quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sobre os materiais deste blog

Esse é um texto mais atualizado sobre os materiais apresentados nesse blog, a partir de um dos primeiros posts que fiz. É um texto que dá uma ideia geral dos materiais do acervo e ajuda a organizar em blocos os jogos e materiais que vão sendo postados, considerando sua natureza.

Os jogos, materiais, atividades, dicas e as oficinas apresentados nesse blog destinam-se a todos que se interessam por alfabetização e que buscam ampliar seu repertório de propostas didáticas fundadas em firmes concepções de aprendizagem e ensino da língua escrita.

Enfatiza-se aqui a perspectiva de aprendizagem do sistema de escrita em contexto de letramento, por um lado, e a especificidade do processo de aprendizagem do sistema alfabético, por outro, confluindo para o que Magda Soares chama de "Reinventando a Alfabetização", ou seja, o trabalho específico com o sistema de escrita, com a identificação das palavras, sem perder de vista o eixo relativo à construção do sentidos na leitura e o contexto mais amplo relativo à cultura escrita. 

As atividades propostas a partir dos materiais apresentados focalizam a aprendizagem do funcionamento do sistema de escrita alfabética, o trabalho de reflexão fonológica, a mobilização de estratégias de leitura, a pesquisa inteligente, e abordam as diferentes unidades da língua – texto, palavra, sílaba, grafemas e fonemas e unidades inter e intrasilábicas (maiores e menores que a sílaba, como -OLA em bola, escola, sacola, viola, cola... e TR em troco, trinco, trator, truque...) – em contexto de exploração de textos - orais e/ou escritos - e de jogos. 

Costumo separar os materiais, kits e jogos que fazem parte do acervo que venho construindo, em três diferentes blocos, que, no contexto das Oficinas, se organizam, algumas vezes, em três módulos. Por ora, vou apresentar brevemente cada um desses blocos e, depois, à medida em que os posts forem aparecendo, aprofundaremos a discussão em torno de cada um deles. 


No primeiro bloco incluem-se os materiais confeccionados a partir de textos da tradição oral – que são expressão da cultura popular, parte de nosso universo cultural – estruturados para favorecer a leitura através de estratégias diversas, bem como a reflexão sobre a escrita alfabética e ortográfica. 

São kits confeccionados a partir de parlendas, trava-línguas, adivinhas, quadras, cantigas, ditados populares, frases feitas, permitindo atividades diversificas para diferentes níveis de leitura. Nota-se nesse bloco que, em se tratando de gêneros originalmente orais, é fundamental não perder de vista a sua abordagem em termos de oralidade. Para discutir mais sobre esse aspecto, e sobre textos da tradição oral, ver a brochura de minha autoria aqui

No segundo bloco, incluem-se os materiais confeccionados a partir de textos de vários gêneros literários, como fábulas, contos, lendas e contos indígenas e africanos, histórias infantis, quadrinhos,  poesia, favorecendo ainda mais a articulação entre letramento e alfabetização. 

Aqui encontramos também materiais produzidos a partir de narrativas audiovisuais, tão presentes na cultura infantil contemporânea - como desenhos animados e filmes de animação - e parte do repertório de “textos” dos sujeitos infantis, considerando a noção de múltiplos letramentos.


Esse bloco se desenvolveu a tal ponto que, hoje, em seus desdobramentos, acolhe as Caixinhas de Livros - sobre as quais vocês podem conhecer mais aqui - e os Arquivos Poéticos - que, por ora, inclui os Arquivo Alfabético Poético e o Arquivo Capparelli, que vocês podem ver  no link, clicando neles. Novos Arquivos estão no forno! 

Há Caixinhas de Livros que namoram com os Arquivos Poéticos, como a Caixinha O que tem nesta venda, a partir do livro de Elias José de mesmo nome, da Paulus, já que o que o livro traz é um texto com a ludicidade e o ritmo próprios ao texto poético. Confira parte dos materiais aqui. Essa Caixinha - ou Arquivo - rendeu outros jogos e posts, como o Lince, dentre outros. Todos eles se encontram tanto no marcador Caixinhas de Livros quanto no marcador Arquivo Poético. Confiram na lista de marcadores do lado direito da sua tela! No marcador Caixinhas de Livros vocês podem encontrar também os posts de Caixinhas a partir de outros livros infantis. Os materiais das Caixinhas e Arquivos são voltados para diversas atividades de reflexão sobre a leitura e a escrita a partir das histórias ou poemas, cuidando sempre, no entanto, de preservar o aspecto literário, estético como primordiais e prioritários em relação ao aspecto pedagógico. A esse respeito, ler o post sobre Literatura e Alfabetização, aqui

No terceiro bloco, incluem-se jogos diversos, com diferentes objetivos relativos à aprendizagem da escrita e leitura, como o aprendizado de letras, a apropriação do sistema alfabético, a consciência fonológica e a ortografia. O jogo, com sua natureza lúdica e intrinsecamente sociocultural, vem aqui contribuir para a reflexão sobre diversos aspectos da língua. Por vezes, os mesmos jogos, com pequenas adaptações, podem favorecer a reflexão de crianças em diferentes níveis de apropriação da escrita. 

Os jogos desse bloco não têm relação  com um texto, mas muitos jogos a partir de textos - incluídos no bloco anterior - são similares aos categorizados aqui. São classificados lá por serem produzidos a partir de determinado livro, parlenda ou poema, mas se assemelham a alguns postos aqui, como o caso do Bingo de Rimas, da Caixinha de O que tem nesta venda, e outros jogos do Arquivo Capparelli, por exemplo. 

Divido os jogos e materiais em:


  • de reflexão fonológica e grafonêmica;
  • para aprender sobre a estabilidade da escrita, de usar e ampliar o repertório de modelos de escrita convencional (que a criança aprende a reconhecer globalmente);
  • para aprender as letras e usar a ordem alfabética;
  • para refletir sobre os princípios do sistema alfabético e sobre as correspondências grafofônicas;
  • para consolidar as correspondências grafofônicas e trabalhar a ortografia;
  • para contribuir com o desenvolvimento da fluência de leitura e de apoio à compreensão leitora;
  • para apoiar a produção de textos.

  • Por vezes, evidentemente, esses três blocos de materiais se imbricam e outras categorias ou novos aspectos em cada categoria podem surgir, já que a invenção, adaptação, inclusão de novos materiais ao acervo é constante, a partir do próprio desenvolvimento das oficinas e das trocas com outros educadores. Em cada Oficina que promovi até hoje, houve sempre quem inventasse, partindo dos materiais e atividades propostas, novos materiais ou novas atividades, variantes, adaptações, considerando as classes singulares que cada professor tem.   Já houve quem adaptasse alguns jogos para crianças menores, outros para crianças maiores, para uso em salas de AEE, professores de inglês tendo ideias para o ensino de língua estrangeira a partir dos materiais, tentativa de pensar adaptações para crianças de inclusão... 

    As oficinas e também o blog, nesses anos, têm sido espaços de trocas, inclusive, para que possam ser ampliadas  essas possibilidades. O blog, nesse sentido, pode funcionar também como um registro, um testemunho desse processo de ampliação de repertório, de acervo,  de propostas, tanto para mim, para minhas/meus alunas(os), quanto para quem vier visitar essa página. Portanto, opine, interaja, discorde, pergunte, oferte... Esse é o meu convite... Atualmente os acervos de materiais e as oficinas de produção e criação de jogos e materiais são vinculados ao LAP - Laboratório de Acervos e Práticas, Laboratório de Alfabetização que coordeno na FACED/UFBA. 

    O caminho da literatura trouxe, ainda, essa prática de dica de livros e comentário sobre eles ou de exploração de gêneros de textos (como as histórias acumulativas e os tangolomangos, a partir dos quais fiz alguns posts recentemente). Tenho feito também alguns posts com propostas de atividades não atreladas a um material específico. Tudo isso também se articula, hoje, ao LAP, às três dimensões de suas ações: material, simbólico cultural e didático-pedagógica. O blog foi, por muito tempo, e segue sendo, esse meu espaço de compartilhamento de ideias, de criação, de experimentação e de boas parcerias, que agora se expandiram para as redes do próprio Laboratório, que vocês podem seguir no Instagram e Facebook
    Abraço,
    Lica

    52 comentários:

    1. Super legal.
      Em breve começarei minha residência pedagógica com um 3º ano, e se eu notar alguma dificuldade das crianças nesse sentido, já sei de onde tirar os materiais *-*

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    2. Oi, Lica
      Como você está? Aqui, em São Paulo, não iniciamos ainda a nossa formação, são tantas informações desencontradas...bom, enfim, tudo faz parte quando trabalhamos em um serviço público.

      Que fofo esse post, bem oportuno para reflexão com os professores alfabetizadores, fico me imaginando com eles, fazendo oficinas assim como as suas, pena morar tão longe de você, poderíamos trocar muitas ideias e criar também, rsrsrs...

      Bjsss

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    3. Oi, Susana!
      A distância dificulta um pouquinho, mas não impede as trocas, as parcerias, não. Tenho uma parceira de invencionices bem longe daqui, outras fiéis escudeiras, também espalhadas aqui e acolá, e troco umas "figurinhas" com gente de muitos lugares!
      Qualquer dica que queira, qualquer coisa que pense que poderíamos trocar, pode falar! O meu email é oficinasdealfabetizacao@hotmail.com.

      Já curtiu o Fan page do Facebook?

      Quanto ao Pacto, é isso mesmo... ainda meio atrapalhado, mas vamos nessa!
      Beijão,
      Lica

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    4. Oi, Lica... bom saber disso, sim eu já curti a sua página no face, mas não recebo tantas atualizações, não sei porque, talvez pelo horário que entro. Não tenho tanta teoria quanto você, dessa forma, minhas produções são bem práticas, nesse ano teremos mais propostas de acordo com as atividades do pacto, vou te enviar por e-mail um material que fiz o ano passado pra minha turminha de alfabetização e se foca na reflexão de escrita. Bjs

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    5. Olá Lica gostaria de dizer que você está de parabéns por escrever tão bem, com tanta clareza e objetividade nos seus textos. Tudo fica mais fácil de entender e aplicar. Você está de parabéns. Eu possuo um site de jogos para pintar e gostaria que você visitasse e seu poderia ter a honra de ter um link dele aqui em seu blog. http://www.osjogosparapintar.com

      Um abraço!

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    6. Ok, Susana, aguardo e dou notícias!
      Bjs

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    7. Muito obrigada, Frank,
      Outra coisa de que gosto muito é disso mesmo, escrever!
      Darei uma olhada no blog.
      Um abraço,
      Lica

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    8. Tudo aqui é muito bom! Desfrutar dos textos, das ideias, das invenções, do conhecimento, me faz sentir alegria, contentamento, além de me sentir viva, pois isso tudo vem ao encontro daquilo que acredito. É um verdadeiro elo entre o que penso e àquilo que procuro fazer.
      Obrigada, Lica!
      Bjs,
      Ana

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    9. Ô, Aninha, assim fico vermelha de um lado e toda toda do outro. Rsrsrs!
      Mas não é à toa o nosso encontro, não é?
      E isso é muito muito especial para mim, pode acreditar!
      Um beijão,
      Lica

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    10. Oi, Lica.
      Ao pesquisar sobre atividades de letramento e alfabetização para as oficinas do projeto de educação integral que coordeno me deparei com o seu blog e estou surpreendida com a qualidade das dicas e orientações postadas. Parabéns!

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    11. Obrigada, Fernanda,
      Faço isso com muito gosto.
      Façam bom proveito! E qualquer duvida, pode falar!
      Abraço,
      Lica

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    12. Oi Lica,
      Estou orientadora de estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização e pesquisando descobrir seu blog e quero parabenizá-la pela qualidade do seu trabalho. Parabéns!
      Gostaria de saber se você comercializa este materiais (Kits de jogos).

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    13. Oi, Maria Aparecida,
      Muito obrigada!
      Não comercializo, não. Na verdade, mal tenho tempo de confeccionar os meus, para renovar o acervo...
      A ideia é compartilhar as ideias...
      Abçs,
      Lica

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    14. Simplesmente incrível.
      Fiquei apaixonada por toda essa grandiosidade.
      Me ajudou muito.
      Admiro pessoas como vocês que fazem tantas coisas com muita criatividade e sabedoria em prol da educação...
      Abraços.

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    15. Muito obrigada, Regina!
      Faço tudo com muito gosto.
      Um abraço,
      Lica

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    16. Olá Lica!
      Gostei muito das suas ideias e vou ofertá-las a uma garotinha que está em fase de alfabetização e tem deficit de atenção. Há alguma dica que você me passaria para auxiliá-la ainda mais nesse processo?

      Obrigada!

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    17. Oi, Thayane...
      Não sou especialista nessa situação de déficit de atenção, sei que a concentração não é algo que possam simplesmente optar por ter ou controlar, mas acredito que novidades estimulantes, propostas mais lúdicas e interessantes e desafios motivadores propostos a partir de materiais bonitos têm sempre mais chance de chamar a atenção das crianças e acionar funções que elas, nessa situação, necessitam para focar em alguma tarefa...
      Assim, acho que esses materiais e propostas podem sim favorecer as aprendizagens, sendo conduzidas considerando as necessidades de crianças com esse déficit.
      Um abraço,
      Lica

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    18. que pena que não vende...
      muito bom seu material.

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    19. É, anônimo... o espírito é de criação, confecção, compartilhamento de experiências, não comercial. Eu nem teria tempo para isso. Mas muito obrigada pelo reconhecimento...
      Olha, tem gente fazendo os seus acervos por aí... Então, em vez de "que pena", tente ver por esse lado bom, tá?
      Quem sabe você não tenta fazer?
      Abraço,
      Lica

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    20. Oi professora Liane,
      quando iniciei os trabalhos com a turma de alfabetização não sabia quase nada e foi graças às formações do PACTO/PNAIC que a aperfeiçoei e vi o quanto os textos de tradição oral são importantes para esse processo. O uso desses textos causam uma reviravolta nas cabeças das crianças porque além de cantar eles associam aquela parte e buscam identificar letras, pseudoletras, palavras e versos. Quando fiz isso pela primeira vez vi o quanto os alunos se empenham em realizar suas atividades, diferentemente quando trazia outro. Foi muito bom visitar seu blog e visitarei mais vezes. Antonio de Jeremoabo-BA.

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    21. Oi, Antônio!
      Como vimos em nossas aulas, são textos muito privilegiados para a reflexão fonológica com e sem presença da escrita, focando diversas unidades fonológicas, como rimas, sílabas, fonemas em aliteração, partes maiores e menores que as sílabas. Além disso, por sabê-los de cor, permitem que as crianças ajustem o que sabem oralmente, de memória, ao escrito, apoiando sua identificação de versos, palavras, partes de palavras, colocando em jogo tudo o que sabem sobre a escrita alfabética.
      E se não bastasse, são textos muito brincantes, permitindo essas muitas aprendizagens de modo lúdico, com todo o poder performático e afetivo da voz e da memória.
      Visite sempre!
      Abç
      Lica

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      1. Oi, professora Liane, quando comecei a ensinar foi muito difícil, pois não tinha nenhuma prática e quase que desistir. mas ja no segundo ano com a alfabetização e participante do PNAIC, CONSEGUIR me reinventar enquanto professora alfabetizadora, e o trabalho com o texto sem pretexto me fize perceber o quão longe os meus pequenos poderiam chegar. o trabalho com esses textos de conhecimento orais despertam coisas maravilhosas na aprendizagem dos meus pequenos. visitei o blogue e pude perceber o quanto ele ainda pode me auxiliar na condução da alfabetização dos meus alunos. adorei. um cheiro.
        HELENICE PEREIRA DOS SANTOS DE JEREMOABO
        14 de maio de 2016 10:44

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    22. Helenice,
      Nosso ofício se aprende - e muito - é fazendo mesmo. No processo de ensinar, vamos encontramos rumos mais interessantes, desde que estejamos sempre abertos para refletir sobre nossa prática e a avançar sempre!
      Faça bom proveito em sua navegação aqui no blog!
      Um abraço,
      Liane

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    23. Oi, professora Liane!
      Desde 2012 tenho vivido a fantástica experiência profissional, no campo da alfabetização. Na condição de Orientadora de Estudo do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) participei de vários encontros formativos promovidos por Universidades, apesar de muitos terem aprofundado meus conhecimentos não posso deixar de destacar que suas aulas despertaram em mim novas reflexões sobre a alfabetização e o letramento. As sugestões de atividades compartilhadas na aula e que estão publicada nesse blog carregam em si a essência do fazer pedagógico, o encanto da alfabetização, a magia da literatura, enfim a verdadeira arte de ensinar. Elienai Silva - Jeremoabo

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      1. Oi, Elienai!
        O conhecimento se constrói assim... sempre temos mais e mais a aprender sobre determinada coisa...sempre... Se acharmos que já sabemos tudo de algo, até gera um tantinho de desinteresse... Geralmente, a aventura de aprender é assim, gostamos de desafios...
        Fico feliz de que nossas aulas tenham aberto novas janelas e provocado em você novas reflexões.
        Muito obrigada!
        Abç,
        Liane

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    24. Line, adorei a sugestão do alfabeto móvel colorido que você confeccionou para o aprendizado de letramento no processo de alfabetização das crianças. Beijos Ana Rosa

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      1. Olá, Ana Rosa...
        Fiquei curiosa de saber a que alfabeto móvel colorido você está se referindo...
        E olha, a alfabetização é que é parte do letramento, viu? O letramento é que é muito mais amplo... Aprender sobre letras, relações entre letras e sons, compor e decompor palavras com letras móveis são aspectos relacionados ao processo de alfabetização.
        Fiquei sem saber de sua compreensão sobre esses dois processos...
        Abç
        Liane

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      2. Ana Rosa...fiquei também sem saber se é Ana Rosa de Jeremoabo...
        E se for...que tal comentar mais um pouquinho???
        Aguardo ok?
        Liane

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    25. Olá, Professora!!!
      Amei seu trabalho! Gostaria de fazer suas oficinas. Sou de São Bernardo do Campo - SP. Você oferece os cursos por aqui? Ou você oferece cursos na modalidade online?
      Sou professora alfabetizadora da rede pública de SBC.

      sandra_zanuni@hotmail.com

      Parabéns pelo belíssimo trabalho!!!

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      1. Olá, Sandra!
        Muito obrigada.
        Eu só faço cursos ou oficinas onde me convidam e articulam para eu ir.
        Sou professora da Universidade, então, o que faço, geralmente, é via convites institucionais.
        Ainda não tenho essa modalidade on-line, as oficinas exigem mesmo o contato presencial. Mas quem sabe uma dia invento algo, né?
        Agora, caso queira fazer os materiais, pode tirar dúvidas comigo, claro!
        Obrigada mais uma vez pelo carinho,
        Lica

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    26. Este comentário foi removido pelo autor.

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    27. Olá professora Lica!
      Eu estou encantada com os materiais aqui apresentados. Gostaria de poder participar de uma de suas oficinas. Para construir alguns materiais para trabalhar com meus alunos na creche.Essa relação que você faz com a alfabetização e o letramento desperta em mim muitas curiosidades em querer aprender mais.
      Muito obrigada por suas contribuições tão encantadora!
      Um abraço, Marta Ferreira.

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      1. Obrigada, Marta!
        Olha, claro que não substitui uma oficina, mas aqui no blog tem muitas fotos e ideias que ajudam a fazer os materiais. Se jogue!
        Se for de Salvador, tem chance!
        Abraço,
        Liane

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    28. Olá professora Liane!!
      Parabéns pelo acervo de materiais aqui apresentados são muito interessantes, criativos. A metologia de trabalho que é sugerida acredito que será importante para minha práxis em sala de aula, afirmo que estarei sempre que possível visitando o seu Blog e indicareis para outras colegas.

      Estou ansiosa para o momento da oficina que acontecerá no modulo final.

      Afinal alfabetizar e letrar é fundamental para nossos pequeninos, logo tenho sede de apreender.
      Abraços, Silvia Ferreira.



































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    29. Olá professora Liane, aqui é Silvia Ferreira aluno da turma de Pedagogia do Parfor.
      Afirmo que os jogos aqui apresentados são importantes ferramentas metodológicas para eriquecimento da minha prática pedagogica, me ajudará a ressiguinificá-las.

      Abraços ,
      Silvia aluna da turma do Parfor Pedagogia, da disciplina de Alfabetização e Letramento

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    30. Boa tarde professora Liane,sou Silvana Di Paula aluna da turma de Pedagogia - Parfor, ao visitar o seu blog interessei-me pelo dicionário do Nordeste, por considerar o Brasil um pais continental nas suas características do português falado em cada região, não há qualquer semelhança com o sotaque ouvido em novelas e com tramas regionais. Ao ler as palavras que constam do dicionario do nordeste que me identificaram e fazem parte do meu vocabulário cotidiano.
      Parabéns pelo trabalho.

      Abraços, Silvana Di Paula

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    31. Olá professora Liane, aqui é Maria Telma, sou aluna do curso de pedagogia do Parfor,em relação as postagens do seu blog,afirmo que a temática apresentada é muito interessante e importante na prática pedagógica do professor que deseja alfabetizar e letrar seus alunos,estarei utilizando a sua proposta para trabalhar com minha equipe de professoras na Escola Jorge Calmon, na localidade de Coroa, no município. de Vera Cruz, onde estou atuando como Coordenadora Pedagógica.
      Abraços
      Maria Telma aluna do curso de Pedagogia Parfor.

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    32. Olá Profa Liane!

      Amei conhecer esse blog, o fato de descortinar e compartilhar aqui interessantes estratégias para a alfabetização e letramento abarcando tanto os textos da tradição oral quanto os diversos gêneros textuais. Gostei muito de ver que a Magda Soares está presente aqui, tive o privilégio de acessar alguns textos delas e são vívidos! Tenho profundo interesse por jogos! Para mim são ferramentais necessárias para mediar as aprendizagens dos sujeitos no processo de alfabetização e letramento.

      Um grande abraço,
      Isa Bastos, EDCB85

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      1. Que bom, Isa!
        Já que gosta do blog, das propostas, dos jogos e tudo o mais, que tal interagir mais aqui?
        Vou adorar vê-la comentar os materiais, as propostas...
        Vamos lá!?

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    33. No slide “Jogos: jogos e materiais para alfabetização”, o que mais me chamou atenção foi o item 2, que dá exemplos de jogos para aprender sobre a estabilidade da escrita, usar e ampliar o repertório de palavras “estáveis”. Não por acaso, esse tema foi abordado logo na primeira aula da professora Liane. (Assunto 100% novo pra mim).

      Resumindo, as palavras "estáveis" são o porto-seguro da criança. Durante a aula, foi ressaltada a importância do nome próprio como palavra estável. A criança pode se refugiar nesse porto-seguro e obter informações “novas” com o que já sabe, a exemplo da forma das letras, quantidade e variedade.

      Nos slides e nas postagens sobre esse tipo de material, aprendi como a ludicidade pode ser usada para reforçar e estimular a aprendizagem e que para chegar a esse fim dois fatores são essenciais: criatividade e intencionalidade.

      As vezes nos faltam ideias para inovar na sala de aula. Quando partimos para a pesquisa, até encontramos boas ideias mas, nem sempre encontramos a base teórica ou a justificativa daquela ação. A falta de base e confusões conceituais sem dúvidas, podem prejudicar tanto a didática dos docentes quanto a aprendizagem dos discentes (digo isso lembrando das confusões conceituais de Nadalim que ainda influenciam várias pessoas de forma negativa).

      Em contrapartida, este blog é bem explicativo e postagens como essas nos ajudam a perder o medo de encarar a grande responsabilidade de alfabetizar.

      Parabéns pelo blog, professora Liane.

      Leilane Elisabete Santa Clara

      EDCB85-2019.2 (diurno)

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      1. Oi, Leilane, muito obrigada!
        É isso mesmo. Eu penso que a formação docente envolve tanto os conhecimentos epistemológicos e pedagógicos em geral, quanto o conhecimento do conteúdo (no nosso caso, a linguagem escrita), a didática, bem como os repertórios...
        Tento apresentar e discutir práticas produtivas de alfabetização bem fundamentadas em teorias, articulando às metodologias, à didática, mas também mobilizar repertórios: jogos, literatura, cultura lúdica...
        É como vejo a formação...
        Muito obrigada pelo reconhecimento...

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    34. Boa tarde!
      Trabalho na área de Educação há muito tempo, comecei com a educação infantil atualmente estou com o 3 ano do ensino fundamental e vejo a importância da ludicidade na aprendizagem dos alunos.Achei o trabalho apresentado muito interessante e rico.Resalta que o jogar é significativo para as crianças, pois oportuniza diversas situações, estimula e desenvolve a linguagem, contribui para o desenvolvimento afetivo, motor,social etc.
      Por meio do lúdico o aluno desenvolve sua criatividade, sendo assim sujeito do processo pedagógico.Na escola, o jogo proporciona às crianças um ambiente de aprendizagem prazeroso, motivador, possibilitando aprendizagens de várias habilidades.
      Livia Vidal EDC B85- Pedagogia UFBA

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    35. Eu amei conhecer esse blog. Ah! Se eu soubesse dele há seis meses. :)

      Produzi muito material nesse período de pandemia, algumas coisas eu criei de acordo com a necessidade, outras fui buscando na internet, o que achei legal daqui, foi o fato de ter várias ideias concentradas no mesmo lugar e com os textos de apoio. (imagem apoiando o texto e vice-versa).
      Sei que muitas pessoas crticam, mas eu gosto da alfabetização pelo método fônico, a questão que percebi, é que devemos considerar o perfil da criança, algumas não se identificam e devemos ir adaptando ao gosto de quem está aprendendo. Esses materiais ajudam muito, também, a identificar o perfil da criança e assim tomar decisões mais acertadas quanto às atividades a serem aplicadas.

      Amo utilizar jogos, porque a maioria das crianças também gostam e o jogos de reflexão fonológica são fortes aliados no processo de alfabetização. Um dos bingos de letras me chamou a atenção por me parecer ter sido criado a partir de recortes de impressos, eu já faria duas atividades, uma a criança montando o prórprio bingo, com supervisão, e depois jogando.

      Virei aqui mais vezes!

      Tatiana da Silva Feitosa - EDB85 - UFBA - FACED

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      1. Depois da aula de hoje, não sei mais, ao certo, qual a minha posição em relação ao método fônico. Sigo estudando :)

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      2. Tati, o trabalho com a consciência fonológica e a relação da escrita com a pauta sonora da língua NÃO é a mesma coisa de método fônico! Mesmo dentro do que os estudiosos chamam de phonics, não há apenas um método - como o método fônico sintético. Quando entrarmos no estudo da consciência fonológica isso ficará mais claro, certo?

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    36. Soraia Ribeiro dos Santos Silva12 de setembro de 2021 às 17:09

      Que riqueza de informações! Já estou explorando os outros posts com sugestões de materiais e sempre fico muito encantada com as inúmeras possibilidades de trabalho com a literatura infantil. Essa, sem dúvidas, é a minha queridinha em se tratando de alfabetização e letramento, por isso, conteúdos como esse são sempre muito bem-vindos!
      Bjs, pró! (EDCB85)

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      1. Que ótimo, Soraia!
        A literatura infantil é, antes de mais nada, voltado à fruição. Sua função estética e simbólica primordial é que tem que estar na frente, sempre! Mas também pode se constituir em contexto rico para explorações de conhecimentos outros, desde que NUNCA como pretexto para isso.

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