Postei recentemente a indicação de livros para alfabetização, lembram? Pois bem, a Ana, lá de Petrópolis, já se inspirou no livro Travadinhas, de Eva Furnari, e confeccionou seu material com algumas opções interessantes de uso.
O material é composto das ilustrações com o texto, das ilustrações sem o texto, dos travalínguas fatiados em palavras e os mesmos fatiados em letras móveis.
Ana fez envelopinhos coloridos com as ilustrações sem o texto, assim, põe dentro dele os fatiados e as crianças têm que montá-los a partir do texto correpondente àquela imagem. Se memorizaram o travalíngua, montam ajustando o oral ao escrito. Se não, o(a) professor(a) deve ir lendo e relendo-o para que as crianças possam ir montando.
As ilustrações com o texto - como essa do guarda-chuva ao lado - servem para atividades de leitura, pseudoleitura, identificação de palavras, além de base para o(a) professor(a) ir lendo os travalínguas para ajudar as crianças a montarem os textos.
Evidentemente, para montarem os fatiados, não devemos entregar a ilustração com o texto, pois senão as crianças tomarão o texto pronto como referência para sua montagem, sem fazer o esforço de ajustar texto e escrita, de refletir sobre quantas e quais letras precisam para montar determinada palavra.
Bom, então, os envelopes podem ser entregues com as letras móveis ou com os fatiados em palavras, a depender do domínio de leitura e escrita das crianças.
Para as crianças com hipóteses alfabéticas e silábico alfabéticas será mais produtivo entregar as letras móveis, pois se já leem, montar as palavras será muito fácil.
Alguns dos travalínguas oferecem desafios consideráveis, mesmo para crianças já alfabetizadas, pois trazem palavras grandes, pouco comuns - como problemática, ventríloco, peripatética, trambolhos, magnética -, bem como dificuldades ortográficas interessantes, bem frequentes em travalínguas, como o uso do x/ch, do j/g, do v/f, s/z, encontros consonantais, e é preciso prestar bem atenção a sua ortografia. Isso é bom quando temos aqueles alunos já mais adiantados na sala, que precisam de desafios maiores.
Para as crianças com hipótese silábica com valor sonoro, ordenar as palavras e montar os travalínguas será bem desafiante.
Ana colocou o ponto final dos textos. Não precisa, mas é interessante também para começarem a prestar atenção nisso.
É isso, gente. Se animem!