos da tradição oral

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Publicação

Oi, gente!

Ando sumida, muito trabalho, reta final de redação da Tese para defesa lá para setembro. Por isso os posts estão rareados e só no Face de vez em quando aparece uma notícia...

Mas logo que essa correria acabar, volto ao blog com força total!

Escrevo hoje para divulgar o lançamento de uma publicação sobre Educação Infantil, que conta com um artigo meu. A publicação, contendo artigos de vários pesquisadores e professores, é intitulada "Estudos e Passagens do Proinfantil na Bahia". 


O meu artigo intitula-se "Tá iquito aqui! Eventos de letramento e as práticas de leitura e escrita antes da alfabetização". 

Esse é um artigo que escrevi já faz um tempo, um pouco depois da apresentação que fiz sobre eventos de letramento no SIEPE de 2010, que está postado aqui. Ele segue essa ideia de discutir sobre o tema a partir de eventos de letramento efetivamente vividos por meu filho Joaquim, minha enteada Dora e algumas outras crianças. Daí o "Tá iquito aqui", frase que ouvi muito de um e de outro e que agora ilustra e ilumina o título de minhas reflexões.

O artigo completo está disponível digitalmente aqui, na página 55 do livro.

Um abraço,
Lica


Referência completa: ARAUJO, L. C. . Tá iquito aqui! Eventos de letramento e as práticas de leitura e escrita antes da alfabetização. In: Mary de Andrade Arapiraca; Lícia Maria Freire Beltrão; Cleverson Suzart Silva. (Org.). Estudos e passagens do Proinfantil na Bahia. 01ed. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 49-64.

7 comentários:

  1. Só posso dizer: Oba!!!!
    Bjs,
    Ana

    ResponderExcluir
  2. É, finalmente o artigo saiu!
    Demorou, mas saiu!
    Bjs
    Lica

    ResponderExcluir
  3. Oi lica,
    Me chamo Andrezza e estou cursando a 4 fase de pedagogia,gostaria de uma ideia sua para fazer um trabalho de alfabetizacao
    Tenho que fazer umas brincadeiras ou jogos ligado a educacao fisica e que trabalhe com a alfabetizacao.
    Aguardo sua resposta.
    Adorei seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andrezza,
    Olha, jogos recreativos, que envolvam a educação física não é algo que seja o meu forte. Teria que pensar...E agora eu não tenho como fazer isso, pois estou numa correria grande com o fechamento de minha tese e o concurso para a universidade.
    Só me veio à mente algo como uma jogo de trilas gigante, cujos pinos sejam as próprias crianças. E aí pode ser uma trilha fonológica - como tem no post do livro O que tem nesta venda, ou jogo com palavras nas casas, que eles teriam que completar, ou pensar em uma lera para mudar a palavra (ex. H: vela - velha; R: pato - prato...), algo assim.
    Realmente só penso nesse tipo de adaptação de jogos existentes para um formato maior...
    Pesquise jogos recreativos...
    Um abraço,
    Lica

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa, o blog está ótimo!

    ResponderExcluir