Ando meio ocupada, mas em breve volto às postagens mais frequentes. Mas não pensem que estou parada. Não, ando matutando novidades...em breve falarei delas.
Por ora, indico abaixo o vídeo do Profa, contribuição ao blog de Lilian Evaristo, que me enviou como sugestão para ajudar na discussão sobre a importância do trabalho com letras móveis na alfabetização, em contextos de produção de sentido.
O modo de proceder que vemos no programa, de as professoras encaminharem as intervenções, as dinâmicas propostas, elucidam muito do trabalho com alguns dos materiais que confeccionamos nas oficinas.
Vemos no vídeo crianças no esforço de pensar, compartilhando possibilidades, buscando respostas junto, avançando em suas hipóteses. Quase vislumbramos fumacinhas saindo de suas cabeças ao tentarem dar conta dos desafios que o sistema de escrita oferece. Vale à pena dar uma espiadinha!
Para os que foram meus alunos, é a chance de rever, já que assistimos a alguns desses programas do Profa em sala, lembram? Para os que não conhecem, uma dica para pesquisarem mais no youtube.
Eis o filme:
Obrigada pela sugestão, Lilian,
Abraços a todos e até breve!
Lica
P.S. O trabalho ali é de escrita de títulos de histórias de assombração, lendas inclusive, que certamente ouviram, comentaram, se apropriaram... Lembrem-se de que o espírito é sempre esse, explorar os textos como textos, fruir deles e não torná-los apenas um contexto vago e um pretexto para a reflexão sobre o sistema, ok?
P.S.2: E por falar em assombração...Para histórias bem legais de morte (com sua foice e capa preta), diabo, gigante...e bichos também, sugiro os livros de Ernani Ssó, maravilhosos, da Companhia das Letrinhas, coleção narrativas do Folclore. Bem interessantes.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi, Lilian,
ResponderExcluirValorizo muito as colaborações que recebo de vocês e sempre vou dar crédito das sugestões, materiais, propostas. Aliás, o blog é também para essas trocas e acredito muito que o incentivo de vocês entre vocês mesmos é bem importante.
Continue participando e colaborando.
E qualquer outra coisa, pode escrever!
Aguardo as fotos, para mim é muito estimulante ver o que meu trabalho ressoa no de vocês.
Abraço,
Lica
E aí Lilian, não disse que ia gostar deste blog tão legal?
ResponderExcluirjá está até contribuindo, muito bacana!
Um abraço,
Ana
Obrigada Lica, por citar meu nome, fiquei super feliz....
ResponderExcluirEstes dois meses estão bem corridos, (avaliação, reunião, fechamento de notas, etc.), mas assim que puder envio as fotos, que já tirei com os meus alunos trabalhando com os joguinhos que preparei com as sugestões do blog e sua ajudinha é claro....
Obrigada por tudo boa sorte em seu trabalho...
Um grande abraço.....
Oi, Lica,
ResponderExcluirTudo bem?
De fato, relembrei-me de suas suas aulas... Das discussões a partir dos vídeos, de seus comentários, intervenções e até de algumas ressalvas que fazia em relação a alguns programas ou algo apresentado em algum deles.
Lilian! É bom ver outras pessoas participando e colaborando com o blog, pode acreditar, essa pró é dez!
Beijos,
Leila
Oi, Leila,
ResponderExcluirAssim fico vermelha! Ela é tiete da alfabetização, viu, gente?!!!
Mas que bom que você tem esse carinho por nossos estudos. E obrigada pelo reconhecimento por meu trabalho.
Beijão,
Lica
O abcedário possui uma função fundamental na educação infantil. Sabemos que o alfabeto é a principal base no mundo da linguagem e de fala. E que, especialmente é o norteador para o mundo das palavras que são feitas de sons e letras. Contudo,para que se haja um bom aprendizado, é de fundamental importância à introdução das letras e sua composição no alfabeto, seja em casa, na escola, o ato de ensinar o alfabeto é um marco tanto na vida de quem ensina ou de quem aprende, devendo ser ensinado com dedicação e qualidade. Ideias e materiais como esses, devem ser compartilhados!
ResponderExcluirMariana Costa
EDCB85- Alfabetização e Letramento
As letras têm seu valor no contexto das palavras, dos dizeres...Em si mesmas ou na ordem não têm muito interesse para as crianças pequenas.
ExcluirO importante é aprender sobre elas como caracteres da escrita - que envolve dizer coisas, usá-las para construir discursos, aprendê-las para se apropriar de um sistema que nos ajuda a interagir pela linguagem.
O problema é ensinar as letras às crianças pequenas de forma mecânica, descontextualizada, pouco significativa para elas. Coisa que acontece muito, ainda...
As crianças querem saber das letras por conta dos textos, das palavras. E não o contrário, as letras prévias à linguagem, né?
Liane