segunda-feira, 1 de abril de 2019

Série Políticas públicas de alfabetização

Como explicitado na postagem anterior, estou empenhada em discutir sobre o campo da alfabetização no Brasil e suas políticas públicas nesse governo, juntando artigos, vídeos, matérias de jornal e revistas on-line, e diversas outras referências, a minhas próprias argumentações e posicionamentos. É o meu modo de contribuir para entendermos o que está se desenhando no MEC, mais especificamente quanto a esse campo. Como serão muitas postagens, indico aqui uma organização mínima, para facilitar a pesquisa e a leitura sequenciada, para os que assim quiserem. Essa organização é provisória, pois ainda estou escrevendo.  

POST 0 – Contextualização: O campo da alfabetização no Brasil, breve panorama.  

Postagens sobre o vídeo Letramento é o vilão da alfabetização

POST 1 – Introdução e análise inicial das premissas do vídeo; concepção de letramento, de funções sociais e práticas letradas; letramento é uma invenção do construtivismo?

POST 2 – Miscelânea conceitual: letramento, construtivismo, whole language, método global, ideovisual ... tudo num saco só?; Letramento e/ou literacia? Consciência fonêmica: pré-requisito e/ou consequência?

POST 3 – O que dizem mesmo os experts; Predição ou decifração OU predição e decifração?; ler é decifrar? Ler é compreender? Ler e compreender? Leitura: conceito polissêmico; modelos de processamento da leitura.  

POST 4 – Para além do sistema alfabético:  um desabafo; sobre a formação professores e o homeschooling; o letramento emergente e a família. (Esse post é composto de 3 mini-posts)
4.1. Sociedade democrática? Onde está a sua ideologia?
4.2. Ciência cognitiva, prática pedagógica, os cegos e o elefante
4.3  Políticas de formação de professores e homeschooling
POST 5 – Fechando e algumas considerações sobre o construtivismo, a didática construtivista; a linguagem viva e as abordagens dialógicas e discursivas; leitura e escrita como interação, produção de sentidos, de discursos; os diálogos em um campo de conflitos e a prática pedagógica.

Postagens sobre o e-book “As 5 etapas para alfabetizar seus filhos em casa” e dos livros de canções para alfabetizar da autoria de Nadalim
A ver ainda a divisão...em breve...

Análise do Decreto que institui a PNA...ou a próprio PNA...

Vamos lá!

4 comentários:

  1. Oi Lica, agradeço e parabenizo a iniciativa. Tão relevante quanto os discursos e práticas cotidianos de alfabetização, me parece, é buscar compreender o que revelam diferentes concepções e para onde elas desejam nos levar, se permitirmos. Acompanhar os rumos da Política Nacional de Alfabetização criticamente, colabora para a formação da identidade do professor-alfabetizador-pesquisador responsável, autônomo e comprometido com o sujeito da aprendizagem: o estudante.

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    1. Exatamente, Val!
      As dinâmicas entre as instâncias das tematizações (teorias, concepções), das concretizações (práticas) e das normatizações (políticas) são imbricadas. É preciso levar essas dinâmicas em conta para refletir sobre o campo da alfabetização, desde as questões mais macro, até as questões da ponta, didático-pedagógicas.
      Bom você comentando aqui!
      Bjos

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  2. OI, Lica!
    você traz informações e enriquecimento do saber neste blog, são de imensa relevância. O material que relaciona o teórico-prático que dispõe à nós educadoras e educadores, vem somar e fomentar o pensamento que a educação crítica é fundamental para ampliação de horizontes no processo de alfabetização e letramento do ser humano em sua formação plena. Agradeço pela responsabilidade que tens ao trazer a luz essas discussões que potencializam a importância social que é o ato de educar.

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    1. Obrigada pelo reconhecimento, Letícia. E pela análise do conteúdo geral do blog.
      Agora, aguardo um comentário sobre alguma das temáticas das postagens, tá?
      Escolha uma. Tem várias para comentar, opinar, discutir.
      Vamos lá!

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