Oficinas, recursos e estratégias didáticas para a alfabetização
segunda-feira, 1 de abril de 2019
LETRAMENTO, O VILÃO DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL? – POST 1
POST 1 - Introdução - análise inicial das premissas do vídeo; concepção de letramento, de funções sociais e práticas letradas; letramento é uma invenção do construtivismo?
O ponto de partida dessa
e das próximas postagens, que fazem parte da série sobre a situação das
políticas de alfabetização nesse governo, é a análise do vídeo do canal de
Youtube “Como educar seus filhos”, de Carlos Nadalim, o nosso atual secretário
de alfabetização no MEC, que tem como título “Letramento, o vilão da
alfabetização no Brasil”. Essa é a primeira postagem da série, após a de
contextualização, que chamei de POST 0. Há um post com o "sumário"
dessa série, para ajudar a "se achar" nos textos. Pode procurar
também no marcador "Políticas públicas de alfabetização". Todas as
postagens dessa série estarão lá. Para saber mais sobre Carlos Nadalim, ver aqui.
Mas vamos ao vídeo. O título do
vídeo, afirmativo – diferente do título dessa postagem, interrogativa –, já
causa bastante estranheza...estranheza essa que se confirma ao assisti-lo.
Claro que o vídeo é anterior a seu posto na pasta do Ministério e ele fala aí
de outro lugar, teremos que esperar para ver o que e como ele falará e
encaminhará as questões, efetivamente, como secretário no MEC. Mas é importante
entendermos o que ele pensa, o chão que ele pisa, para vislumbrarmos o que
esperar dessa gestão na secretaria. Por outro lado, essa postagem não se reduz
a analisar e criticar o vídeo, é também uma oportunidade de discutirmos
diversas questões envolvendo o campo da alfabetização e prepararmo-nos para
esse enfrentamento, seja na Universidade, formando professores, seja nas redes
dos municípios, que, por conta dos financiamentos da educação, talvez sejam
tentadas a “comprar” essas políticas federais. Assim, a crítica ao vídeo é
também oportunidade de discutirmos questões que são importantes enfrentarmos,
bem como minha contribuição para desmistificar assertivas que não se sustentam
nas argumentações que, possivelmente, vão vir de lá. Vejo comentários
favoráveis e cheios de elogio a Nadalim, sempre baseados em premissas errôneas
e avaliações leigas de sua qualificação. Nós, professores e futuros
professores, não podemos cair nessa! Como bem disse minha colega na Faced
e forte aliada nas lutas no campo da educação e linguagem, Giselly Lima, além
das premissas equivocadas, das falácias, da desonestidade intelectual, que irei comentar aqui, é revoltante a edição do
vídeo, a retórica para beneficiar suas assertivas mal-amanhadas, os exemplos fraudulentos, pois fora de contexto, as
falsas relações de causa e efeito, que ele força parecerem naturais... Se analisarmos bem, tem sofismas, deduções falsas, tudo levando, certamente, a um argumento bastante autoritário. Como disse Giselly, ele força interpretações do que é dito para reforçar, por vezes, o
oposto do que é dito, e dou, como exemplo, enfatizar e encaminhar a seu favor, falas descontextualizadas de José Morais, e distorcer falas de Magda Soares. Só isso já merecia mais do que as respostas dela na mídia, a manifestação da ABAlf, e nossas indignações todas. Merece
denúncia! Esse vídeo merecia, inclusive, uma análise de discurso. Quem se habilita?
Agora, como há aspectos do campo teórico e
didático que, de fato, contribuem para o engendramento desses discursos
críticos à alfabetização proposta nas políticas públicas e nos discursos
pedagógicos até aqui, vamos nos dedicar a analisar as premissas, as argumentações, para além do mau caratismo. Precisamos enfrentá-las! Por isso, sem defesas cegas, vou
analisar também as limitações que dão brechas à defesa de que a solução para os
problemas de alfabetização seja a questão dos métodos e que o método fônico é a
alternativa única a uma didática que negligencia o ensino sistemático do
sistema alfabético.
Assim, esse será mesmo um textão! Por
isso, de dividi-lo em várias postagens, numeradas e linkadas, para facilitar a
leitura sequenciada (ou não), vou também tentar dividi-lo em partes, quando achar necessário. Mas é
textão, aviso logo. Inclusive, montei meu componente de Alfabetização e
letramento, da graduação em pedagogia na UFBA, esse semestre, em torno dessa
discussão, e é material de estudo com os estudantes. Ou seja, é um post de
estudo, de esclarecimento, de luta – não me cobrem concisão! Combinado? Para
resumos, posts rápidos e com maior circulação – fan page do blog no Facebook!
Lá tenho também divulgado esses posicionamentos.
1. Para começar...
O vídeo já começa com esse título
inadmissível: letramento = vilão. Mas vamos por partes, desmisturando o que
está aí misturado, desmistificando certezas, premissas postas, falácias.
Na chamada do vídeo afirma-se: “No
Brasil, sobra letramento, mas ler e compreender textos bem é raridade. Conheça
um dos graves problemas educacionais que impede nossas crianças de aprender a
ler com eficácia”. Já aí aparece a incompreensão do conceito de letramento, de
sua amplitude, e de que ler e compreender textos faz parte desse processo. É
como se ler e compreender não fizesse parte do letramento. O vídeo contém, ele
mesmo, inúmeros equívocos conceituais, como esse.
Mas, primeiro, assistam ao vídeo, se
já não assistiram. E tem a postagem no blog dele também.
O vídeo começa falando de informar e
instruir os pais para a tarefa de “livrar seus filhos do analfabetismo
funcional”. Ora, à parte a desqualificação da escola nessa fala, que comentarei
depois, o uso de tal conceito – analfabetismo funcional – parece inadequado aí.
Analfabetismo funcional refere-se, justamente, a quem tem algum domínio da
técnica de decifração e codificação do escrito, mas que não consegue
interpretar e produzir textos simples, ou seja, fazer uso desse conhecimento
técnico – conhecimento técnico que é o foco do método que ele defende. Analfabetismo
funcional equivale justamente a um baixo grau de letramento, não a não saber
decifrar. E se ele acha letramento vilão, há contradição aí...Mas não é
contradição, é desconhecimento mesmo! Ou seja, novamente sua fala denuncia a
incompreensão conceitual que reina em suas argumentações. Se o pressuposto está
equivocado, não tem como todo o resto não estar.
Embora, no video, Nadalim reconheça
que a questão da alfabetização é complexa e envolve problemas de diversas
ordens – que “estamos cansados de saber”, segundo ele diz com certo desdém –
enfatiza a questão dos métodos, dos procedimentos de alfabetização que
considera ineficazes, e a formação dos professores baseadas em teóricos e
práticas que ele julga, enfaticamente, como ineficazes, responsabilizando-os,
de algum modo, pelos fracassos da alfabetização das crianças (e aqui não entram
os outros problemas mais amplos, que ele deixa para trás...não se fala em
investimentos na estrutura das escolas, em valorização do profissional docente,
etc...).
Nem vou comentar sobre
sua vaidade exposta, quando se apresenta como o portador do Relatório do grupo de trabalho
sobre alfabetização infantil, em 2017, ao deputado federal Diego Garcia, membro
da comissão de educação, talvez já costurando sua possibilidade de estar
contemplado com alguma pasta no governo (note-se que esse relatório foi
apresentado,em 2003, à Câmara dos
Deputados, evidenciando a
polarização, referenciada, equivocadamente, como construtivismo X
método fônico); quando mostra “para quem não sabe” (!!!) o Diploma de Mérito
dado pela comissão de educação (o próprio deputado Diego Garcia é que foi a
Londrina entregar!!!), por ter sido indicado ao prêmio Darcy Ribeiro de
Educação 2016, prêmio que é realizado anualmente pela Comissão de Educação e
pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (indicado por quem mesmo?); e quando
indica as entrevistas com especialistas (de uma perspectiva única) que
entrevistou no seu blog, tudo isso como trunfos prévios para qualificar e
validar suas afirmações posteriores....e muitas costuras com intenções à
frente! Mas preciso indicar que prestem atenção como ele fala dos autores/pesquisadores que traz para supostamente validar sua perspectiva, principalmente José Morais, revelando seu complexo de vira-lata colonizado que precisa de tutelas teóricas estrangeiras, e elas têm, sempre, a última palavra. Nenhuma referência de identidade nossa (porque as nossas não prestam?), nenhum contraditório que nuance suas certezas inabaláveis...
Ao criticar a BNCC por continuar
propondo uma perspectiva construtivista (veremos adiante as inúmeras confusões
que faz em torno disso), diz ironicamente que o documento fez algumas CONCESSÕES
(sic!!!) à abordagem fônica, mas, segundo afirma, de forma muito confusa.
Concessões? Com isso, ele pressupõe que apenas a abordagem fônica assume a
importância da apropriação do princípio alfabético do sistema de escrita pelas
crianças, o que é uma visão completamente equivocada. Em seu e-book reaparece
essa ideia de que o método fônico visa o princípio alfabético, como se nenhum
outro visasse. A sua abordagem, o seu método fônico sintético, não é “dono” da
abordagem do sistema alfabético, não é o único que visa à apropriação do princípio
alfabético pelas crianças, nem mesmo da abordagem do phonics que, no Brasil, tem sido associado diretamente ao método
fônico, usado erroneamente como sinônimo daquele método.
Ele critica também a visão de que a
alfabetização só exista no contexto do letramento. E quando explica, a partir
de pergunta retórica irônica “o que é letramento?”, recorrendo à fala de Magda
Soares – uma das “mães do letramento”, como ele diz com risinho irônico no
canto da boca – se apega na expressão “funções sociais”, para arrogantemente
debochar da autora, aparentemente “concordando” com ela, mas deixando nas
entrelinhas a insinuação de que isso não é o importante, e forjando uma relação
dessa expressão com uma suposta ideologização... Compreender a expressão
“funções sociais” como algo necessariamente ideologizado é outra grande
incompreensão conceitual. Funções sociais diz respeito a que funções a
escrita/os gêneros de texto têm em diversas práticas/situações comunicativas da
sociedade em que circulam. Nesse sentido, a fruição estética da literatura; a
função instrucional, injuntiva, e de registro da memória implicadas em uma
receita de bolo; a função injuntiva de um manual de instrução; a função lúdica
de um trava-línguas infantil; a função informativa, argumentativa, de uma
reportagem ou artigo de opinião em jornal; tudo isso envolve funções sociais
desses gêneros. Até mesmo escritas pessoais, como um diário íntimo, que
escrevemos para nós mesmos, tem função social – escrevê-los é uma prática em
nossa sociedade, mesmo que não seja para interação com outros sujeitos. O
diário é um texto que tem um quem escreve, para quem, para que, um quando dizer
o que diz e um como dizer, tem características discursivas socialmente
estabelecidas, é regulado socialmente (sabemos que é íntimo, lê-lo sem
consentimento é, a depender da situação, violá-lo), quando publicizados, também
sua recepção é estabelecida - sabemos as características do gênero. O fato de
um texto concreto não mediar uma interação concreta com outro indivíduo,
não tenha uma resposta concreta de um outro, não significa que o gênero textual
não se constitua socialmente e não tenha função social. Enfim...é uma
prática social, com funções sociais. Bem como uma lista de compras para si
mesma, anotações na agenda... Todas essas práticas são sociais, mediadas por
gêneros com funções sociais, com objetivos no âmbito da situação comunicativa,
ainda que para si mesma. Uma lista de compras para nós mesmos serve para não
esquecermos de nada – somos nós mesmos o destinatário daquele texto, cuja
função social é registrar algo para lembrar – a função de registro é uma função
social da escrita. É impressionante como até mesmo autores de peso fazem essa
confusão de achar que função social diz respeito apenas a textos engajados ou
de comunicação funcional com outros sujeitos. E se é assim, o que esperar de
Nadalim, não é? E quando se quer ver cabelo em ovo...se implanta cabelo em ovo.
Sua argumentação, em um momento do vídeo, desemboca na constatação de que há
uma insistência nessas “práticas sociais” de leitura e escrita, como se essa
expressão – insisto – tivesse um teor ideológico necessariamente nefasto. E
ironiza novamente. Em suma, ele não sabe o que significam práticas sociais,
função social, por isso, não sabe o que significa letramento.
Agora, um adendo: argumentar isso não
significa retirar a força sociopolítica do conceito de letramento, não. Afinal
de contas, como aprendemos com Bakhtin, a linguagem não acontece em um vácuo
social, os textos – sejam eles orais ou escritos – não têm valor fechado em si
mesmos, mas articulados aos interlocutores situados no mundo social, histórico
e político.
O argumento de Nadalim, falando sobre as crianças, segue na lógica do “se
não sabem o básico” – para ele, o funcionamento alfabético – como vão se ocupar
de funções sociais? Ou seja, vê a alfabetização propriamente dita como
pré-requisito para o letramento, coisa que inúmeros autores – não apenas Magda
Soares – relativizam. Ele pergunta: “Como é que elas vão ainda compreender e
interpretar textos (...)”, como vão compreender a função social de algum
gênero, se ainda não sabem relacionar grafemas e fonemas? Pois é, seu
Secretário...você não entendeu o conceito de letramento, você não sabe o que é
alfabetizar em contexto de letramento, você não sabe que as crianças estão
inseridas – se têm oportunidade para tal – no contexto de letramento, muito
antes de se alfabetizarem. Você subestima as crianças, que muito querem saber
sobre os textos e a língua se tem oportunidades de conviver amplamente com a
cultura escrita. E desde muito pequenas! Muitos autores discutem sobre os eventos de letramento ligados a práticas sociais letradas, que envolvem crianças pequenas e adultos não alfabetizados. Mas basta observar as crianças - elas mesmas confirmam isso!
O curioso nisso tudo é que Magda Soares, da qual ele debocha, sem
nenhum respeito, tem sido uma voz importante no campo da alfabetização, para,
justamente, não só defender o letramento, quanto defender a importância do
ensino explícito e sistemático do funcionamento alfabético, ao lado da inserção
das crianças na cultura escrita. Mas, sinceramente, ele não parece ter lido a
autora, e ainda assim, se julga em posição de criticá-la. O livro que empunha,
como bandeira, no vídeo, é um dos mais antigos da autora, de 1986 (!!!), “Linguagem e escola: uma perspectiva
social”, importante, mas que centra a discussão nas relações entre
linguagem, escola e sociedade e, especialmente, na variação linguística, para
compreender a questão do fracasso escolar de sujeitos das classes
desfavorecidas, no ensino de Língua Portuguesa – temática mais específica do
que as que a autora aborda hoje. Mas claro que ele ia escolher esse para
empunhar, não é? Lá, quando a análise do fracasso escolar e sua relação com a
variação linguística era uma questão premente, ela afirma que é “inadmissível
deixar de vincular o ensino da língua materna às condições sociais e econômicas
de uma sociedade” (SOARES, 1991, p.78). Ele recorta o que quer, para
validar suas críticas. Porque não empunhou o livro de 2016, último da autora?
Porque lá tem muitas coisas com as quais ele mesmo teria que concordar, não
fosse tão sectário. Secretário sectário!
Só alguém que não entende os conceitos
e não conhece a realidade de crianças tentando interagir com a escrita pode
subestimar a tal ponto as crianças, para afirmar que elas só conseguirão
aprender o sistema alfabético se for de forma instrumental, descontextualizada.
Sim, é preciso planejar situações de aprendizagem e estratégias didáticas
específicas para refletir sobre a notação da língua e sua base fonológica. Quando
Magda defende que a alfabetização se dá ao mesmo tempo que o letramento, está
falando de aprender o sistema como objeto cultural que se aprende nos processos
reflexivos, cognitivos, mediados pelos professores, no contexto da linguagem
viva, das práticas sociais significativas de leitura e escrita – aprende o
sistema para ampliar a participação nas práticas letradas. E isso porque
concebe a linguagem como interação social e o funcionamento da escrita
alfabética não como pré-requisito ou instrumento para a aprendizagem, mas como
um objeto de ensino efetivo, que é a escrita alfabética, usada para comunicar
os diversos textos, de diversos gêneros, em diversas situações comunicativas,
para interagir através da linguagem escrita. Mas essa visão de linguagem não
parece preocupá-lo, não é? É uma visão de linguagem perigosa para os que querem
que as camadas menos favorecidas fiquem restritas à língua como um código. Sim,
eles precisam ter acesso ao funcionamento da notação da língua, mas precisam
ter acesso a muito, muito mais!
2. Para continuar...
Bom, mas vamos lá, ainda tem muito. Vamos
analisar a afirmação que o youtuber faz nesse vídeo de que “no fundo, o
letramento nada mais é do que uma reinvenção construtivista da alfabetização”
e, mais adiante “o letramento é, em suma, a aplicação do construtivismo no
ensino de leitura e escrita. Ponto final. É uma reinvenção construtivista da alfabetização”.
Quanto descalabro! E quanto autoritarismo nesse “ponto final!”. É certo que, no
campo dos debates acadêmicos, há divergências conceituais e, embora, no geral
todas as perspectivas estejam atentas aos aspectos socioculturais da escrita,
os conceitos de alfabetização e de letramento não são sempre os mesmos nos
diferentes aportes teóricos. Nem todas as perspectivas assumem o letramento
como um conceito necessário, preferindo falar em alfabetização mesmo, abarcando
tanto as questões relativas ao sistema quanto à cultura escrita. Mas a despeito
dessas divergências, nenhuma perspectiva – salvo a que Nadalim traz – vê de
forma negativa esse aspecto sociocultural da escrita e de seu ensino, que pode
ser referido como letramento por uns, como cultura escrita por outros, como
alfabetização por outros. Ele coloca essa visada sociocultural da escrita como
o vilão da alfabetização!
Além disso, não há nada mais
equivocado do que dizer que o letramento é um conceito do construtivismo. Trata-se
aí de uma incompreensão gigantesca do campo das teorias que embasam as
concepções de alfabetização. Os estudos do letramento colocam foco nos aspectos
socioculturais da escrita. O construtivismo é, originalmente, uma teoria sobre
o processo de aprendizagem, relativa à epistemologia piagetiana. Depois,
agregou outros aportes, mas é, essencialmente, isso. A própria Emilia Ferreiro
– que desenvolveu sua pesquisa psicogenética sob o aporte do construtivismo
piagetiano – prefere não usar o termo letramento. O que ela refere como cultura
escrita é similar, quando defende a alfabetização no contexto das práticas de
leitura e escrita que circulam na cultura. O uso do termo “construtivismo” se
ampliou para abarcar outros aportes e é fato que terminou por constituir um
conceito vago, para o qual conflui diversos princípios, inclusive a questão de
aprender a ler e escrever no contexto das práticas de leitura e escrita. É
certo também que, no discurso pedagógico e em propostas das políticas públicas,
esses aportes – os estudos do letramento e a perspectiva construtivista – vieram,
muitas vezes, relacionados, complementando-se. Nos PCNs, por exemplo, há,
inclusive, certo apagamento da especificidade dos estudos do letramento e sobre
os gêneros discursivos, tudo isso sendo colocado na conta do construtivismo.
Mas justificar colocar tudo no mesmo saco pelos usos diversos de um conceito e satisfazer-se
com essa miscelânea para falar sobre o campo da alfabetização é uma
irresponsabilidade. Ainda que Nadalim fale para pais, leigos, essa distorção é
de má fé.Em vez de esclarecer,
obscurece, distorce, simplifica.
Atacar essas diferentes perspectivas –
a perspectiva do letramento e a perspectiva construtivista – como se fossem uma
coisa só, contrapondo-as, em conjunto, ao método fônico, é uma aberração
teórica, uma total imprecisão conceitual, e um modo altamente simplório de ver o
campo da alfabetização hoje, que conta com diferentes concepções em conflito ou
em diálogo. Confundindo numa coisa só concepções diversas, ele achata um campo
complexo reduzindo-o a uma disputa binária – todas elas, igualadas e
polarizadas, em conjunto, ao método fônico, apresentado como uma farcesca
novidade. Mesmo em diálogo (nem sempre, mas frequentemente), essas perspectivas
que ele ataca, amalgamadas, não são equivalentes, e a serem colocados no mesmo
saco. Há grandes diferenças. Um artigo de Mortatti, de 2010, aborda isso muito
bem. Porque, sim, essa reedição da defesa do método fônico não começou com
Nadalim, com esse governo, há uma tentativa antiga, desde o início dos anos
2000, de enfrentamento da perspectiva fônica em relação à hegemonia do
construtivismo nas políticas públicas. Esse enfrentamento, por vezes chama ao
diálogo com pesquisadores que colocam foco na perspectiva fônica – e temos
mesmo que debater –, mas, na maioria das vezes, associando-se a fônica
exclusivamente ao método fônico, chama ao confronto polarizado e desrespeitoso
com os pesquisadores de outras perspectivas. Como já era, antes, com João Batista Araújo e Oliveira (Instituto Alfa e Beto) e os Capovilla - e aqui, nesse outro artigo, de 2008, Mortatti aborda essa questão, analisando a proposta de Capovilla. E é desse lado que está o
secretário, insuflando, como nenhum outro, a animosidade. E sem argumentos sólidos, sem conhecimento de causa, sem estudo próprio...
A despeito de esclarecimentos
recorrentes de autores consagrados no campo, inclusive especialistas da
história dos métodos e concepções de alfabetização, no vídeo, Nadalim mistura
construtivismo e letramento a todo momento, como se fossem sinônimos. Os
estudos do letramento são estudos que não vieram associados à teoria
construtivista nem à didática de cunho construtivista. Há uma tradição
internacional e nacional de estudos sobre o letramento, como estudos de Brian
Street, Shirley Heath, do New London
Group, dentre outros, e os estudos brasileiros de Ângela Kleiman, Leda
Tfouni, Silvia Terzi,Roxane Rojo, e
outros tantos autores, que em nada se aproximam da perspectiva construtivista. Letramento
diz respeito às práticas sociais de leitura e escrita, às situações comunicativas
e aos gêneros discursivos de diversas esferas dacomunicação humana e relaciona-se a uma
concepção de linguagem como interação social. Desde cedo, crianças que têm
oportunidade para tal se relacionam com muitas práticas letradas e aprendem
muito sobre os usos e funções da escrita em diversos gêneros de texto, podem
produzir discurso escrito, ainda que via oralidade, via escriba, e podem
compreender o discurso escrito, para além da decifração do escrito. Ignorar
essas aprendizagens é negar às crianças o acesso à cultura escrita, da qual
elas fazem parte, com a qual interagem, mais ou menos, a depender das
oportunidades familiares, sociais e escolares que têm para tal. Argumentar que
esse contexto é menos importante ou atrapalha a alfabetização é querer reduzir,
novamente, a linguagem a algo técnico, instrumental, neutro – bem ao gosto dos
interesses de quem não quer formar sujeitos conscientes e críticos, capazes de
ler, interpretar, compreender e se posicionar sobre os textos e sobre o mundo.
É importante ressaltar, no entanto, que não é o phonics que é, em si mesma, uma
perspectiva conservadora, necessariamente, ou até uma espécie de “complô da
direita”, massim o modo como essa
ênfase na fônica se dá, sob que organização discursiva e, sobretudo, ao ser alçada
não apenas a assunto educacional, mas a assunto político e religioso, como é o
caso (o e-book de Nadalim, de 2015, refere, na introdução, a um suposto recebimento
de sinal de Santa Teresinha do Menino Jesus que o iluminou a seguir o caminho
que seguiu na educação. E além de todas as motivações políticas e editoriais
que envolve, é digno que nota que ele refere, igualmente, ao “Curso Online de
Filosofia”, de Olavo de Carvalho, que, no cenário político atual, o indicou ao
MEC).
Ou seja, gente, está difícil de
engolir essa forçação de barra para letramento virar sinônimo de construtivismo.
No próximo post, continuação deste, analisaremos mais a fundo essa confusão de
letramento e construtivismo, pois é uma premissa equivocada básica para o
letramento ser tachado como o vilão da alfabetização.
EDCB85 Ana Virginia Gomes dos Santos O vídeo com a entrevista de Nadalim (Secretário de alfabetização no MEC) retrata mais um absurdo vindo do Governo atual. Alem de afirmar que o Letramento impede que as nossas crianças de aprender a ler com eficácia.Nesse mesmo vídeo ele traz severa critica a formação dos professore e os métodos ensinados. Ele rebate o posicionamento da estudiosa em educação Magda Soares, que dedicou a sua vida nos estudos sobre a alfabetização. A minha preocupação é aonde vai para a educação nesse governo de amadores, aonde o presidente coloca pessoas despreparadas para comandar pastas de extrema importância.
Professora, Nadalim não fala só para pais leigos, ele tem conseguido atingir alguns professores que se mostram totalmente favoráveis ao "seu método", como ele faz questão de afirmar. Hoje o vídeo está desabilitado para comentários e os antigos foram apagados. Acho que esse assunto deu pano para manga. Teve o comentário de uma professora que me chamou a atenção na época, lembro que ela escreveu que o construtivismo destruiu a alfabetização. Como você pontuou no texto "Os estudos do letramento são estudos que não vieram associados à teoria construtivista nem à didática de cunho construtivista", será que essa "professora" não deveria saber disso? Há um outro vídeo "Alfabetizar aos 4 anos é prejudicial?" de 2015 em que ele sinaliza que pais que fizeram seu curso 'Ensine seus filhos a ler" conseguiram alfabetizar seus filhos aos 4 anos de idade com o seu método, o fônico. Ele diz que é possível alfabetizar crianças dessa idade porque a idade linguística é diferente da idade cronológica. Não consegui encontrar trabalhos que falem sobre a idade linguística, talvez eu não tenha procurado direito. Só sei de uma coisa, ele se coloca como o mago da alfabetização kkkkkk brincadeiras à parte, parece que ele já estava preparando terreno para o Homeschooling. Fico pensando no quanto esse povo vai faturar com cursos e materiais didáticos para treinar pais. Aline Rocha EDC B85 Alfabetização e Letramento Quinta-feira 18:30 - 22:10
Sim, Aline! Infelizmente, fala para leigos ou para professores desavisados...ou ainda para parte de professores que, descontentes com a negligência da didática construtivista com o ensino do funcionamento alfabético, acham que a única alternativa válida é o método fônico. Ele é um engodo. Há pesquisas sérias sobre plasticidade cerebral, mas achar que alfabetizar crianças de 4 anos é treinar as crianças a relacionar letras a sons isolados dessas letras, é de uma desonestidade intelectual sem fim. Sim, sua propaganda de homeschooling valoriza o trabalho do canal dele, seus cursos, não é? Todo o seu discurso é baseado na desqualificação da escola, dos professores, da Universidade que os forma e de todos os especialistas que não sejam da perspectiva que ele defende. Isso mesmo...vão faturar muito! Esse filão é que move tanta animosidade...
EDCB85 – Dandara Daltro É nítido que tudo dito por Nadalim no vídeo, é um desserviço para quem realmente se preocupa com a educação, em um modo geral. O que mais me preocupa são as estratégias utilizadas por este para validar o seu discurso, que não possui fundamentos. 1. Utilizar nomes de “prestígio” para que, quem ouça, tenha a impressão de que há uma fundamentação e aprovação de quem está atuando no campo – todos homens, brancos e cis, diga-se de passagem... E, se eu estudei História corretamente, há evidentemente um problema quando está é contada apenas por esta classe privilegiada. 2. Apropriar-se uma verdade, que é o analfabetismo no Brasil, e, através da retórica, colocar a culpa no letramento. Mesmo que este termo não seja usado em seu sentido verdadeiro no vídeo, o que buscam os brasileiros se não culpados para aliviar a participação de cada um no processo? 3. Pegar o discurso de uma mulher e ridicularizá-lo. E isto o senhor Carlos Nadalim faz durante todo o vídeo. Através da retórica, utiliza os próprios fundamentos de Magda Soares para distorcê-los em favor do que ele defende. Qualquer um que saiba, minimamente, a perspectiva de alfabetizar letrando, identifica as falácias e contradições que vão sendo trazidas. Cabe a nós, nos apropriarmos ainda mais da área, afim de ter força e argumentação contra desserviços como este.
Olá, Dandara! Excelentes reflexões! Não recorreu a nenhum mulher do campo da ciência cognitiva da leitura, massacrou duas de forma desrespeitosa, apelativa, e, de fato, utiliza e enfatiza os nomes de autores prestigiados para validar seu discurso. Todos homens, todos conservadores. Todos almofadinhas engravatados que se acham o suprassumo da ciência. É até nojento esse estratagema de pegar uma verdade ampla e trazer, falaciosamente um antídoto, colocando a culpa (retoricamente, como vc disse) em um aspecto que ele estica a seu bel prazer, para criticar. Muito bom seu comentário!
EDCB85 Natália Carneiro Monte No vídeo ele faz críticas a Magda Soares que defende o letramento e também a importância do ensino explícito e sistemático do funcionamento alfabético, ao lado da inserção das crianças na cultura escrita.Ele acha que as crianças só conseguirão aprender o sistema alfabético se for de forma instrumental, descontextualizada.Mas Magda Soares defende que a alfabetização se dá ao mesmo tempo que o letramento.Isso ocorre quando se faz reflexões tendo o professor como mediador da situação.Deve-se salientar que é através do ensino da escrita alfabética que os alunos vão desenvolver diversos textos, de diversos gêneros e em diversas situações.Não devemos misturar letramento e perspectiva construtivista, no campo da alfabetização.Eles não são equivalentes, há grandes diferenças.O letramento não é um conceito do construtivismo. Os estudos do letramentos colocam foco nos aspectos socioculturais da escrita.Ao passo que o construtivismo é uma teoria sobre o processo de aprendizagem, relativa à epistemologia piagetiana. No vídeo Nadalim mistura construtivismos e letramento, como se fossem sinônimos. Letramento diz respeito as práticas sociais de leitura e escrita,às situações comunicativas e aos diversos gêneros que existem. É de suma importância o contato e a interação com a cultura escrita, isso refletirá em sujeitos conscientes e críticos capazes de ler e interpretar o mundo. Há necessidade de se investir na formação dos professores, no conhecimento didático em relação aos procedimentos utilizados para se apropriar da língua escrita.Essa apropriação deve envolver muitas reflexões e não de maneira mecânica como o método fônico propõe.
EDCB85- Natália Carneiro Monte Analisando a situação política de alfabetização com base no vídeo "Como educar seus filhos" de Carlos Nadalim, atual secretário de alfabetização no MEC, que tem como título "Letramento o vilão da alfabetização no Brasil, nota-se que a alfabetização não é uma questão de métodos a serem usados, mas sim o ensino sistemático do sistema alfabético.O vídeo contém muitas questões que nos confundem, por exemplo quando salienta que ler e compreender não fazem parte do letramento.Ele cita também o analfabetismo funcional, que são pessoas que conseguem decifar e decodificar o que está escrito, mas não interpretam e não produzem textos simples, rebate-se essa afirmativa se considerarmos que o analfabeto funcional apresenta um baixo letramento. No meu entender acho que houve uma incompreensão de conceitos em suas argumentações. Nadalim diz que a questão da alfabetização é complexa e envolve métodos e procedimentos de alfabetização que considera ineficazes, e que os professores são responsáveis pelos fracassos da alfabetização das crianças.Faço as seguintes perguntas: Então há necessidade de se investir mais na capacitação do professor alfabetizador? Quem comanda todos essas questões sobre alfabetização deveria ter mais vivencia sobre o assunto e considerar os pressupostos dos estudiosos. No decorrer do vídeo ele critica também a BNCC por propor uma perspectiva construtivista da alfabetização.Ele acha que apenas a abordagem fônica que é importante para a criança se apropriar do sistema alfabético. Temos que pensar seriamente sobre isso. Ele faz críticas ao pressuposto de que a alfabetização só acontece , exista no contexto do letramento, e desconsidera as opniões de Magda Soares, sobre as funções sociais do letramento.Ele tece muitas críticas aos dizeres de Magda Soares, mas dá para perceber que ele pouco entende do assunto a que se propôs. Eu como aluna do curso, acho que todas as diversas práticas sociais levam ao letramento. Depois de muita discussão sobre o assunto percebo que na medida que se ensina as técnicas de codificação e decodificação ocorre o letramento, concomitantemente. Concluo com tudo que diferentemente do que aparece no vídeo o letramento não é vilão da alfabetização!
Natália, Acho mesmo que além de pouca compreensão - ele não é lá especialista no campo - há é má-fé mesmo. Não má fé por defender a abordagem fônica - isso não! Há pesquisadores sérios na área, a ciência cognitiva tem pesquisas que é preciso, de fato, considerarmos. Agora, com interpretação pedagógica... Abordar a dimensão fônica, no entanto, não significa abordar SÓ essa abordagem, nem necessariamente da forma mecânica, sintética, que Nadalim propõe. Sim, fica bem claro que ele repete coisas que nem ele entende direito, até mesmo do campo teórico que ele abraça...Só um adendo...o que Magda traz não é só "opiniões" (isso acham eles, que é tudo crença, opinião, ideologia - porque só validam pesquisa se for experimental e no campo cognitivo), ela se baseia em pesquisas, em experiência, em estudo, em todo um campo. E ela pode ser uma das representantes fundamentais do campo, mas não é sozinha, ela pertence a uma vertente, uma corrente, uma perspectiva, que envolve autores, pesquisas, vozes diversas, em diálogo ou em confronto. Agora, desrespeito desse tamamnho, muito poucas vezes vi - e vi tanto de Nadalim e outros de seus pares, quanto de representantes de um construtivismo mais sectário também. Por incrível que pareça! Tá complicado...
Vivemos hoje tempos difícies, retrocessos políticos, ideológicos e de direitos que afetam diretamente a vida dos mais pobres. Na educação não foi diferente, sabemos que a escola por si só é um aparelho ideologico do estado, e ele utiliza ao seu próprio benefício. As mudanças feitas na BNCC são um exemplo prático disso,e percebemos que tipo de escola pública nossos líderes querem destinar para a população. Esvaziada de pensamento crítico,com os conhecimentos lacunados, uma escola que ao invés de pautar a emancipação do indivíduo, pauta a formação para o mercado de trabalho. Nosso país vive as sombras de um legado histórico de altos níveis de analfabetismo e pagamos essa dívida até hoje. Mas Nadalim no seu vídeo responsabiliza isso a "incapacidade dos professores de alfabetizar", atribuindo a sua formação inadequada fazendo analogias loucas a Magda Soares especialista no campo da Alfabetização. Mas não é bem assim, o professores trabalham em condições precárias, com salas lotadas, sem estrutura física adequada, não dá para individualizar um problema que é coletivo. Nadalim ainda pauta ainda no seu vídeo um método de alfabetização em 5 passos que a família pode fazer em casa com a criança, sem levar em conta os conhecimentos prévios dos alunos e especificidade de cada um. Essa homogenização do ensino valida uma concepção ideologica de educação que a sociedade hegemonica quer.Ou seja, uma educação mecanizada, desconectada da realidade. Paulo Freire afirma que ser alfabetizado deveria significar ser capaz de usar a leitura e a escrita como meio de tornar-se consciente da realidade e transformá-la. Considerando que o alfabetismo pode ser um instrumento tanto para a libertação quanto para a domesticação do homem percebemos o quanto é caro pra gente esse assunto. Portanto nós que nos preocupamos com a educação pública temos que compreender os determinantes que atual política do MEC está impondo para além da aparência, qual o objetivo eles querem na verdade com o esvaziamento das aprendizagens.
Vivemos hoje tempos difícies, retrocessos políticos, ideológicos e de direitos que afetam diretamente a vida dos mais pobres. Na educação não foi diferente, sabemos que a escola por si só é um aparelho ideologico do estado, e ele utiliza ao seu próprio benefício. As mudanças feitas na BNCC são um exemplo prático disso,e percebemos que tipo de escola pública nossos líderes querem destinar para a população. Esvaziada de pensamento crítico,com os conhecimentos lacunados, uma escola que ao invés de pautar a emancipação do indivíduo, pauta a formação para o mercado de trabalho. Nosso país vive as sombras de um legado histórico de altos níveis de analfabetismo e pagamos essa dívida até hoje. Mas Nadalim no seu vídeo responsabiliza isso a "incapacidade dos professores de alfabetizar", atribuindo a sua formação inadequada fazendo analogias loucas a Magda Soares especialista no campo da Alfabetização. Mas não é bem assim, o professores trabalham em condições precárias, com salas lotadas, sem estrutura física adequada, não dá para individualizar um problema que é coletivo. Nadalim ainda pauta ainda no seu vídeo um método de alfabetização em 5 passos que a família pode fazer em casa com a criança, sem levar em conta os conhecimentos prévios dos alunos e especificidade de cada um. Essa homogenização do ensino valida uma concepção ideologica de educação que a sociedade hegemonica quer.Ou seja, uma educação mecanizada, desconectada da realidade. Paulo Freire afirma que ser alfabetizado deveria significar ser capaz de usar a leitura e a escrita como meio de tornar-se consciente da realidade e transformá-la. Considerando que o alfabetismo pode ser um instrumento tanto para a libertação quanto para a domesticação do homem percebemos o quanto é caro pra gente esse assunto. Portanto nós que nos preocupamos com a educação pública temos que compreender os determinantes que atual política do MEC está impondo para além da aparência, qual o objetivo eles querem na verdade com o esvaziamento das aprendizagens.
Muito boas reflexões, Perla! É fato que é preciso melhorar a formação de professores quanto à dimensão didática e também ao conhecimento linguístico sobre o funcionamento alfabético. Mas daí a desconsiderar que o problema maior são as condições das escolas e do trabalho e a valorização do professor, colocando todo o problema na conta dos métodos e da formação, é um pouco demais, né? Enfim...temos muito a fazer pela frente! Muito bom comentário!
EDCB85- Tiátira Melo Moreira Ao assistir o vídeo, fiquei indignada ao ver o novo Secretário de Alfabetização Nadalim, criticar Magda Soares, Paulo Freire, a BNCC, e a alfabetização e letramento. O secretário que é formado em Direito, se acha no direito de fazer isso só porque tem mestrado em Educação e foi coordenador pedagógico durante oito anos de uma instituição que foi fundada pela sua própria mãe. Ele acha que não se pode alfabetizar com o método global e o método silábico, letramento não é nada alem do construtivismo no ensino da leitura e escrita. Ele utiliza como referências o trabalho de pesquisadores como Luiz Carlos Faria da Silva e Fernando Capovilla, que são defensores do método fônico de alfabetização.
Pois não é, Tiátira? Todo mundo acha que pode dar pitaco em nossa profissão! Ai de alguém que desconsidere a indicação de um engenheiro de que não pode derrubar uma pilastra que a casa cai, ou de um médico que indica que precisa de determinado tratamento. Ainda que possa discutir, ponderar, desconsiderar totalmente pode ser fatal, não é? Pois com a docência, todo mundo acha que pode saber mais que nós. E ai de nós se não defendermos a competência teórico-metodológica e científica intransferível de nossa função docente. E para isso, muito estudo e fundamentação são necessários!
Tiátira, Pois é...o vídeo provoca indignação mesmo. Agora, além de descrever as posições e referências dele, que tal trazer suas reflexões sobre isso? Você até ensaia no primeiro parágrafo, mas pode ampliar mais essa perspectiva analítica, não acha? Tente!
A partir do vídeo de Carlos Nadalim, atual Secretário de Alfabetização, dos estudos referentes a alfabetização e letramento e as análises de conjuntura, reafirmo a frase de Darcy Ribeiro sobre a crise da educação do Brasil não ser uma crise, mas sim um projeto. Logo de início Nadalim fala que as crianças não estão dando conta do "básico" (leitura e escrita) e que por isso era praticamente impossível esse processo assumir concomitantemente uma função social. O secretário reafirma com isso uma grande característica das sociedades ocidentais, a insistência em fragmentar os processos, ponto que precisa ser revisto em todo o sistema educacional, além de não acreditar na potência dos educandos, sendo forte seu comentário acerca da incapacidade dos mesmos de conseguirem dar conta de um processo de alfabetização que convergiria com a função social. O discurso apresentado no vídeo sustenta a sua não crença na visão política da alfabetização, quando se anula a probabilidade de criar diálogos entre as realidades e experiências das crianças com o seu processo de alfabetização, excluí-se as possibilidades de não hegemonia do ensino e contribuí para um pensamento educacional ligado a reprodução e mecanização do ensino. Fica mais evidente ainda quando ele crítica grandes autores e autoras como Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Magda Soares e ainda diz que o letramento não é nada mais que uma reinvenção construtivista da alfabetização. Acredito que Carlos Nadalim não tem consciência de coisas básicas para assumir o cargo que tem, como consciência de classe. As suas falas afirmam um pensamento fragmentado e homogêneo acerca da educação brasileira, enxergo ele como uma peça para esse projeto de (des)governo que o Brasil vem assumindo.
Ótima análise, Vivian! Só lembre que ele fala de um lugar, de sua classe e para sua classe. A fala dele em seus vídeos revela que fala para uma camada bem específica da sociedade. Enquanto youtuber ele pode escolher seu público preferencial, não é? Mas enquanto secretário no MEC, aí já vira um descalabro, não é? A forma como ele defende a abordagem fônica como única válida, como verdade última, universal e neutra revela, em verdade, sua perspectiva alinhada a uma ideologia mercantil, meritocrática e neoliberal. Sugiro que assista esse vídeo, que pode complementar suas reflexões: https://www.youtube.com/watch?v=PbKVCOKdjWg&fbclid=IwAR0VlDmGJ3r_YdFy9kO-PwaBUWWcSEfT2euXPjSx6OQgkBxvWBlzn5xAaIs
Bacana a sua explanação! Sigamos estudando e resistindo!
EDCB85 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO/TER-08:50/12:30 - Diana Bispo Ribeiro da Silva
Antes mesmo de ler a introdução do post desse blog, fui assistir ao vídeo e, confesso, fiquei imensamente confusa a respeito das afirmativas que ali estavam sendo feitas. Acho essencial que todas as pessoas possam e tenham o direito de expressar as suas opiniões, mas sempre mantendo a linha da racionalidade, consciência e respeito para com as pessoas que construíram as obras e conceitos as quais se deseja criticar. Enfim, após algumas discussões em sala de aula, assim como leitura a respeito da temática da alfabetização e letramento, considero como essencial a esse processo de inserção do indivíduo no campo da leitura e escrita, a valorização do letramento como um processo de ir para além da aprendizagem mecânica do sistema alfabético.
Pois é, Diana... Há muito desrespeito, equívocos conceituais, estratagemas para confundir o espectador, e muito mais sectarismos e má fé nesse vídeo. Uma coisa é debater ideias, outras é esse desrespeito, esse ataque pessoal, ad hominem, aos autores consagrados, de perspectiva diversa da dele. Não há respeito a um campo que é, por natureza, um campo de perspectivas diversas e é muita arrogância se apresentar como única posição válida e digna de respeito. Um horror!
Ao meu ver, as afirmações de Nadalim no vídeo, além de mostrar falta de conhecimento sobre os conceitos utilizados, evidenciam falta de caráter e uma posição política. Posição essa marcada pela falta de compromisso com a verdade e pautada na perpetuação de uma estrutura social altamente classista e desigual. Como citado na publicação, é totalmente desonesto e estratégico os recortes tirados de contexto da obra de Magda Soares em prol de sustentar argumentos fajutos. Muita boa a iniciativa de desmistificar as falácias desse vídeo através de referências teóricas em seus devidos contextos ao contrário do autor do vídeo em questão.
EDCB85 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO/TER-08:50/12:30 THALINE PITA DE JESUS
Olá, Thaline! Sim, muito desonesto mesmo, fica até bem feio...muito explícita a feiura da estratégia preconceituosa de desqualificar uma autora importante na área - uma das mais importantes! Vamos ler outros posts e ampliar ainda mais a análise?
Professora é fundamental uma discussão como essa diante do desmonte na educação que estamos presenciando com esse desgoverno, por isso é necessário que busquemos cada vez mais como estudantes na área de educação nos manter informados para não cairmos em falácias como as que encontramos no vídeo do ministro Nadalim que só evidenciam sua ignorância e autoritarismo para com o conteúdo abordado, além de ser revoltante o desdém com que ele trata todo o estudo e contribuição de Magda Soares para a educação principalmente no campo da alfabetização e do letramento. A forma como ele trata o processo de letramento como um vilão trazendo o método fônico como a única solução viável para o problema da alfabetização de forma totalmente técnica e descontextualizada é preocupante, pois ignora a capacidade das crianças interagirem com a escrita e a leitura antes mesmo do processo de alfabetização no contexto das práticas sociais.
EDCB85 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO/TER-08:50/12:30 - Lyz Carvalho Figueiredo
Isso aí, Lyz, vamos ler e comentar outros posts? Os posts são também de estudo. E você tem toda razão, estudar e estar informados - e fundamentados para discutir - sobre os últimos acontecimentos no MEC, é essencial na formação de vocês!
Tenho pesquisado e desenvolvido, desde 2001, como formadora de professores, um acervo de materiais e jogos de apoio ao trabalho de alfabetização, que abrangem a apropriação do sistema de escrita alfabética em diversos aspectos, considerando tanto a sua base fonológica como o processo de alfabetização em contexto de letramento.
Comecei a pesquisar e a desenvolver materiais para utilizar nas minhas aulas de metodologia de alfabetização e, hoje, já como professora da Universidade Federal da Bahia, esse trabalho passou a se constituir em uma pesquisa do Geling - Grupo de pesquisa do qual faço parte na Faculdade de Educação, de 2016 a 2019, articulada ao ensino e à extensão e atualmente constituem os acervos do LAP - Laboratório de Acervos e Práticas, que coordeno na FACED/UFBA.
Trata-se de materiais e jogos confeccionados artesanalmente, mas com muito cuidado estético e funcional, alguns inventados, alguns adaptados de jogos conhecidos, outros criados a partir de propostas de atividades diversas e, ainda, outros confeccionados a partir de ideias advindas de outras pessoas. Devo a Mary Arapiraca, professora e orientadorade meu mestrado e doutorado, o gosto pela alfabetização, pelo riso na escola, pelo incentivo a essa iniciativa.
Devido à boa aceitação desses materiais pelos alunos, por professores alfabetizadores em geral e pela comunidade acadêmica, fui, ao longo do tempo, desenvolvendo oficinas para estudantes de Pedagogia, professores em atividade e coordenadores pedagógicos, com o intuito de divulgar os materiais, sua base teórico-metodológica e de propor a produção de kits desses materiais didáticos pelos interessados.
Esse blog foi criado para apresentar esses materiais, as reflexões e produções em torno deles, regras, variantes, propostas, planos de atividades a partir deles, indicar os livros e textos a partir dos quais são propostos, bem como para trocar informações e divulgar eventos e oficinas de produção que venho desenvolvendo ao longo desses anos, fruto de pesquisa constante.
Algumas das fotos postadas são de materiais de meu acervo pessoal, outras, de materiais produzidos pelas alunas das Oficinas, sob minha orientação. Vale ressaltar que alguns dos materiais produzidos ao longo do tempo foram adaptados pelas alunas em alguns aspectos, outros propostos por elas, em um enriquecimento constante das propostas que fiz a princípio. Aprendo com elas também. A criatividade das pessoas com as quais venho interagindo, as dicas que vêm do uso dos materiais em classes singulares nas quais lecionam e as ideias que surgem no próprio desenrolar das Oficinas, são fontes riquíssimas de pesquisa.
Espero que essa ferramenta - esse blog - possa favorecer novas trocas e boas discussões sobre jogos para alfabetização, materiais, atividades que se preocupam com o letramento, com o acesso mais amplo à cultura escrita e que enfatizam a literatura, a tradição oral, a brincadeira com a linguagem.
Outras coisas, como breves comentários sobre alfabetização, indicações de livros, bem como poemas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, cantigas, tirinhas, trechos de textos, essas ricas fontes que são a matéria prima dos materiais e suas razões de ser, farão também presença nessa página, nos inspirando, interpelando, provocando e lembrando-nos de que os materiais do acervo aqui apresentado, antes de se configurarem como materiais para alfabetizar, são constituídos de textos, discursos, inspirações, repertório de nossa cultura oral, escrita e visual, contexto de letramento...
EM TEMPO: eu apenas ensino a fazer e usar os materiais no contexto das oficinas e compartilho aqui com vocês, contando que possa ajudá-los a confeccionar seus próprios acervos. Não produzo materiais nem apostilas para venda, ok?
Meu blog sobre materiais, atividades e oficinas de produção de material para alfabetização, pela via dos jogos, literatura infantil e textos da tradição oral.
Sou Liane Castro de Araujo, graduada em Psicologia e em Pedagogia, professora da Faculdade de Educação da UFBA, atuando especialmente na área de alfabetização, tanto na graduação quanto no PPGE. Minhas atividades de ensino, pesquisa e extensão se relacionam com esse campo. Leciono, na Graduação, o componente Alfabetização e letramento e cuido também dos Estágios Supervisionados em Pedagogia. Em escola particular, fui professora, coordenadora e supervisora pedagógica nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, por muito tempo. Fiz especialização em Psicopedagogia (CETIS/SEDES) e Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O acervo de jogos passou a fazer parte de uma pesquisa desenvolvida no GELING, meu grupo de pesquisa na FACED/UFBA, de 2016 a 2019. Essa pesquisa deu origem a outra, sobre os textos da tradição oral na alfabetização. Minhas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de 2019, acontecem articuladas ao LAP - Laboratório de Acervos e Práticas, que coordeno na FACED.
Reflexão fonológica em contextos lúdicos e letrados na Educação Infantil e ciclo de alfabetização (2017)
Textos da Tradição Oral na Alfabetização.
Clique na imagem para visualizar a brochura completa (pode fazer download)
PUBLICAÇÕES MINHAS
ARAUJO, Liane Castro de. Brincar com a linguagem: educação infantil “rima” com alfabetização? RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. esp. 4, p. 2325-2343, 2016. Disponível aqui: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9196/6087.
ARAUJO, Liane Castro de. Ler, escrever e brincar na educação infantil: uma dicotomia mal colocada. In: Revista Contemporânea de Educação, vol. 12, n. 24, p. 344-361, mai/ago de 2017. Disponível aqui: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/3578/pdf.
ARAUJO, Liane Castro de. Reflexão fonológica em contextos lúdicos e letrados na Educação Infantil e no Ciclo de alfabetização. In: VIEIRA, Juliane Ferreira; YAMIN, Giana Amaral. Um olhar para a sala de aula: reflexões e práticas de linguagem. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, p. 11-49. ISBN: 978-85-7993-409-4.
ARAUJO, Liane Castro de. Clic! E era uma vez: narrativas verbovisuais em histórias escritas por crianças. revista entreideias: educação, cultura e sociedade, Salvador, v. 5, n. 2, p. 55-74, jul./dez. 2016. Disponível aqui: https://portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/17361
ARAUJO, L. C. . Tá iquito aqui! Eventos de letramento e as práticas de leitura e escrita antes da alfabetização. In: Mary de Andrade Arapiraca; Lícia Maria Freire Beltrão; Cleverson Suzart Silva. (Org.). Estudos e passagens do Proinfantil na Bahia. 01ed. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 55-70. Disponível aqui: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16766.
Seguidores
Mãos que trabalham...
Vejam abaixo alguns flagras de mãos produzindo jogos e materiais em nossas oficinas, em momentos diversos... Cortar, colar, medir, riscar, plastificar, escolher, refazer, mostrar, trocar, ajudar, experimentar, finalizar, embalar, guardar...e prontos para usar!
As mãos não param! Momentos de aprendizagem e de prazer. E de ricas trocas.
Mãos que trabalham...
Apresentação em eventos
Jogos e materiais pedagógicos e a "reinvenção da alfabetização". II Congresso Brasileiro de Alfabetização (Conbalf). UFPE, Recife/PE,12 a 14 de julho de 2015
Jogos e materiais para alfabetização em contexto de múltiplos letramentos, I Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento (I SENAL), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Itabaiana/SE, 18 a 21 de maio 2010.
Alfabetização e literatura: jogos e materiais para alfabetização em contexto de letramento literário, II SELED - Seminário de Estudos em Linguagem e Educação, UESB, Vitória da Conquista, 10 a 12 de novembro de 2011
Dezembro de 2006 - Mostra aberta de materiais e Jogos produzidos pelas cursistas do Projeto Salvador, turma 1.
2007.1 - Oficina de Produção de Material desenvolvida no Projeto Salvador, Licenciatura em Pedagogia Faced/UFBa, turma 2. Atividade opcional do currículo do curso.
fevereiro 2007 - Mostra aberta de materiais produzidos pelas cursistas do Projeto Salvador, turma 2.
2007.2 - Oficina de Materiais na disciplina Fundamentos da Educação Infantil I, ministrada por mim no curso de Pedagogia, Unijorge.
maio de 2008 - Mostra de materiais do acervo no Encontro de Psicopedagogia da Bahia, organizado pelo CETIS.
2008.1 - Oficina de Materiais nas disciplinas Alfabetização I e Tópicos Especiais, ministradas por mim, no curso de Pedagogia, Unijorge.
junho 2008 - Mostra de Materiais produzidos pelas alunas na III Mostra de Projetos Unijorge.
junho a julho 2008 - Oficina de Produção de Material para Alfabetização, Módulo I: Textos da tradição Oral, Centro de Desenvolvimento de Capacidades/Casa Via Magia. Com certificado. julho de 2008 - Mostra interna de materiais produzidos pelas alunas da Oficina, Casa Via Magia. agosto 2008 - Oficina de Produção de Material para Alfabetização, Módulo II: kits a partir de gêneros textuais diversos, Centro de Desenvolvimento de Capacidades/Casa Via Magia. Com certificado. outubro a novembro 2008 - Oficina de Produção de Materiais para Alfabetização, Módulo III: Jogos, Centro de Desenvolvimento de Capacidades/Casa Via Magia. Com certificado. 2008.1 - Oficina de Produção de Materiais na disciplina Alfabetização, do curso de Pedagogia, Faced/UFBa, ministrada pela professora Mary Arapiraca. 2008.2 - Oficina de Produção de Materiais nas disciplinas Alfabetização II e Práticas Investigativas Interdisciplinares II, Unijorge, ministradas por mim. 2009.1 - Oficina de Produção de Materiais na disciplina Alfabetização, do curso de Pedagogia, Faced/UFBa, ministrada pela professora Mary Arapiraca. 2009.2 - Oficina de Materiais na atividade Alfabetização, ministrada por mim, do curso de Pedagogia, Projeto Tapiramutá/UFBa, em Tapiramutá/BA. 18 a 21 de maio 2010 - Apresentação de artigo sobre os jogos e materiais, no I Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento (I SENAL), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Itabaiana/SE Ver artigo em: http://www.slideshare.net/Licaraujo/jogos-e-materiais-para-alfabetizao-em-contextos-de-mltiplos-letramentos-4028745 junho 2010 - Oficina de Produção de Materiais, na disciplina Alfabetização, do curso de Pedagogia da Faced/UFBa, ministrada pela profa. Mary Arapiraca. setembro 2010 - Oficina de Materiais de Alfabetização (5h), no II SIEPE - Seminário Integrado Ensino, Pesquisa e Extensão, Faced/UFBa. novembro 2010 - Oficina de Materiais de Alfabetização e Oficina de Produção de Materiais, na disciplina Alfabetização, do curso de Pedagogia da Faced/UFBa, ministrada pela professora Raquel Nery. dezembro 2010 - Exposição de Jogos para alfabetizar, na Faced/UFBa. Materiais e jogos produzidos pelas alunas da disciplina Alfabetização, ministrada pela professora Raquel Nery, após Oficina de produção de Materiais. março 2011 - Oficina de Materiais para Alfabetização para professoras da Escola Santa Ângela das Mercês, pelo Laboratório de Epistemologia Genética & Práxis Pedagógica, Programa de Educação Tutorial (PET) em Pedagogia - Faculdade de Educação UFBa. abril 2011 - Oficina de Produção de Material, na disciplina Alfabetização, do curso de Pedagogia da Faced/UFBa, lecionada pela professora Mary Arapiraca.
agosto 2011 - Oficinas de Jogos e Materiais para Alfabetização (Literatura e Alfabetização). 11º Proler em Araxá/MG: "Leituras literárias: sujeitos, linguagens e diversidade". Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa/Araxá.
setembro 2011 - Oficina: Literatura e Alfabetização: jogos e materiais para alfabetização e letramento literário. II Encontro de Leitura e Escrita do Geling (ELEGE), Faced/UFBa.
outubro 2011 - Oficina: Jogos e Materiais para Alfabetização em contexto de Letramento Literário. II Jornada Pedagógica do DEDC I/UNEB
novembro 2011 - Oficina de Materiais de Alfabetização e Oficina de Produção de Materiais, no componente Alfabetização, do curso de Pedagogia da Faced/UFBa, ministrada pela professora Raquel Nery.
10 a 12 de novembro 2011 - Apresentação de artigo intitulado: "Alfabetização e literatura: jogos e materiais para alfabetização em contexto de letramento literário" no II SELED - Seminário de Estudos em Linguagem e Educação, UESB, Vitória da Conquista.
abril 2012 - Oficina de Materiais de Alfabetização para alunas do 3o semestre do curso de Pedagogia da Faculdade da Cidade do Salvador.
outubro 2012 - Palestra sobre Alfabetização e Letramento em EJA, com utilização de materiais a partir de textos da tradição oral: advinhas, provérbios, quadras, para alunos de 7o semestre do curso de Pedagogia da Faculdade da Cidade do Salvador.
novembro 2012 - Oficina de produção de materiais para alunos do 7o semestre do curso de Pedagogia das Faculdades da Cidade do Salvador.
maio 2014 - Oficina Jogando e Aprendendo na Alfabetização. Centro Universitário Unijorge.
dezembro 2014 - Oficina de produção de materiais para Alfabetização, no componente EDCB85 - Alfabetização e letramento, do curso de Pedagogia da Faced/UFBA, ministrada pela professora Raquel Nery.
junho 2016 - Oficina de produção de materiais para Alfabetização, no componente EDCB85 - Alfabetização e letramento, do curso de Pedagogia da Faced/UFBA, ministrado por mim.
6 e 7 de fevereiro 2017 - Oficina de Produção de jogos e materiais pedagógicos para alfabetização, 12h. Curso de supervisores e formadores do PNAIC-MAIS PAIC/CE, Universidade Federal do Ceará.
26 de abril a 10 de maio de 2017 - Oficina de Produção de jogos e materiais pedagógicos para alfabetização, 12h. Atividade de extensão, Faced/UFBA, ligada à pesquisa desenvolvida no Geling: "Jogos e materiais pedagógicos na alfabetização".
13 de maio a 27 de maio de 2017 - Oficina de Produção de jogos e materiais pedagógicos para alfabetização, 12h. Atividade de extensão, Faced/UFBA, ligada à pesquisa desenvolvida no Geling: "Jogos e materiais pedagógicos na alfabetização".
27 de outubro de 2018 - Oficina de Produção de jogos e materiais pedagógicos para alfabetização, módulo Textos da tradição oral, para o Núcleo de Alfabetização e Letramento de Lagoa Santa/MG. Secretaria Municipal de Lagoa Santa/MG.
29 de novembro a 13 de dezembro de 2018 - Oficina de Produção de jogos e materiais pedagógicos para alfabetização, 12h. Atividade de extensão, Faced/UFBA, ligada à pesquisa desenvolvida no Geling: "Jogos e materiais pedagógicos na alfabetização".
Cartaz Módulo I
Oficina em 2008
Cartaz Módulo II
Oficina em 2008
Cartaz Módulo III
Oficina em 2008
Bibliografia Indicada
ALBUQUERQUE, Eliana Borges. Alguns fundamentos da alfabetização. Seminário Temático, PRADEM, Salvador: UFBA/FCM, 2004
AZENHA, M. G. Construtivismo: de Piaget a Emilia Ferreiro. 7 ed. São Paulo: Ática, 2001.
BRANDÃO, A.C.P.; ROSA, E.C.S. (orgs.). Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. Disponível em:http://www.ceelufpe.com.br/e-books/Leitura_Livro.pdf
BRASIL. MEC. SEF. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA) - Coletânea do Professor e material videográfico. Brasília: 2001
CAGLIARI, Luiz Carlos; MASSINI-CAGLIARI, Gladis. Diante das Letras: a escrita na alfabetização. Campinas: Editora Mercado de Letras, 1999
CAGLIARI, Luís C. Alfabetização sem ba-be-bi-bo-bu. SP: Scipione, 1999.
CAVACANTI, Zélia (coord). Alfabetizando. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.
LEAL, T.F; ALBUQUERQUE, E.B.C.; BRANDÃO, A.C.P.A.; FERREIRA, A.T.B. (orgs.) Jogos de alfabetização: manual didático. Recife: MEC/CEEL/UFPE, 2009. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/5.pdf
LEMLE, Miriam. Guia Teórico do Alfabetizador. São Paulo: Ed. Ática, 1990.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real o possível e o necessário. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
MAYRINK-SABINSON, Maria Laura. Para que serve a escrita, quando você ainda não sabe ler/escrever? Leitura: teoria & prática. Porto Alegre: Mercado Aberto, v. 9, n.16, p. 20-25, dez. 1990.
MORAIS, A.G.de; ALBUQUERQUE, Eliana. Borges C. de; LEAL. Telma Ferraz (orgs). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. Disponível em: http://www.ufpe.br/ceel/e-books/Alfabetizacao_Livro.pdf
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: Ensinar e Aprender, São Paulo: Ática, 1998.
MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paula: Ed. Melhoramentos, 2012. (col. Como eu ensino).
MORAIS, Artur Gomes de; LEITE, Tânia Maria Rios. Como promover o desenvolvimento das habilidades de reflexão fonológica dos alfabetizandos? In: MORAIS, A.G.de; ALBUQUERQUE, Eliana. Borges C. de; LEAL. Telma Ferraz (orgs). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005
REGO, Lúcia Lins B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD, 1988.
REVISTA EDUCAÇÃO: guia da alfabetização. Escrita e leitura: como tornar o ensino significativo. São Paulo: Segmento, CEALE, 2010. n. 2, 90 p. Edição especial.
REVISTA EDUCAÇÃO: guia da alfabetização. Os caminhos para ensinar a língua escrita. São Paulo: Segmento, CEALE, 2010. n. 1, 90 p. Edição especial.
SARAIVA, J. A. (org). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001 .
SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica, v.9 n.52, jul./ago. 2003. Disponível em: http://www.presencapedagogica.com.br/capa6/artigos/52.pdf
SOARES, Magda. Letramento – um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, Magda. Letrar é mais que alfabetizar. In: Nossa língua – nossa pátria. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, 26/11/2000a. Entrevista. Disponível em http://intervox.nce.ufrj.br/~edpaes/magda.htm
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre, Artmed. 1998.
TEBEROSKY, Ana. Psicopedagogia da Língua Escrita. SP: Ed.Trajetória, Unicamp, 1989.
WEISZ, Telma. Como se aprende a ler ou, prontidão, um problema mal colocado. In: BRASIL, PROFA, MEC, 2001
Dica
Manual do CEEL sobre jogos na alfabetização
Mais uma dica
Livro fundamental sobre Alfabetização, com capítulo sobre jogos
Outras publicações do CEEL
http://www.portalceel.com.br/
Almanaque Paralapracá
Organizado por José Carlos Rêgo (Pinduka), para o projeto Paralapracá, do Instituto C&A, voltado para a Educação Infantil.
Estação Paralapracá
Organizado por José Carlos Rêgo, para o projeto Paralapracá, do Instituto C&A
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.
AMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. Petrópolis: Vozes/EDUFRN, 1997.
CAMARGO, Luís. Ilustração no livro infantil. Belo Horizonte: Lê, 1995.
COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1998.
COELHO, Nely Novaes. Literatura infantil – teoria, análise e didática. 5. ed. São Paulo: Ática, 1991
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática, 1990.
FARIA, M.A. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
GEBARA, A.E.L. A poesia vai à escola: leitura e análise de poesia para criança. São Paulo: Cortez, 2002.
HUNT, P. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
LAJOLO , Marisa & ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: histórias & histórias. São Paulo: Ática, 1984.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.
LIMA, R. da C. Bis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2010.
LIMA, R. da C. De cabeça pra baixo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000.
MACHADO, Regina. Acordais: Fundamentos teórico poético da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004.
MAGNANI, Maria do Rosário M. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
MARTINS, A.A.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Orgs) A Escolarização da Leitura Literária: O Jogo do Livro Infantil e Juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo, Martins Fontes, 2005.
MATOS, Gislayne Avelar. O ofício do contador de histórias. São Paulo, Martins Fontes, 2005.
PAIVA, A., MARTINS, A., PAULINO, G., VERSIANI, Z. (orgs). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces - o jogo do livro. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/ UFMG, 2003.
PALO, Maria José & OLIVEIRA, Maria Rosa D. Literatura infantil: voz de criança. São Paulo: Ática, 1998.
PONDÉ, Glória & YUNES, Eliana. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1988.
REGO, Lúcia Lins B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD, 1988.
SARAIVA, Juraci Assmann (Org.). Literatura e alfabetização: Do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre, Artmed, 2001.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. A produção da leitura na escola. São Paulo: Ática, 1995.
SOARES, Magda. Alfabetização e literatura. In: REVISTA EDUCAÇÃO: guia da alfabetização. Escrita e leitura: como tornar o ensino significativo. São Paulo: Segmento, CEALE, 2010. n. 2, 90 p. Edição especial.
SORRENTI, N. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SOUZA, L.C.P. de. A trama do texto e da imagem: um jogo de espelhos. São Paulo: Annablume, 2010
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
Bibliografia Textos da Tradição Oral
ALMEIDA,T.M.M de. (coord). Quem canta seus males espanta 2. São Paulo: Caramelo,1999.
ALMEIDA,T.M.M de. (coord). Quem canta seus males espanta. São Paulo: Caramelo,1999.
ARAUJO, L.; ARAPIRACA, M. Jogos e materiais para alfabetização em contextos de múltiplos letramentos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Anais do I SENAL, Itabaiana/SE: UFS, 2010.
ARAUJO, Liane Castro... Quem os desmafagafizar bom desmafagafizador será : textos da tradição oral na alfabetização. Salvador: Edufba, 2011. Disponível em: http://www.slideshare.net/Licaraujo/textos-da-tradio-oral-na-alfabetizao
ASSUMPÇÃO, S. Poesia folclórica. In: SARAIVA, J.A. (Org.). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
AZEVEDO, R. Bazar do folclore. São Paulo: Ática, 2001.
AZEVEDO, R. Meu livro de folclore. São Paulo: Ática, 1998.
BELINTANE, C. Oralidade e Alfabetização: uma Nova Abordagem da Alfabetização e do Letramento, São Paulo: Cortez, 2013.
BORDINI, M. da G. Poesia infantil. São Paulo: Ática, 1986. (Série princípios, 97).
CASCUDO, L. da C. Literatura oral no Brasil. Belo Horizonte: Imprensa da UFMG, 1984.
GOMES, L.; MORAES, F. Alfabetizar letrando com textos da tradição oral. São Paulo: Cortez, 2013.
PINTO, C. A. Livro dos provérbios, ditados, ditos populares e anexins. São Paulo: Senac Ed, 2000.
PINTO, C. A. O livro do trava-língua. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
PONDÉ, G. Poesia e folclore para a criança. In: PONDÉ, G. A arte de fazer artes: como escrever histórias para crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985, p. 167-203.
ROMERO, S.; VIANA, M. (org). Quadrinhas brasileiras. São Paulo: Scipione, 2006.
SARAIVA, J. A. (org). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001 .
SARAIVA, J. A. Palavras, brinquedos e brincadeiras: cultura oral na escola. Porto Alegre: Artmed, 2011.
WEITZEL, A. H. Adivinha o que é: adivinhações, brincadeiras e perguntas. Rio de Janeiro: Diadorim, 1996.
ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: EDUC, 2000.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
EDCB85 Ana Virginia Gomes dos Santos
ResponderExcluirO vídeo com a entrevista de Nadalim (Secretário de alfabetização no MEC) retrata mais um absurdo vindo do Governo atual. Alem de afirmar que o Letramento impede que as nossas crianças de aprender a ler com eficácia.Nesse mesmo vídeo ele traz severa critica a formação dos professore e os métodos ensinados. Ele rebate o posicionamento da estudiosa em educação Magda Soares, que dedicou a sua vida nos estudos sobre a alfabetização. A minha preocupação é aonde vai para a educação nesse governo de amadores, aonde o presidente coloca pessoas despreparadas para comandar pastas de extrema importância.
Pois é...ando muito preocupada também...
ExcluirProfessora, Nadalim não fala só para pais leigos, ele tem conseguido atingir alguns professores que se mostram totalmente favoráveis ao "seu método", como ele faz questão de afirmar. Hoje o vídeo está desabilitado para comentários e os antigos foram apagados. Acho que esse assunto deu pano para manga. Teve o comentário de uma professora que me chamou a atenção na época, lembro que ela escreveu que o construtivismo destruiu a alfabetização. Como você pontuou no texto "Os estudos do letramento são estudos que não vieram associados à teoria construtivista nem à didática de cunho construtivista", será que essa "professora" não deveria saber disso? Há um outro vídeo "Alfabetizar aos 4 anos é prejudicial?" de 2015 em que ele sinaliza que pais que fizeram seu curso 'Ensine seus filhos a ler" conseguiram alfabetizar seus filhos aos 4 anos de idade com o seu método, o fônico. Ele diz que é possível alfabetizar crianças dessa idade porque a idade linguística é diferente da idade cronológica. Não consegui encontrar trabalhos que falem sobre a idade linguística, talvez eu não tenha procurado direito. Só sei de uma coisa, ele se coloca como o mago da alfabetização kkkkkk brincadeiras à parte, parece que ele já estava preparando terreno para o Homeschooling. Fico pensando no quanto esse povo vai faturar com cursos e materiais didáticos para treinar pais.
ResponderExcluirAline Rocha
EDC B85 Alfabetização e Letramento
Quinta-feira 18:30 - 22:10
Sim, Aline! Infelizmente, fala para leigos ou para professores desavisados...ou ainda para parte de professores que, descontentes com a negligência da didática construtivista com o ensino do funcionamento alfabético, acham que a única alternativa válida é o método fônico.
ExcluirEle é um engodo. Há pesquisas sérias sobre plasticidade cerebral, mas achar que alfabetizar crianças de 4 anos é treinar as crianças a relacionar letras a sons isolados dessas letras, é de uma desonestidade intelectual sem fim.
Sim, sua propaganda de homeschooling valoriza o trabalho do canal dele, seus cursos, não é? Todo o seu discurso é baseado na desqualificação da escola, dos professores, da Universidade que os forma e de todos os especialistas que não sejam da perspectiva que ele defende.
Isso mesmo...vão faturar muito! Esse filão é que move tanta animosidade...
Muito bom comentário, Aline!
ExcluirEDCB85 – Dandara Daltro
ResponderExcluirÉ nítido que tudo dito por Nadalim no vídeo, é um desserviço para quem realmente se preocupa com a educação, em um modo geral. O que mais me preocupa são as estratégias utilizadas por este para validar o seu discurso, que não possui fundamentos. 1. Utilizar nomes de “prestígio” para que, quem ouça, tenha a impressão de que há uma fundamentação e aprovação de quem está atuando no campo – todos homens, brancos e cis, diga-se de passagem... E, se eu estudei História corretamente, há evidentemente um problema quando está é contada apenas por esta classe privilegiada. 2. Apropriar-se uma verdade, que é o analfabetismo no Brasil, e, através da retórica, colocar a culpa no letramento. Mesmo que este termo não seja usado em seu sentido verdadeiro no vídeo, o que buscam os brasileiros se não culpados para aliviar a participação de cada um no processo? 3. Pegar o discurso de uma mulher e ridicularizá-lo. E isto o senhor Carlos Nadalim faz durante todo o vídeo. Através da retórica, utiliza os próprios fundamentos de Magda Soares para distorcê-los em favor do que ele defende. Qualquer um que saiba, minimamente, a perspectiva de alfabetizar letrando, identifica as falácias e contradições que vão sendo trazidas. Cabe a nós, nos apropriarmos ainda mais da área, afim de ter força e argumentação contra desserviços como este.
Olá, Dandara!
ExcluirExcelentes reflexões!
Não recorreu a nenhum mulher do campo da ciência cognitiva da leitura, massacrou duas de forma desrespeitosa, apelativa, e, de fato, utiliza e enfatiza os nomes de autores prestigiados para validar seu discurso. Todos homens, todos conservadores. Todos almofadinhas engravatados que se acham o suprassumo da ciência.
É até nojento esse estratagema de pegar uma verdade ampla e trazer, falaciosamente um antídoto, colocando a culpa (retoricamente, como vc disse) em um aspecto que ele estica a seu bel prazer, para criticar.
Muito bom seu comentário!
EDCB85 Natália Carneiro Monte
ResponderExcluirNo vídeo ele faz críticas a Magda Soares que defende o letramento e também a importância do ensino explícito e sistemático do funcionamento alfabético, ao lado da inserção das crianças na cultura escrita.Ele acha que as crianças só conseguirão aprender o sistema alfabético se for de forma instrumental, descontextualizada.Mas Magda Soares defende que a alfabetização se dá ao mesmo tempo que o letramento.Isso ocorre quando se faz reflexões tendo o professor como mediador da situação.Deve-se salientar que é através do ensino da escrita alfabética que os alunos vão desenvolver diversos textos, de diversos gêneros e em diversas situações.Não devemos misturar letramento e perspectiva construtivista, no campo da alfabetização.Eles não são equivalentes, há grandes diferenças.O letramento não é um conceito do construtivismo. Os estudos do letramentos colocam foco nos aspectos socioculturais da escrita.Ao passo que o construtivismo é uma teoria sobre o processo de aprendizagem, relativa à epistemologia piagetiana. No vídeo Nadalim mistura construtivismos e letramento, como se fossem sinônimos. Letramento diz respeito as práticas sociais de leitura e escrita,às situações comunicativas e aos diversos gêneros que existem. É de suma importância o contato e a interação com a cultura escrita, isso refletirá em sujeitos conscientes e críticos capazes de ler e interpretar o mundo. Há necessidade de se investir na formação dos professores, no conhecimento didático em relação aos procedimentos utilizados para se apropriar da língua escrita.Essa apropriação deve envolver muitas reflexões e não de maneira mecânica como o método fônico propõe.
Isso aí, Natália!
ExcluirEDCB85- Natália Carneiro Monte
ResponderExcluirAnalisando a situação política de alfabetização com base no vídeo "Como educar seus filhos" de Carlos Nadalim, atual secretário de alfabetização no MEC, que tem como título "Letramento o vilão da alfabetização no Brasil, nota-se que a alfabetização não é uma questão de métodos a serem usados, mas sim o ensino sistemático do sistema alfabético.O vídeo contém muitas questões que nos confundem, por exemplo quando salienta que ler e compreender não fazem parte do letramento.Ele cita também o analfabetismo funcional, que são pessoas que conseguem decifar e decodificar o que está escrito, mas não interpretam e não produzem textos simples, rebate-se essa afirmativa se considerarmos que o analfabeto funcional apresenta um baixo letramento. No meu entender acho que houve uma incompreensão de conceitos em suas argumentações. Nadalim diz que a questão da alfabetização é complexa e envolve métodos e procedimentos de alfabetização que considera ineficazes, e que os professores são responsáveis pelos fracassos da alfabetização das crianças.Faço as seguintes perguntas: Então há necessidade de se investir mais na capacitação do professor alfabetizador? Quem comanda todos essas questões sobre alfabetização deveria ter mais vivencia sobre o assunto e considerar os pressupostos dos estudiosos. No decorrer do vídeo ele critica também a BNCC por propor uma perspectiva construtivista da alfabetização.Ele acha que apenas a abordagem fônica que é importante para a criança se apropriar do sistema alfabético. Temos que pensar seriamente sobre isso. Ele faz críticas ao pressuposto de que a alfabetização só acontece , exista no contexto do letramento, e desconsidera as opniões de Magda Soares, sobre as funções sociais do letramento.Ele tece muitas críticas aos dizeres de Magda Soares, mas dá para perceber que ele pouco entende do assunto a que se propôs. Eu como aluna do curso, acho que todas as diversas práticas sociais levam ao letramento. Depois de muita discussão sobre o assunto percebo que na medida que se ensina as técnicas de codificação e decodificação ocorre o letramento, concomitantemente. Concluo com tudo que diferentemente do que aparece no vídeo o letramento não é vilão da alfabetização!
Natália,
ExcluirAcho mesmo que além de pouca compreensão - ele não é lá especialista no campo - há é má-fé mesmo.
Não má fé por defender a abordagem fônica - isso não! Há pesquisadores sérios na área, a ciência cognitiva tem pesquisas que é preciso, de fato, considerarmos. Agora, com interpretação pedagógica... Abordar a dimensão fônica, no entanto, não significa abordar SÓ essa abordagem, nem necessariamente da forma mecânica, sintética, que Nadalim propõe.
Sim, fica bem claro que ele repete coisas que nem ele entende direito, até mesmo do campo teórico que ele abraça...Só um adendo...o que Magda traz não é só "opiniões" (isso acham eles, que é tudo crença, opinião, ideologia - porque só validam pesquisa se for experimental e no campo cognitivo), ela se baseia em pesquisas, em experiência, em estudo, em todo um campo. E ela pode ser uma das representantes fundamentais do campo, mas não é sozinha, ela pertence a uma vertente, uma corrente, uma perspectiva, que envolve autores, pesquisas, vozes diversas, em diálogo ou em confronto. Agora, desrespeito desse tamamnho, muito poucas vezes vi - e vi tanto de Nadalim e outros de seus pares, quanto de representantes de um construtivismo mais sectário também. Por incrível que pareça!
Tá complicado...
Vivemos hoje tempos difícies, retrocessos políticos, ideológicos e de direitos que afetam diretamente a vida dos mais pobres. Na educação não foi diferente, sabemos que a escola por si só é um aparelho ideologico do estado, e ele utiliza ao seu próprio benefício.
ResponderExcluirAs mudanças feitas na BNCC são um exemplo prático disso,e percebemos que tipo de escola pública nossos líderes querem destinar para a população. Esvaziada de pensamento crítico,com os conhecimentos lacunados, uma escola que ao invés de pautar a emancipação do indivíduo, pauta a formação para o mercado de trabalho.
Nosso país vive as sombras de um legado histórico de altos níveis de analfabetismo e pagamos essa dívida até hoje. Mas Nadalim no seu vídeo responsabiliza isso a "incapacidade dos professores de alfabetizar", atribuindo a sua formação inadequada fazendo analogias loucas a Magda Soares especialista no campo da Alfabetização. Mas não é bem assim, o professores trabalham em condições precárias, com salas lotadas, sem estrutura física adequada, não dá para individualizar um problema que é coletivo.
Nadalim ainda pauta ainda no seu vídeo um método de alfabetização em 5 passos que a família pode fazer em casa com a criança, sem levar em conta os conhecimentos prévios dos alunos e especificidade de cada um. Essa homogenização do ensino valida uma concepção ideologica de educação que a sociedade hegemonica quer.Ou seja, uma educação mecanizada, desconectada da realidade.
Paulo Freire afirma que ser alfabetizado deveria significar ser capaz de usar a leitura e a escrita como meio de tornar-se consciente da realidade e transformá-la. Considerando que o alfabetismo pode ser um instrumento tanto para a libertação quanto para a domesticação do homem percebemos o quanto é caro pra gente esse assunto.
Portanto nós que nos preocupamos com a educação pública temos que compreender os determinantes que atual política do MEC está impondo para além da aparência, qual o objetivo eles querem na verdade com o esvaziamento das aprendizagens.
Anônimo, sua reflexão está está muito boa. Entretanto, você não se identificou...
ExcluirUma pena!
Corre aqui e se identifica...
Ah, ok, vi que postou novamente embaixo, Perla!
ExcluirEDCB85-PERLA SILVA DA FONSECA
ResponderExcluirVivemos hoje tempos difícies, retrocessos políticos, ideológicos e de direitos que afetam diretamente a vida dos mais pobres. Na educação não foi diferente, sabemos que a escola por si só é um aparelho ideologico do estado, e ele utiliza ao seu próprio benefício.
As mudanças feitas na BNCC são um exemplo prático disso,e percebemos que tipo de escola pública nossos líderes querem destinar para a população. Esvaziada de pensamento crítico,com os conhecimentos lacunados, uma escola que ao invés de pautar a emancipação do indivíduo, pauta a formação para o mercado de trabalho.
Nosso país vive as sombras de um legado histórico de altos níveis de analfabetismo e pagamos essa dívida até hoje. Mas Nadalim no seu vídeo responsabiliza isso a "incapacidade dos professores de alfabetizar", atribuindo a sua formação inadequada fazendo analogias loucas a Magda Soares especialista no campo da Alfabetização. Mas não é bem assim, o professores trabalham em condições precárias, com salas lotadas, sem estrutura física adequada, não dá para individualizar um problema que é coletivo.
Nadalim ainda pauta ainda no seu vídeo um método de alfabetização em 5 passos que a família pode fazer em casa com a criança, sem levar em conta os conhecimentos prévios dos alunos e especificidade de cada um. Essa homogenização do ensino valida uma concepção ideologica de educação que a sociedade hegemonica quer.Ou seja, uma educação mecanizada, desconectada da realidade.
Paulo Freire afirma que ser alfabetizado deveria significar ser capaz de usar a leitura e a escrita como meio de tornar-se consciente da realidade e transformá-la. Considerando que o alfabetismo pode ser um instrumento tanto para a libertação quanto para a domesticação do homem percebemos o quanto é caro pra gente esse assunto.
Portanto nós que nos preocupamos com a educação pública temos que compreender os determinantes que atual política do MEC está impondo para além da aparência, qual o objetivo eles querem na verdade com o esvaziamento das aprendizagens.
Muito boas reflexões, Perla!
ExcluirÉ fato que é preciso melhorar a formação de professores quanto à dimensão didática e também ao conhecimento linguístico sobre o funcionamento alfabético. Mas daí a desconsiderar que o problema maior são as condições das escolas e do trabalho e a valorização do professor, colocando todo o problema na conta dos métodos e da formação, é um pouco demais, né?
Enfim...temos muito a fazer pela frente!
Muito bom comentário!
EDCB85- Tiátira Melo Moreira
ResponderExcluirAo assistir o vídeo, fiquei indignada ao ver o novo Secretário de Alfabetização Nadalim, criticar Magda Soares, Paulo Freire, a BNCC, e a alfabetização e letramento. O secretário que é formado em Direito, se acha no direito de fazer isso só porque tem mestrado em Educação e foi coordenador pedagógico durante oito anos de uma instituição que foi fundada pela sua própria mãe.
Ele acha que não se pode alfabetizar com o método global e o método silábico, letramento não é nada alem do construtivismo no ensino da leitura e escrita.
Ele utiliza como referências o trabalho de pesquisadores como Luiz Carlos Faria da Silva e Fernando Capovilla, que são defensores do método fônico de alfabetização.
Pois não é, Tiátira?
ExcluirTodo mundo acha que pode dar pitaco em nossa profissão!
Ai de alguém que desconsidere a indicação de um engenheiro de que não pode derrubar uma pilastra que a casa cai, ou de um médico que indica que precisa de determinado tratamento. Ainda que possa discutir, ponderar, desconsiderar totalmente pode ser fatal, não é?
Pois com a docência, todo mundo acha que pode saber mais que nós. E ai de nós se não defendermos a competência teórico-metodológica e científica intransferível de nossa função docente.
E para isso, muito estudo e fundamentação são necessários!
Tiátira,
ResponderExcluirPois é...o vídeo provoca indignação mesmo.
Agora, além de descrever as posições e referências dele, que tal trazer suas reflexões sobre isso? Você até ensaia no primeiro parágrafo, mas pode ampliar mais essa perspectiva analítica, não acha?
Tente!
EDCB-85 - Vívian Gabriele de Brito Carneiro
ResponderExcluirA partir do vídeo de Carlos Nadalim, atual Secretário de Alfabetização, dos estudos referentes a alfabetização e letramento e as análises de conjuntura, reafirmo a frase de Darcy Ribeiro sobre a crise da educação do Brasil não ser uma crise, mas sim um projeto.
Logo de início Nadalim fala que as crianças não estão dando conta do "básico" (leitura e escrita) e que por isso era praticamente impossível esse processo assumir concomitantemente uma função social. O secretário reafirma com isso uma grande característica das sociedades ocidentais, a insistência em fragmentar os processos, ponto que precisa ser revisto em todo o sistema educacional, além de não acreditar na potência dos educandos, sendo forte seu comentário acerca da incapacidade dos mesmos de conseguirem dar conta de um processo de alfabetização que convergiria com a função social.
O discurso apresentado no vídeo sustenta a sua não crença na visão política da alfabetização, quando se anula a probabilidade de criar diálogos entre as realidades e experiências das crianças com o seu processo de alfabetização, excluí-se as possibilidades de não hegemonia do ensino e contribuí para um pensamento educacional ligado a reprodução e mecanização do ensino. Fica mais evidente ainda quando ele crítica grandes autores e autoras como Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Magda Soares e ainda diz que o letramento não é nada mais que uma reinvenção construtivista da alfabetização.
Acredito que Carlos Nadalim não tem consciência de coisas básicas para assumir o cargo que tem, como consciência de classe. As suas falas afirmam um pensamento fragmentado e homogêneo acerca da educação brasileira, enxergo ele como uma peça para esse projeto de (des)governo que o Brasil vem assumindo.
Ótima análise, Vivian!
ExcluirSó lembre que ele fala de um lugar, de sua classe e para sua classe. A fala dele em seus vídeos revela que fala para uma camada bem específica da sociedade.
Enquanto youtuber ele pode escolher seu público preferencial, não é? Mas enquanto secretário no MEC, aí já vira um descalabro, não é?
A forma como ele defende a abordagem fônica como única válida, como verdade última, universal e neutra revela, em verdade, sua perspectiva alinhada a uma ideologia mercantil, meritocrática e neoliberal.
Sugiro que assista esse vídeo, que pode complementar suas reflexões:
https://www.youtube.com/watch?v=PbKVCOKdjWg&fbclid=IwAR0VlDmGJ3r_YdFy9kO-PwaBUWWcSEfT2euXPjSx6OQgkBxvWBlzn5xAaIs
Bacana a sua explanação! Sigamos estudando e resistindo!
EDCB85 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO/TER-08:50/12:30 - Diana Bispo Ribeiro da Silva
ResponderExcluirAntes mesmo de ler a introdução do post desse blog, fui assistir ao vídeo e, confesso, fiquei imensamente confusa a respeito das afirmativas que ali estavam sendo feitas. Acho essencial que todas as pessoas possam e tenham o direito de expressar as suas opiniões, mas sempre mantendo a linha da racionalidade, consciência e respeito para com as pessoas que construíram as obras e conceitos as quais se deseja criticar.
Enfim, após algumas discussões em sala de aula, assim como leitura a respeito da temática da alfabetização e letramento, considero como essencial a esse processo de inserção do indivíduo no campo da leitura e escrita, a valorização do letramento como um processo de ir para além da aprendizagem mecânica do sistema alfabético.
Pois é, Diana...
ResponderExcluirHá muito desrespeito, equívocos conceituais, estratagemas para confundir o espectador, e muito mais sectarismos e má fé nesse vídeo.
Uma coisa é debater ideias, outras é esse desrespeito, esse ataque pessoal, ad hominem, aos autores consagrados, de perspectiva diversa da dele. Não há respeito a um campo que é, por natureza, um campo de perspectivas diversas e é muita arrogância se apresentar como única posição válida e digna de respeito. Um horror!
Ao meu ver, as afirmações de Nadalim no vídeo, além de mostrar falta de conhecimento sobre os conceitos utilizados, evidenciam falta de caráter e uma posição política. Posição essa marcada pela falta de compromisso com a verdade e pautada na perpetuação de uma estrutura social altamente classista e desigual. Como citado na publicação, é totalmente desonesto e estratégico os recortes tirados de contexto da obra de Magda Soares em prol de sustentar argumentos fajutos.
ResponderExcluirMuita boa a iniciativa de desmistificar as falácias desse vídeo através de referências teóricas em seus devidos contextos ao contrário do autor do vídeo em questão.
EDCB85 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO/TER-08:50/12:30 THALINE PITA DE JESUS
Olá, Thaline!
ExcluirSim, muito desonesto mesmo, fica até bem feio...muito explícita a feiura da estratégia preconceituosa de desqualificar uma autora importante na área - uma das mais importantes!
Vamos ler outros posts e ampliar ainda mais a análise?
Professora é fundamental uma discussão como essa diante do desmonte na educação que estamos presenciando com esse desgoverno, por isso é necessário que busquemos cada vez mais como estudantes na área de educação nos manter informados para não cairmos em falácias como as que encontramos no vídeo do ministro Nadalim que só evidenciam sua ignorância e autoritarismo para com o conteúdo abordado, além de ser revoltante o desdém com que ele trata todo o estudo e contribuição de Magda Soares para a educação principalmente no campo da alfabetização e do letramento.
ResponderExcluirA forma como ele trata o processo de letramento como um vilão trazendo o método fônico como a única solução viável para o problema da alfabetização de forma totalmente técnica e descontextualizada é preocupante, pois ignora a capacidade das crianças interagirem com a escrita e a leitura antes mesmo do processo de alfabetização no contexto das práticas sociais.
EDCB85 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO/TER-08:50/12:30 - Lyz Carvalho Figueiredo
Isso aí, Lyz, vamos ler e comentar outros posts?
ExcluirOs posts são também de estudo. E você tem toda razão, estudar e estar informados - e fundamentados para discutir - sobre os últimos acontecimentos no MEC, é essencial na formação de vocês!