terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Pesquisa sobre Jogos e materiais pedagógicos na alfabetização

Como vocês que me acompanham sabem, tenho pesquisado e desenvolvido, já a algum tempo (desde 2001), um acervo de materiais e jogos de apoio ao trabalho de alfabetização. De início, eu usava esses materiais em alguns contextos de formação de professores, mas especialmente em minhas aulas de didática da alfabetização, na Unijorge, onde eu lecionei por 8 anos. 

Foram os próprios alunos que me pediram para que eu os ensinasse a produzir esses materiais...E assim surgiram as oficinas de produção de material. Fiz oficinas na Faced, no curso de formação que a UFBA desenvolveu com professores da Rede Municipal de Salvador – o Projeto Salvador – e em muitos outros contextos. Já são muitos anos de produção, divulgação e envolvimento com jogos e materiais pedagógicos para a alfabetização.

Já intencionando tornar esse trabalho mais acadêmico, procurei sempre apresentar e produzir artigos com essa temática, durante minha pós-graduação, ao lado das produções e apresentações da tese, que não focam a alfabetização inicial.

Desde 2014, quando ingressei na Universidade Federal da Bahia como professora concursada, venho me organizando para tornar esse trabalho com jogos, materiais e oficinas articulado tanto ao ensino, quanto à pesquisa e extensão. No ensino, está presente em minhas aulas de Alfabetização e letramento – componente pelo qual fiquei responsável na Faculdade – e eventualmente, também no Estágio Supervisionado – componente em que estou igualmente envolvida. Cabe ressaltar que, por esse interesse em especial, também orientei, durante esse período na UFBA, alguns Trabalhos de Conclusão de Curso sobre jogos na alfabetização.

A partir de 2015, comecei a esboçar a pesquisa “Jogos e materiais pedagógicos na alfabetização”, apresentando um primeiro esboço no Geling - Grupo de pesquisa do qual faço parte na Faculdade de Educação, e ao qual a pesquisa se filia.

Em 2016, organizei o projeto e consegui dois bolsistas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), bem como se juntaram a nós algumas estudantes voluntárias – geralmente alunas minhas dos componentes Alfabetização e letramento ou de Estágio. E, assim, começamos a desenvolver a pesquisa.

A pesquisa tem como objetivo maior discutir o papel da dimensão material da ação e na formação docentes, buscando identificar, analisar, desenvolver e divulgar jogos e materiais pedagógicos (bem como seus usos e as concepções subjacentes) nas práticas alfabetizadoras da Educação Infantil (4 a 5 anos) e do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental (com foco, especificamente, na Rede Municipal de Ensino de Salvador), ampliando o conhecimento sobre esses recursos pedagógicos nas instituições escolares e também no contexto de formação inicial de professores, na Universidade, a partir da pesquisa, produção permanente e mobilização de acervos.

Nas escolas da rede, propomos fazer um levantamento de acervos, discursos e práticas referentes a jogos de linguagem e materiais pedagógicos na alfabetização, bem como uma intervenção nas salas de aula – numa perspectiva de pesquisa etnográfica colaborativa. Apostamos no fato de que conhecer esses discursos e práticas possa desencadear uma discussão importante sobre a problemática da pesquisa, tanto no contexto escolar, quanto na instituição formadora.

A equipe de pesquisadores irá produzir jogos e materiais de acordo com as turmas em que a intervenção será desenvolvida, em oficinas que serão também abertas aos professores da rede e a interessados em geral, constituindo-se como atividade de extensão. A ideia é que cada participante saia com seus kits e, no caso das pesquisadoras, kits que serão usados na intervenção nas escolas.

A intervenção nas salas de aula se desenvolverá em colaboração com as professoras regentes, numa perspectiva de pesquisa com a escola, com os professores, e não sobre a escola e sobre os professores. Pesquisas e mais pesquisas são feitas sobre a escola, como se os seus efeitos naturalmente pudessem chegar  a elas. O intuito aqui é trabalhar junto com a escola, favorecendo a construção compartilhada de saberes e fazeres dos pesquisadores e professores. 

Ao lado de seus acervos pessoais, os bolsistas da pesquisa confeccionarão, igualmente, materiais para uso na Faculdade – por docentes e discentes, em contextos diversos (aulas, estágios, pesquisas discentes etc), constituindo-se um Laboratório de Acervos Pedagógicos (LAP). Essa ação favorece, a reflexão sobre essa dimensão material no contexto da formação de professores, a partir da ideia da constituição de uma "paleta metodológica" do futuro professor, como sugere Meirieu, em seu livro O cotidiano da escola e da sala de aula.

Ressalta-se, no entanto, que essa dimensão material da ação docente, e toda essa ideia de produção de material em contexto de formação de professores, longe de estarem ancoradas em uma perspectiva instrumental e tecnicista, apoia-se em firmes concepções de alfabetização, de linguagem, de aprendizagem; na compreensão do papel dos aspectos notacionais e fonológicos na apropriação da escrita; nos aspectos didáticos relativos aos objetivos de aprendizagem; considerando igualmente, as etapas necessárias à produção de materiais didáticos produtivos. Essa discussão tem relação com a problemática da pesquisa, tal qual fundamentada e discutida no projeto.

Recentemente, inclusive, a pesquisa foi beneficiada pelo Programa de Apoio a Jovens Doutores (PROPESQ) e terá direito, além de a mais um bolsista,  a recursos financeiros para itens de capital e custeio, favorecendo o desenvolvimento dos materiais do LAP. Com isso, contaremos com equipamentos e todo o material necessário para a produção e manutenção do acervo de jogos e materiais da Faculdade de Educação.

Além da constituição do acervo, novos artigos foram e serão escritos para divulgar a pesquisa e todas essas ações a ela articuladas.

Há, assim, em todas essas ações, uma intenção de alçar tanto a dimensão material da ação docente, quanto os aspectos linguísticos da alfabetização, a um lugar mais prestigiado nas práticas alfabetizadoras. A intenção da pesquisa é, justamente, argumentar que os jogos e materiais pedagógicos podem constituir, junto com outras estratégias, em recursos importantes e interessantes nas metodologias que enfatizam os aspectos linguísticos da apropriação da escrita, ao lado dos aspectos sociodiscursivos e interativos, em contextos lúdicos, reflexivos e letrados. Porque não se trata, evidentemente, ao enfatizar os aspectos linguísticos, de manter e/ou retornar a práticas mecanicistas, reducionistas, mas de considerar as especificidades das aprendizagens da notação alfabética, numa perspectiva de linguagem escrita como prática social e sistema complexo de notação, que é preciso se apropriar para participar mais amplamente da cultura letrada. A questão é como trabalhar esses aspectos, e aí entram os jogos e materiais e a discussão sobre o seu alcance, limites e possibilidades no ensino da língua escrita.

Desse modo, creio que concretiza-se, nesse momento, minha intenção de trazer as oficinas e os acervos – no âmbito dessa discussão maior sobre a dimensão material da ação e formação docente – para a minha vida acadêmica, articulando pesquisa, ensino e extensão.

Tudo isso para dizer que esse trabalho ganha agora essa dimensão e estou feliz dessa trajetória, aqui bem resumidamente relatada. 

Por ora, é isso!


Lica

8 comentários:

  1. Fantástico, Lica....
    Universidade indo, de fato, à escola, trabalhando com a escola.
    Muito bom também o que propõe na própria faculdade, como formação dos professores.
    Pesquisa muito interessante, parabéns.
    Driu

    ResponderExcluir
  2. Oi, Driu!
    Muito obrigada!
    Estou animada e esperando que, realmente, seja uma pesquisa bacana e que uma experiência interessante possa sair disso, seja nas trocas com as escolas, seja na Faculdade.
    Abraço,
    Lica

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo maravilhoso trabalho!

    O trabalho de alfabetização com o auxilio desses materiais além de facilitar, possibilita um mundo de alternativas que levam ao aprendizado, ainda mais quando se trata de crianças. Durante a brincadeira a criança fica tão envolvida e acaba expressando todo o seu sentimento e emoção. Através dos jogos e de atividades lúdicas desenvolvidas nas escolas a criança aprende a se socializar com as demais e a partir daí consegue formar seus próprios conceitos, selecionar suas idéias, adquirir percepções e aprende a estabelecer relações lógicas, o que é muito importante para o seu desenvolvimento. Por isso devemos cada vez mais defender a ideia de que brincando também se aprende e com qualidade!

    Mariana Costa
    EDCB85- Alfabetização e Letramento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí... só temos que ficar sempre alertas para equilibrar a função lúdica e a função pedagógica, pois por vezes uma se sobressai à outra e ou bem perde-se o caráter lúdico pelo excesso de instrumentalização didática, ou perde-se o viés pedagógico, associando o jogo apenas ao divertimento.
      Abraço,
      Liane

      Excluir
  4. Muito bela esta proposta pedagógica de ensinar a partir de jogos bastante elucidativos. Isto enriquece a educação pois a torna mais dinâmica. Que bom seria se em todas as instituições de ensino pudesse ter este trabalho, com oficinas como esta. Tudo indica que as aulas seriam bem mais lúdicas e a exploração da linguagem - juntamente com o estudo da língua - tornariam-se verdadeiras aventuras de aprendizado e docência.

    UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
    FACULDADE DE EDUCAÇÃO
    DISCIPLINA: EDCB85 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
    ESTUDANTE: SANDRA MACHADO DA SILVA
    PROFESSORA: LIANE CASTRO DE ARAÚJO
    TURNO: MATUTINO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra!
      Se tudo o que planejo der certo, em breve teremos o nosso laboratório em funcionamento...Já está, mas internamente...mas logo logo vai ampliar suas atividades.

      Excluir
  5. Verônica Maria da Silva Magalhães
    EDCB85 - Alfabetização e letramento

    Olá, Lica! Boa noite!
    Estou encantada com a pesquisa maravilhosa que você e sua equipe tem feito em prol da educação brasileira.
    Particularmente, desconhecia essa pesquisa sobre jogos e materiais pedagógicos na alfabetização. Acredito que após feitas as intervenções sobre a aprendizagem das crianças na sala de aula, dispor de um acervo de materiais e jogos para apoiar no trabalho de alfabetização, é uma estratégia significativa para aquisição e avanço na escrita.
    É notório que o lúdico auxilia a criança a evoluir de nível na escolarização. As aulas ministradas com esse material pedagógico serão prazerosas, menos monótonas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Verônica!
      Que bom que gostou...
      Tenho a apresentado em outros grupos de pesquisa (na UFMG, na UFPE...) e em eventos, e a recepção à pesquisa tem sido ótima! Fico muito feliz com isso.
      E aguarde, também em nossas aulas, teremos os jogos para jogar e refletir sobre os aspectos linguísticos que eles abordam!

      Excluir